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quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

OS ESPÍRITOS TÊM SEXO?

  • ESSA DÚVIDA DOMINA AS MENTES HUMANAS. MAS OS LIVROS DA CODIFICAÇÃO JÁ ESCLARECEM A QUESTÃO HÁ MUITO TEMPO.
  • OS ESPÍRITOS NÃO GERAM, ISTO É, NÃO SÃO DOTADOS DA FACULDADE PROCRIATIVA 
  • EXCLUSIVAMENTE, A REPRODUÇÃO É DE ÂMBITO FÍSICO.

Como podem reencarnar, tanto na polaridade masculina quanto na feminina, os espíritos possuem órgãos genitais dos dois sexos em potencial . Os seres espirituais, ainda presos às injunções carnais, embora detenham em potencial as duas polaridades, certamente experimentam uma delas com maior intensidade de acordo com inúmeras experiências reencarnatórias vivenciadas.
Os espíritos puros, em pleno gozo da perfeição relativa, como o Cristo, já não mais jungidos às paixões e desejos terrenos, chegaram a unissexualidade plena, imbuindo em completo as duas polaridades dentro de si, em perfeita harmonia interior.
A ciência, através da embriologia, afirma que até a oitava semana de vida intra-uterina a genitália do embrião corresponde a ambos os sexos, sendo denominada de gônada indiferenciada ou primordial. Portanto, a polaridade sexual do ser em desenvolvimento no cadinho materno somente pode ser identificada pelo exame ultra-sonográfico gestacional a partir desse momento em diante.
O espírito, princípio inteligente individualizado, criado simples e ignorante conforme ensinamento contido em O Livro dos Espíritos, desde a sua origem alberga em potencial perfeição dentro de si. "O Reino de Deus está em vós" (Lucas 17:21). Contudo, o desabrochar da potencialidade divina no ser espiritual se verificará paulatinamente, necessitando para isso de um ambiente de grande resistência proporcionado pela vida em um planeta inferior, morada obrigatória, na qual todos encarnarão.
Por tudo isso, na Terra são encontrados, os contrastes importantes para o florescer das potencialidades: alegria e tristeza, bondade e maldade, quente e frio, luz e trevas, positivo e negativo, masculino e feminino e muito outros. Na sua origem, o espírito é virgem em experiências essencialmente masculinas e femininas. Pode, portanto, em sua primeira encarnação, vivenciar qualquer sexo. O mesmo acontecerá todo o seu trajeto evolutivo, podendo abrigar qualquer polaridade, participando das experiências inerentes aos dois gêneros. No decorrer das encarnações, experimentando várias personalidades, pode trazer estampada, durante algum tempo, uma maior característica sexual com a predominância de um dos sexos em seu psiquismo.
A PRÁTICA: A prática sexual exige muita responsabilidade e respeito. Sendo exercida de forma desarmônica é responsável por grandes quedas, a artífice maior dos desajustes espirituais, ensejando resgates dolorosos nas futuras encarnações. Todavia, a misericórdia divina não têm limites, estendendo a todos a oportunidade da redenção.
O caso, encontrado no Evangelho, que envolve Jesus no episódio da mulher adúltera e seus acusadores nos proporciona a oportunidade de intensa reflexão. Pois o Cristo, diante da mulher em desregramento sexual, não a recrimina. Ao contrário, a encoraja a trilhar novos e luminosos caminhos. "Aquele que for sem erro, que atire a primeira pedra". Essa exortação do Mestre nos serve de exemplo se estivermos diante de alguém em desvirtuamento na área da sexualidade. Afinal, todos nós não estamos também refratários a eventuais deslizes, nessa ou em próximas reencarnações?
A energia sexual é uma força incomensurável que não pode ser liberada sem controle ou disciplina. Qualquer deslize nesse setor faz com que sejam vincadas lesões de grande importância ao corpo espiritual. Principalmente nos casos em que o sexo envolve afetividade. Na realidade, durante o ato sexual há um acasalamento de vibrações espirituais, por meio dos campos de força, como se a vestimenta aderisse a outra. Desarmonias e desequilíbrios nesse campo energético trazem consequências danosas ao corpo espiritual, o perispírito.
Muito importante o conhecimento amplo da reencarnação e da lei de causa e efeito. "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória". Instruído nas leis divinas o homem irá se envolver em ligação sexual alicerçada no amor, respeitando o outro e sabendo que, além da reprodução das formas físicas, o relacionamento sexual tem a finalidade de unir energeticamente dois seres.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS - ALLAN KARDEC, VI - SEXO NOS ESPÍRITOS:
Pergunta 200: Os Espíritos têm sexo? - Não como o entendeis, porque os sexos dependem da constituição orgânica. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na afinidade de sentimentos.
Pergunta 201: O Espírito que animou o corpo de um homem pode animar o de uma mulher, numa nova existência e vice-versa? - Sim, pois são os mesmo Espíritos que animam os homens e as mulheres.
Pergunta 202: Quando somos Espíritos, preferimos encarnar num corpo de homem ou de mulher? - Isso pouco importa ao Espírito; depende das provas que ele tiver de sofrer.
Comentário de Kardec: Os Espíritos encarnam-se homens ou mulheres, porque não têm sexo. Como devem progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, oferece-lhes provas e deveres especiais e novas ocasiões de adquirir experiências. Aquele que fosse sempre homem, só saberia o que sabem os homens.
O CASO SANSON: Sanson quando encarnado foi membro da Sociedade Espírita de Paris. Partiu para o mundo espiritual em 21 de abril de 1862. Quatro dias depois veio em espírito auxiliar seus antigos companheiros. Essa atividade mediúnica foi relatada na segunda parte da obra O Céu e o Inferno. Incorporado em um membro da Sociedade em 25 de abril de 1862, Sanson foi questionado por Allan Kardec: "Os espíritos não têm sexo, mas como há poucos dias eras um homem desejamos saber se, no vosso novo estado, tendes mais da natureza masculina ou da feminina? E o mesmo que se dá convosco pode ser aplicado ao espírito de longo tempo desencarnado?"
A resposta do espirito foi: "Não temos motivo para ser de natureza masculina ou feminina: os espíritos não se reproduzem. Deus criou-os como quis e tendo, segundo os seus maravilhosos desígnios, de dar-lhes a encarnação sobre a Terra subordinou-os aí às leis da reprodução das espécies caracterizada pela junção dos sexos. Mas vós deveis sentí-lo, sem mais explicação, que o espíritos não podem ter sexo".
A essa resposta, Kardec fez o seguinte comentário: "Sempre disseram que os Espíritos não têm sexo, sendo esse apenas necessário à reprodução dos corpos. De fato, não se reproduzindo, o sexo lhes seria inútil. A nossa pergunta não visava confirmar o fato, mas saber, visto que o sr. Sanson desencarnara recentemente as impressões que guardava do seu estado terreno. Os espíritos puros compreendem a sua natureza, porém, entre os inferiores não desmaterializados, muitos há os que se acreditam encarnados sobre a Terra, com as mesmas paixões e desejos. Assim, pensam eles que são ainda os mesmos que foram, isto é, homem ou mulher, havendo quem por esta razão suponha ter realmente um sexo.
As contradições a tal respeito são oriundas da graduação de adiantamento dos espíritos que se manifestam, sendo o erro menos deles que de quem os interroga sem se dar ao trabalho de aprofundar as questões".
Américo Domingos Nunes Filho
Fonte: A Casa do Espiritismo

