...E os discípulos perguntaram a Jesus dizendo: Pois por que
dizem os escribas que importa vir Elias primeiro? Mas Jesus respondendo, disse:
Elias certamente há de vir e restabelecerá todas as coisas: digo vos porém, que
Elias já veio, e eles não o conheceram, antes fizeram dele quanto quiseram.
Então compreenderam os discípulos que era de João Batista
que Jesus lhes falara. Mateus,17:10 a l3 e Marcos: 9:10 a 12.
O pensamento de que João Batista era Elias reencarnado e que
os Profetas podiam reviver na terra, encontra-se em muitas passagens dos
Evangelhos. Se essa crença fosse um erro, Jesus não teria deixado de combate-la
, como combateu tantas outras. Longe disso, Jesus a confirmou com toda a sua autoridade
e colocou-a como ensinamento e como uma condição necessária quando disse:
Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo . E insistiu. Não vos
espantei se vos digo que é preciso que nasçais de novo.
Então Nicodemos perguntou a Jesus: Como pode nascer um homem
que já está velho? Pode ele entrar no ventre de sua mãe para nascer uma segunda
vez??
Jesus respondeu : Em verdade, em verdade vos digo: Se um
homem não renascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus. O
que nasceu da carne é carne. O que nasceu do espírito é espírito. O Espírito
sopra onde quer e escutai sua voz, mais não sabeis de onde ele vem, nem para
onde vai. Ocorre o mesmo com todo homem que é nascido do espírito.
Estas palavras: “Se um homem não renascer da água e do
espírito”, foram interpretadas no sentido da regeneração pela água do batismo.
Porém os textos primitivos traziam simplesmente: “Não renascer da água e do
espírito“, enquanto em algumas traduções, a expressão do espírito foi
substituída por "do espírito santo", o que não corresponde mais ao
mesmo pensamento.
Para compreender o verdadeiro sentido dessas palavras, é
preciso igualmente entender o significado da palavra água, que foi empregado
ali com um sentido diferente do que lhe é próprio.
Os conhecimentos dos antigos sobre as ciências físicas eram
muito imperfeitos. Acreditavam que a terra tinha saído das águas, e por isso
julgavam a água como um gerador absoluto. E assim que na Gênese, está escrito:
O Espírito de Deus era levado sobre as águas; flutuava sobre a superfície das
águas. Que o firmamento seja feito nos meio das águas. Que as águas que estão
sob o céu se reúnam em um único lugar e que o elemento árido apareça. Que as
águas produzam animais vivos que nadem na água, e pássaros que voem sobre a
terra e sob o firmamento.
Conforme essa crença, a água tinha se tornado o símbolo da
natureza material, como o espírito era o da natureza inteligente. Estas
palavras: Se o homem não renascer da água e do espírito, ou em água e em
espírito, significam então: “ Se o homem não renascer com seu corpo e sua
alma”. É neste sentido que foram entendidas naqueles tempos.
A mesma interpretação; aliás, é confirmada por estas outras
palavras de Jesus: O que nasceu da carne é carne e o que nasceu do espírito é
espírito, as quais dão a exata diferença entre o espírito e o corpo. Indica
claramente que só o corpo procede do corpo e que o espírito é independente
dele.
O espírito sopra onde quer; escutai sua voz, mas não sabeis
de onde vem nem para onde vais. Pode se entender como a alma do homem ou o
espírito de Deus que dá a vida a quem ele quer.” Não sabeis de onde vem nem
para onde vai”, significa que não se sabe o que foi nem o que será o espírito.
Se o espírito, ou alma fosse criado ao mesmo tempo que o corpo, se saberia de
onde veio, uma vez que se conheceria seu começo.
De todos os modos, esta passagem é a confirmação do
principio da pré-existência da alma , e por conseguinte a pluralidade das
existências.
Fonte: "EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
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