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quarta-feira, 12 de outubro de 2016
“A DOUTRINA ESPÍRITA É O CRISTIANISMO REDIVIVO. ’
A Doutrina
Espírita é o Cristianismo Redivivo. Veio completar o ensino do Cristo. Não
ensina nada diferente daquilo que o Mestre Maior ensinou; apenas vem tornar inteligíveis
suas palavras muitas vezes esmaecidas no denso nevoeiro do parabolismo ou
ocultas nos meandros dos sentidos figurados.
O
Espiritismo ainda que só fizesse forrar o homem à dúvida relativamente à Vida
Futura, teria feito mais pelo seu aperfeiçoamento moral do que todas as leis
disciplinares, que o detêm algumas vezes, mas que não o transformam.
Segundo
Kardec, o que significa dizer, segundo a Verdade (3),
"O
Espiritismo, longe de negar ou destruir o Evangelho, vem, ao contrário,
confirmar, explicar e desenvolver, pelas novas leis da Natureza, que revela,
tudo quanto o Cristo disse e fez; elucida os pontos obscuros do ensino cristão,
tornando inteligível certas partes do Evangelho que antes pareciam
inverossímeis, fazendo com que qualquer criatura veja melhor o seu alcance,
facultando a possibilidade de insofismável distinção entre a realidade e a
alegoria. Com as lentes da Doutrina Espírita, o Cristo cresce: já não é
simplesmente um filósofo, é um Messias Divino.
Demais, se
se considerar o poder moralizador do Espiritismo, pela finalidade que assina a
todas as ações da Vida, por tornar quase tangíveis as consequências do bem e do
mal, pela força moral, a coragem e as consolações que dá nas aflições, mediante
inalterável confiança no futuro, pela ideia de ter cada um perto de si os seres
a quem amou, a certeza de os rever, a possibilidade de confabular com eles;
enfim, pela certeza de que tudo quanto se fez, quanto se adquiriu em
inteligência, sabedoria e moralidade, até à última hora de Vida somática, não
fica perdido, que tudo aproveita ao adiantamento do Espírito, reconhece-se que
o Espiritismo realiza todas as promessa do Cristo a respeito do
"Consolador" anunciado.
Se a esses
resultados adicionarmos a rapidez prodigiosa da propagação do Espiritismo, apesar
de tudo quanto fazem por abatê-lo, não se poderá negar que a sua vinda seja
providencial, visto que ele triunfa de todas as forças e de toda a má vontade
dos homens. A finalidade com que é aceito por grande número de pessoas, sem
constrangimento, apenas pelo poder da ideia, prova que ele corresponde a uma
necessidade, qual a de crer o homem em alguma coisa para encher o vácuo aberto
pela incredulidade.
São em
grande número os aflitos; não é, pois, de admirar que tanta gente acolha uma
Doutrina que consola, de preferência às que desesperam, porque os deserdados,
mais do que aos felizes do mundo é que o Espiritismo se dirige. O doente vê
chegar o médico com maior satisfação do que aquele que está bem de saúde; ora,
os aflitos são os doentes e o Consolador é o médico.
Vós que
combateis o Espiritismo, se quereis que o abandonemos para vos seguir; dai-nos
mais e melhor do que ele; curai com maior segurança as feridas da Alma; dai
mais consolações, mais satisfações ao coração esperanças mais legítimas,
maiores certezas; fazei do futuro um quadro mais racional, mais sedutor; porém,
não julgueis vencê-lo com a perspectiva do nada, com a alternativa das chamas do
inferno, ou com a inútil contemplação perpétua".
Fonte:
Portal do Espírito-Rogério Coelho
(1) -
Kardec, A. in "A Gênese" - Capítulo I, item 50
(2) -
Kardec, A. in "A Gênese" - Capítulo I, item 47
(3) -
Kardec, A. in "A Gênese" - Capítulo I, itens 41 a 44
A Doutrina
Espírita é o Cristianismo Redivivo. Veio completar o ensino do Cristo
(Jornal
Mundo Espírita de Dezembro de 1997)
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