"CIRURGIA ASTRAL"

Muitos acreditam que uma cura por cirurgia astral, ou operação espiritual é milagre. Claro que dependendo da crença de cada um pode até ser chamado de milagre, pois existem pessoas que não entendem como tal pode acontecer.
                 Mas acima de tudo está a medicina convencional, pois é esta ciência que representa na Terra as providências para que a melhora do mal que atinge o corpo físico se restitua. Sempre digo que o médico é o representante mais direto dos desígnios de Deus na terra no que concerne aos males do corpo.
                 As chamadas cirurgias astrais, ou curas espirituais são uma realidade, até porque esta prática foi muito utilizada por Jesus quando aqui esteve conosco e continuou sendo praticada por curandores, benzedores, sábios, magos, isto em vários povos. Os índios praticavam com muita frequência este ritual.
                 Com o tempo, tal procedimento passou a ser realizado através das religiões, com mais ênfase naquelas que mantém relações com o mundo espiritual, onde o doente recebe melhoras e em certas ocasiões fica curado. Algumas crenças até praticam cirurgias astrais à distância, onde o paciente fica em casa em recolhimento por alguns momentos, enquanto que em determinado local um grupo de religiosos se dedica à meditação e irradiação.
                 A cirurgia é plenamente admissível, pois que as pessoas que buscam tal recurso apenas estão praticando um ato de mudança de comportamento, já que a moléstia adquirida foi em razão da própria irresponsabilidade do doente, isto porque adoeceu em razão de ter desviado a mente do caminho reto.
                 Quando o paciente resolve submeter-se a cirurgia astral, a mente é revestida de fé, de bons pensamentos, de humildade e a sua aura passa ficar mais brilhante, energizada, e isso possibilita que as entidades ligadas à espiritualidade maior, possam praticar melhorias no organismo fluídico do doente, que vai repercutir no corpo denso, restaurando o que fora estragado anteriormente pela invigilância dele próprio.
                 É evidente que muitas moléstias que contraímos não podem ser curadas, pois fazem parte de resgates de outras vidas, cuja anomalia aconteceu em razão de excessos que praticamos no passado, como por exemplo, abusamos do álcool e desencarnamos com cirrose. Certamente numa próxima existência reencarnaremos com problemas hepáticos.
                É importante que ao sentirmos algum mal-estar procuremos a medicina convencional e sigamos a risca a prescrição médica, e ao optarmos pela cirurgia astral não paremos o tratamento, pois que se estamos vivendo na vida material é necessário submetermos ao que faz parte daqui.
Também é importante que ao melhorarmos, mudemos nosso comportamento e hábitos, deixando de incorrer nos mesmos erros. Lembremo-nos de Jesus quando disse: “Olha que já estás curado, não peques mais, para que não te suceda coisa pior.”.
               Pensemos nisso.
Autor: Nilton Cardoso
Fonte: Portal do Espírito.

"MILAGRES E CURAS ESPIRITUAIS."

O Espiritismo esclarece que o chamado “milagre” não existe da forma como é admitido por um grande número de criaturas. Realmente, se considerarmos o dito “milagre” como algo totalmente contrário às Leis Naturais, teremos que considerar que tal fenômeno não deixa de ser algo meramente mitológico. A Doutrina Espírita explica que os chamados “milagres” são fenômenos frequentemente incompreendidos e/ou ignorados tanto pela “Ciência Oficial” como pela Religião. Assim, enquanto a Ciência Oficial, tida por muitos como materialista, rejeita as evidências da ocorrência do fenômeno, justamente por se negar a estudar qualquer fato de pressupostas implicações espirituais, as Religiões Ortodoxas exploram o mesmo evento como “algo divino”, que derrogaria as Leis Naturais, admitindo que tais fenômenos seriam inerentemente incompreensíveis por se tratarem de “Mistérios”. Assim, os religiosos, apesar de sua evidente limitação na explicação destes fatos, manteriam uma espécie de poder intelectual sobre tais eventos, aproveitando do descaso dos cientistas. A manutenção deste tipo de postura por grande número de representantes dos dois grupos supracitados faz com que a maioria das criaturas permaneça na mais profunda ignorância a respeito dos princípios básicos que explicam os mecanismos pelo qual os supostos “milagres” ocorrem.
No entanto, as Leis Naturais incluem não somente aquelas que regem a matéria, mas igualmente aquelas que estão relacionadas aos fenômenos espirituais. O Espiritismo fazendo uma união sinérgica entre Ciência e Religião, que é inédita na história da humanidade, estabelece que os “milagres” são fenômenos perfeitamente explicáveis e estudáveis e que foram taxados como “espetaculares”, “maravilhosos” e “inadmissíveis” intelectualmente, por ignorância das suas causas e mecanismos de ação.
Assim sendo, é possível entender que, se a Química, a Física e a Biologia são ciências que estudam fenômenos observados dentro da esfera do mundo material, o Espiritismo estuda as Leis Naturais que regem o Mundo Espiritual e o Intercâmbio com o Mundo Físico. Portanto, seria interessante que o estudioso do Espiritismo, que busque lograr um aprofundamento nos conteúdos espíritas, apresentasse um conhecimento básico sobre as ciências materiais, uma vez que, nesse “intercâmbio com o mundo físico”, são estudados aspectos complexos dessa interface espírito-matéria.
Dentro desse contexto, o entendimento dos chamados “milagres” passa necessariamente pela compreensão da realidade psicossomática do ser humano. Essa realidade é formada por uma série de realidades minimamente independentes e interagentes que seriam o Espírito propriamente dito (A Mente), o Corpo Mental, o Corpo Espiritual (Perispírito ou Modelo Organizador Biológico), o Duplo Etérico (Corpo Vital) e o Corpo Físico ou Material.
O Perispírito e o Duplo Etérico, como realidades intermediárias em termos de materialidade entre o Espírito (A Mente) e o Corpo Material do indivíduo encarnado, representam peças chaves em quaisquer fenômenos de natureza paranormal. Logo, os fenômenos mediúnicos e os fenômenos anímicos observados em todos os tempos na história da humanidade têm, nas propriedades desses dois sistemas, pré-requisitos fundamentais para as suas respectivas compreensões.
As chamadas “Curas Espirituais”, por exemplo, que são observadas em todas as culturas, ritos e religiões, somente podem ser explicadas a partir do entendimento dessa inter-relação entre os componentes do “complexo humano” encontrado no indivíduo reencarnado. De fato, tais fenômenos, na maioria das vezes, envolvem componentes materiais, semimateriais e espirituais.
Os “Passes”, as “cirurgias espirituais” e processos similares de curas físicas e mentais envolvem, portanto, a administração de recursos materiais, semimateriais e espirituais.
A atuação de ordem mais materializada estaria associada principalmente às propriedades do duplo etérico (corpo vital) do médium que exerce essa ação fluídica. De fato, o duplo etérico ou corpo vital seria composto predominantemente de fluido vital, o qual, uma vez exteriorizado, poderia ser chamado de ectoplasma, conforme nomenclatura proposta pelo “Pai da Metapsíquica”, Charles Richet. É importante salientar que o ectoplasma sofre significativa influência da alimentação do médium, pois o “corpo vital” ou “corpo energético” dos alimentos ingeridos constitui um importante componente desse fluido vital que consiste no elo entre o perispírito propriamente dito e o corpo físico. Além disso, o fluido vital seria uma espécie de “combustível” para o corpo físico, sendo, por conseguinte, importante influência para a definição prévia e provisória do tempo de vida física do indivíduo encarnado.
A influência da alimentação na constituição do fluido vital é uma das causas da necessidade de disciplina alimentar por parte dos médiuns, sobretudo daqueles que desenvolvem trabalhos com grande doação de energia fluídica, como é o caso dos chamados “médiuns de cura”. De fato, a “mediunidade de cura”, entre várias peculiaridades, não deixa de ser também uma mediunidade de efeitos físicos, pois, mesmo atuando predominantemente sobre o perispírito do necessitado, o efeito esperado e desejado de cura do corpo material é obviamente uma espécie de “efeito físico”, tal como as célebres materializações de Espíritos.
Desta forma, assim como os Espíritos desencarnados sentem a influência da matéria, a energia semimaterial de natureza mais densa, como é o caso do fluido vital, poderia igualmente influenciar a organização da matéria dos corpos físicos. Obviamente, os Espíritos esclarecidos quanto a esse intercâmbio fluídico utilizam desses mecanismos para os diversos objetivos a que estão vinculados, sejam eles elevados ou não. Os Espíritos superiores administram recursos em favor dos indivíduos encarnados. Poderíamos citar o livro “Nosso Lar”, onde encontramos uma passagem em que o segundo marido de Zélia, a viúva de André Luiz, estava com a saúde muitíssimo debilitada e foi recuperado fisicamente através de Passes Espirituais de Narcisa e André Luiz, que utilizavam, entre outros recursos, da administração de essências retiradas de mangueiras e eucaliptos por Mentores Espirituais. Essa passagem ilustra que o corpo vital, sendo também uma realidade dos vegetais, pode contribuir juntamente com o ectoplasma animal e outros fluidos espirituais para gerar saúde física.
Esse intenso intercâmbio fluídico entre o mundo espiritual e os indivíduos encarnados explica uma série de fenômenos conhecidos da literatura espírita, como, por exemplo, a vampirização por parte de entidades muito atrasadas do fluido vital de um suicida e de vários cadáveres de bois no matadouro, conforme narração de André Luiz na obra “Missionários da Luz”. Nesta mesma obra, Espíritos inferiores que “habitavam” um lar sem barreira de proteção magnética, em função da pouca elevação espiritual da família, aspiravam os fluidos que emanavam dos alimentos que eram cozidos, haurindo dos mesmos fluidos vitais que eram prazerosos a estes Espíritos, obviamente muito vinculados à matéria. Ainda em “Missionários da Luz”, no capítulo intitulado “Passes”, é narrado um interessante caso relacionado a uma jovem gestante que estava literalmente passando fome, devido a dificuldades econômicas de seu marido. Consequentemente, as condições físicas dessa mulher e de seu feto eram de grande fragilidade, implicando em grande risco de morte para o bebê. Os Mentores Espirituais auxiliaram intensamente essa senhora através dos Passes, utilizando de fluidos vitais emanados pelos médiuns passistas encarnados, logrando melhorar sensivelmente o quadro de saúde dela e de seu filho.
Pode-se citar igualmente interessante caso de Chico Xavier, quando o maravilhoso médium visitou uma família com sérios problemas espirituais para fazer o que hoje poderíamos denominar de “atendimento fraterno”. Chico, que adorava bananas, se encantou com um cacho de bananas muito formosas que havia na mesa. No decorrer da conversa com os familiares, entretanto, Chico Xavier ficou extremamente chocado ao ver duas entidades espirituais inferiores entrarem no recinto e literalmente comerem as bananas. Ora, como um Espírito desencarnado pode comer a banana?! Posteriormente, Emmanuel esclareceria a Chico Xavier que o referido lar não tinha barreiras vibratórias em função de uma sintonia mental com entidades negativas, em função de seus sentimentos, pensamentos e hábitos negativos do ponto de vista moral. Assim, seres espirituais atrasados e com perispíritos muito materializados e que teriam grande necessidade de sensações de ordem material não teriam impedimentos maiores para entrarem no lar, podendo gerar obsessões e quadros lamentáveis em função da afinidade vibratória. Ao sentirem fome, estes Espíritos comeram, de fato, as bananas, ingerindo o corpo vital das mesmas. Por outro lado, além de eliminarem grande parte do conteúdo vital das bananas, deixaram nas mesmas impregnações fluídicas negativas, fazendo com que as bananas se tornassem alimentos perigosos para aqueles que as ingerissem, tanto sob o aspecto físico quanto do ponto de vista espiritual.
O Espírito organiza o Perispírito, pois o Espírito haure dos constituintes da atmosfera de um determinado planeta, a constituição do seu próprio Perispírito, conforme nos ensina “A Gênese”, de Allan Kardec. Logo, assim como o Espírito determina o nível fluídico da constituição do seu Perispírito, dependendo da matéria-prima haurida na atmosfera em função da sua evolução espiritual, o Perispírito modela e direciona grande número de fenômenos biológicos no corpo de carne.
Assim sendo, as chamadas curas espirituais deveriam ser mais propriamente denominadas de “Curas Perispirituais”, pois o Perispírito é o principal foco das influências magnéticas proporcionadas pela fluidoterapia, incluindo aí os Passes, a Água Magnetizada e a intervenção fluídica do mundo espiritual. Neste contexto, é importante frisar que a legítima cura verdadeiramente espiritual é a transformação moral da criatura para o bem, pois, elevando a vibração, em função da elevação de valores espirituais e melhoria de sentimentos, pensamentos e ações, iniciaria efetivamente o processo de tratamento real da causalidade das enfermidades espirituais que são a causa primária das afecções perispirituais e físicas.
O próprio Divaldo Franco narra que, em suas palestras, ocorre um número incontável de cirurgias no perispírito dos indivíduos que estão assistindo a conferência, pois, em função da elevação de pensamentos, sentimentos e propósitos na reunião, acontece uma maior elevação de condição espiritual dos assistentes, favorecendo maior sintonia fluídica com os protetores espirituais e viabilizando a eficácia da intervenção espiritual.
Para concluir, seria interessante lembrar o famoso caso evangélico da multiplicação de pães e subsequente alimentação das multidões com cinco pães e dois peixes. Nesta interessante ocorrência, Jesus pode ter se valido do somatório dos ectoplasmas gerados por Ele e por seus Apóstolos, além dos fluidos dos Espíritos desencarnados superiores que estavam acompanhando a passagem. Ademais, essências vegetais podem ter sido trazidas para o local, o que explicaria a sensação de saciedade dos presentes. Com relação à multiplicação dos pães propriamente dita, poderia ter sido simplesmente um transporte ou uma materialização em que o auxílio dos Apóstolos, que eram grandes médiuns de efeitos físicos, pode ter contribuído de forma significativa. Ademais, não podemos esquecer o magnetismo pessoal de Jesus e de sua mensagem, o que certamente tornava sua preleção profundamente atraente e tranquilizante, sob os mais profundos aspectos. Obviamente, nesta análise estamos admitindo a possibilidade da ocorrência literal destes fatos, o que pode não ter acontecido exatamente como os textos relatam.
LEONARDO MARMO MOREIRA
Fonte> O Consolador

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

UM MAESTRO REENCARNADO VOLTANDO NOVAMENTE AO PALCO MUSICAL, PARA EXECUTAR O QUE MAIS GOSTA...

A Reencarnação é o retorno do espírito ao corpo material após a morte, é o ato de nascer novamente, de reencarnar. Embora na teoria a reencarnação seja simples, existem diversos detalhes que tornam essa crença em algo complexo e, ao mesmo tempo, muito bonito. Para começar, é preciso esclarecer uma confusão que sempre acontece. Existe muita diferença entre reencarnação e ressurreição. Como dito anteriormente, a reencarnação é o ato de nascer novamente, de ter uma nova vida. Existe uma outra palavra usada para se referir à reencarnação, que é a palingenesia, que vem do grego (palin=de novo e gignomai=gerar) e que significa novo nascimento. A ressurreição, por outro lado, é o retorno à vida, ou seja, quando um corpo morto levanta-se novamente.
O espiritismo não acredita na morte e sim na vida. Para o espírita, após o falecimento o corpo se vai, apenas o espírito vive. E este renasce através da reencarnação.
O que é Reencarnação na visão espírita?
Para o espírita, a Reencarnação é a oportunidade dada por Deus para que as pessoas possam se redimir de seus erros, alcançando assim a iluminação. Os críticos do espiritismo dizem, entretanto, que isso é injusto pois não é certo fazer alguém se redimir de um mal que não sabemos ter cometido.
A verdade, entretanto, é que o fato de renascermos sem nos lembrar das vidas passadas é mais um sinal do amor de Deus.
Ajudar alguém que nos é querido é fácil e simples, ajudar aqueles que nos são desconhecidos é mais difícil e requere amor ao próximo, um dos ensinamentos básicos deixados por Jesus.
O mesmo vale para os nossos erros, ou erros dos outros. Fazer duas pessoas que se odiavam em outras vidas nascer na mesma família ou amigos é uma forma simples e humana de mostrar que temos todos algo em comum. O erro passa, o amor sempre continua.
Complementando, vamos colar aqui um trecho do texto “O espiritismo, a reencarnação e a igreja”, do portal www.espirito.org.br:
O espírita é aquele, pois, que procura seguir o verdadeiro ensino de Jesus, já que busca, como foi dito, a vivência do seu Evangelho. E o Espiritismo crê de fato na misericórdia infinita de Deus, pois, para nós espíritas, essa misericórdia divina é tão ampla, que Deus nos dá quantas chances (reencarnações) forem necessárias para a nossa salvação.
Em outras palavras, para o Espiritismo, a misericórdia divina é infinita mesmo, ou seja, é incondicional e é para todo o sempre.
É como nos mostra a Parábola do Filho Pródigo, em que o Pai de Misericórdia está sempre com os braços abertos para abraçar a qualquer filho seu, pois Deus não faz exceção de pessoas.
Basta que um filho seu “entre em si”, como diz a Parábola, e queira voltar para Ele, pois o Pai, que é perfeito, respeita totalmente o nosso livre-arbítrio, para quando quisermos, como quisermos e onde quisermos despertar para a verdade que liberta, pois somos espíritos imortais e filhos de um Pai tão amorável, que nos ama mais do que nós mesmos nos amamos!
Para finalizar, sugerimos a leitura de três livros interessantíssimos para entendermos melhor o que é reencarnação:
A Arte de Recomeçar: Em “Arte de Recomeçar”, o autor espiritual Léon Tolstoi mais uma vez recorre a textos bíblicos da época de Jesus, ao “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e as belíssimas narrativas de pessoas anônimas, muito parecidas conosco, enfocando, de maneira esclarecedora e envolvente, o tema Reencarnação.
Mergulhados em suas páginas, realizaremos uma viagem ao passado de mais de dois mil anos, identificando-nos com os personagens, reconhecendo-nos em seus sentimentos, intuindo havermos trilhado caminhos semelhantes, dos quais guardamos tênues reminiscências, inexplicáveis emoções, imprecisas saudades…
Marcados Pelo Passado: Você vai se emocionar e se enternecer com esse novo romance de Lourdes Carolina Gagete. Ele conta a história de vários personagens entre as quais se destacam dois jovens, apaixonados, mas que sofrem uma interferência da espiritualidade inferior eseus compromissos assumidos no passado.
Narrado de maneira delicada, e de forma a prender e atrair o leitor, esse romance trata de forma clara e didática temas envolvendo o espiritismo, a dinâmica da reencarnação e as conseqüências no presente denossos atos pretéritos.
Meu Filho Voltou: Géli perdeu o filho num acidente e, amargurada, trata a todos com indiferença. A grande alegria de Maria é Pedro, seu filhinho.
A presença de Géli incomoda Maria – elas trabalham no mesmo hospital -, que sente incontrolável antipatia por aquela que é gerente do seu setor. Ambas estão longe de imaginar que a providência divina as aproximou para o resgate de graves comprometimentos do passado. Pedro – ao recordar-se de sua existência anterior -, vai revirar a vida das duas famílias.
Desfeito o véu do esquecimento, revelados os mistérios da reencarnação, uma prova terrível se apresenta diante das médicas… Leia e se emocione!

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

PRETOS VELHOS E CABOCLOS NOS CENTROS ESPIRITAS.

Inicio este texto com algo que escrevi há um tempo no facebook.
Outro dia vi o Zé falando uma grande verdade… Ninguém deu bola… Então, trocaram o nome e colocaram: Barão Von Sternove como autor da frase do Zé, daí todos compartilharam… Tornou-se verdade, citação aclamada pelo mundo, afinal fora dita por uma celebridade…
A identidade dos Espíritos é um tema que, desde sempre, chama atenção por diversas razões. Quando uma comunicação é dada para o médium por personalidades da história, nomes consagrados e com grande clamor, em geral são bem recebidas. Parece que a assinatura das comunicações por alguma personalidade conhecida causa um certo frisson e dá credibilidade.
Por isso, quero entrar, neste texto, nas comunicações dadas por pretos velhos e cablocos. E penso que há preconceito quando se fala da manifestação de Espíritos de pretos velhos e caboclos nos Centros Espíritas. Sinceramente, não sei se é por causa do nosso arraigado preconceito em relação aos negros, índios e demais, ou outras razões alheias a isto. O que não se pode negar, entretanto, é que há um certo “torcer o nariz” quando se fala na manifestação dessas entidades nas Casas Espíritas, coisa que não ocorre, por exemplo, quando há manifestação de um padre ou personalidade um pouco mais, digamos, ilustre, do passado.
Algumas pessoas costumam refutar tais manifestações de pretos velhos e caboclos. Em muitas ocasiões, aliás, afirmam que, caso existam manifestações de pretos velhos só podem advir de um Espírito inferior.
Diante de tais narrativas quero apresentar alguns pontos importantes que, com frequência, passam despercebidos. O primeiro é o fato de Allan Kardec ensinar que o conteúdo de uma mensagem mediúnica é sempre mais importante do que a forma ou de quem apresenta a mensagem. Aqui no caso em questão falamos, naturalmente, do Espírito comunicante.
No capítulo 24 de O Livro dos Médiuns – Identidade dos Espíritos – Kardec explana sobre este ponto, informando tratar-se de questão secundária essa identificação. Se o Espírito só diz coisas boas e não se contradiz, pouco importa se é preto velho, caboclo, padre ou algum nome conhecido do passado. Mais importante é, como já dissemos, o conteúdo que a mensagem contém. Para analisar o conteúdo, todavia, faz-se necessário um distanciamento da personalidade que a entidade se apresenta, caso contrário corre-se o risco de fazer-se uma análise superficial.
Um outro ponto de apoio que é encontrado para as manifestações de pretos velhos e caboclos não sofrerem preconceito está, também, em O Livro dos Médiuns, capítulo 6 – Manifestações Visuais. O citado capítulo informa que quando evocados com tal ou qual personalidade que viveram, os Espíritos podem, se assim o quiserem, manifestarem-se com a aparência evocada, mesmo que tenham vivido outras tantas existências depois da personalidade em questão.
Portanto, compreendo que é legítimo e, perfeitamente, factível que o Espírito então, tome a forma e manifeste-se como um preto velho, caso pensem nele assim.
A propósito, encerro este texto da mesma forma que o iniciei, com o já mencionado post do facebook:
Outro dia vi o Zé falando uma grande verdade… Ninguém deu bola… Então, trocaram o nome e colocaram: Barão Von Sternove como autor da frase do Zé, daí todos compartilharam… Tornou-se verdade, citação aclamada pelo mundo, afinal fora dita por uma celebridade…


Wellington Balbo
Fonte: Agenda Espirita

"HOMOSSEXUALIDADE: ANORMALIDADE...DEFEITO OU UMA EXPERIÊNCIA NATURAL DA EVOLUÇÃO HUMANA."

Um amigo reproduziu uma matéria no facebook onde cientistas revelavam que a homossexualidade foi importante para a evolução da espécie humana, porque, dentre outras coisas, favoreceu a criação de laços afetivos com pessoas do mesmo sexo, como a amizade, por exemplo.
Os comentários foram surpreendentemente lamentáveis – coisas do tipo: que nojo, isso é involução, deviam não existir, são nojentos etc.
Fiquei estarrecido.
Muitos daqueles que responderam em tom agressivo, mal-educado e preconceituoso, provavelmente desconheciam que meu amigo tem uma filha homossexual, que ama muito, por sinal.
Emmanuel, em seu excelente livro, Vida e Sexo, esclarece que a bissexualidade se manifesta em quase todos nós, em maior ou menor grau, devido ao fato de reencarnarmos como homens e mulheres muitas vezes e, portanto, carregarmos um arcabouço psicológico acentuadamente feminino ou masculino, sem definição absoluta de graduação.
Homossexualidade, desta forma, é uma condição humana natural – não é defeito, aberração ou falta de caráter. Também não se trata de opção nem de doença, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e estudiosos do assunto.
As principais causas espirituais desta condição são:
1-inversão sexual reencarnatória: espíritos que reencarnaram diversas vezes possuindo um mesmo sexo, poderão ter alguma dificuldade em se adaptar em um corpo morfologicamente diferente daquele que ele sempre se expressou no mundo;
2-expiação: quando o espírito em outras vidas abusa das funções sexuais, poderá vir a reencarnar em um corpo diferente (de homem ou mulher) com vistas ao seu aprimoramento espiritual, pois o que se pretende é que o espírito se eduque nesta área evitando as mesmas ações desequilibrantes do passado. Não se trata de castigo (Deus não castiga!), mas de corretivo espiritual para o bem do espírito;
3-missão: muito raro ocorrer. Espíritos mais elevados quando reencarnam com uma tarefa específica nas artes, nas ciências, na religião etc., solicitam para reencarnar em corpos morfologicamente diferentes de sua preferência para que, afastados das relações afetivas, possam se dedicar inteiramente à missão que o mais Alto lhes confiou;
4-homofóbicos: podem vir a reencarnar como homossexuais para sentirem “na própria pele” as agruras da condição. Poderá acontecer o mesmo quando um homem, em outra existência, foi muito cruel com o sexo oposto, seja por machismo, por egoísmo, poder etc., podendo reencarnar num corpo feminino num país onde as mulheres são muito discriminadas, por exemplo. Nestes casos, podemos também considerar tipos específicos de expiação;
5-amor passional: quando alguém reencontra na Terra um espírito que amou apaixonadamente em existências passadas, mas a pessoa se encontra, nesta vida, em corpo igual ao seu. Normalmente, nestes casos, a reencarnação em corpos de homem e homem ou mulher e mulher se dá justamente para que não venham de novo a se unir. É o que Emmanuel chama de desvinculação afetiva.
Resta claro, desta forma, que a homossexualidade não é anormalidade ou defeito – é uma condição humana natural, como já nos revelaram inúmeros espíritos por meio da psicografia esclarecedora. Podemos ter sido homossexuais no passado (em outras vidas) e/ou poderemos ser em vidas futuras.
O uso que se faz do sexo (hetero ou homossexual) sujeita-se às mesmas regras que qualquer outro uso que podemos fazer das diversas faculdades que possuímos. Assim, não é o seu uso que é contrário às Leis de Deus, mas o abuso, que poderá causar sérios transtornos espirituais.
Vejamos o que diz o Espírito Viana de Carvalho no livro “Atualidade do Pensamento Espírita”:
“a homossexualidade é uma experiência natural da evolução”
Como ensinou Jesus, “não julgueis”.
Mas o preconceito ainda é grande. Na época de Jesus também existiam os excluídos pela sociedade, e era justamente entre eles que Jesus se encontrava. Atualmente, os preconceitos mais comuns no Brasil são contra o pobre, o negro, a mulher, o nordestino e o homossexual.
O maior de todos continua sendo o preconceito contra os pobres.
Fernando Rossit
Fonte: Agenda Espírita.

"EXISTE FILA PARA REENCARNAR? VERDADE OU MENTIRA?"

Ouvimos com frequência: – a fila está grande para reencarnar…
É isso mesmo?
Bem, reencarnar nunca foi fácil, até porque o processo reencarnatório é bem mais complexo que o da morte: é “mais fácil morrer” do que nascer.
No entanto, atualmente nascem e sobrevivem muito mais crianças que antigamente. Para se ter uma ideia, na França do século 19, um dos países mais desenvolvidos do mundo, a taxa de mortandade infantil atingia, em algumas regiões, 50%. Isso que dizer que a cada 1000 crianças nascidas, 500 morriam antes de completarem 10 anos de idade.
A mudança da perspectiva de vida para as crianças nascidas hoje cresceram muito. Atualmente a taxa média brasileira é de 0,02% (ou 20 mortes a cada 1000 nascimentos).  Segundo o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a taxa de mortalidade infantil caiu pela metade em dez anos no Brasil.
Como se vê, as possibilidades para a reencarnação só aumentaram – e muito.
Isso sem considerar o aumento exponencial da população mundial. Não há dúvida que nascem muito mais crianças hoje do que no início do século passado, por exemplo.
A população mundial é de 7,2 bilhões de pessoas, enquanto no início do século passado era pouco mais de 1,5 bilhões de pessoas. Mais gente, mais chances de nascimentos.
O aumento vertiginoso da população mundial ao longo do século XX resulta basicamente da queda espetacular da mortalidade aliada à manutenção relativa dos elevados níveis de fecundidade. O declínio das taxas de mortalidade foi uma marca do século XX, especialmente nos países desenvolvidos, mas o fenômeno foi especialmente notável na segunda metade do século XX em muitos países em desenvolvimento, entre os quais os da América Latina. Entre as possíveis causas se apontam a vacinação antivariólica e mudanças em saneamento e higiene pública, no impacto significativo sobre certas causas de morte como o tifo e o cólera.(1)
A ONU estima que a população mundial cresça a um ritmo de 1,2 %, isto significa que aproximadamente 211.000 pessoas nascem por dia. Isso daria uma média de quase 3 nascimentos por segundo, ou 180 por minuto ou, ainda, 77 milhões de nascimento por ano. (2)
Conquanto existam evidências claras de que hoje está mais fácil reencarnar do que no passado, devemos ficar atentos para não perder a oportunidade dessa existência.
Nunca, jamais, as condições atuais irão se repetir no futuro. É impossível reencarnar no mesmo tempo que hoje, na mesma cidade e com as mesmas condições (tudo muda), ter os mesmos pais, irmãos, amigos, estudar nas mesmas escolas, possuir o mesmo emprego etc.
Dessa forma, valorizemos a presente reencarnação para que não venhamos, no futuro, nos arrepender das oportunidades perdidas.
Reencarnar pode estar mais fácil do que antes, mas isso não é garantia de facilidades futuras.
No planejamento de uma nova existência muitas condições são levadas em conta, objetivando sempre o atendimento das nossas necessidades espirituais de progresso espiritual.
Você já parou pra pensar na dificuldade que é para nossos superiores espirituais arranjar tudo de modo que várias almas se reencontrem novamente no palco da vida?
Isso inclui a convivência com afetos e desafetos que no tempo-espaço deverão, no momento do nosso retorno ao corpo, estar reencarnados para nos receberem na mesma família para que tenhamos a oportunidade de nova convivência.
Mas nesse momento podemos ser informados que existem outros espíritos esperando essa chance: são avós, bisavós, tios, irmãos etc, que desencarnaram antes de nós e que estão aguardando ansiosamente a oportunidade de se unirem novamente à mesma família.
Então, nesse caso, só nos restará entrar na fila e esperar nossa vez.
Viu como não é simples?
Melhor, então, aproveitarmos a existência que temos agora, pois é uma benção de Deus – não tenhamos dúvida disso.
Fernando Rossit
Fonte: Agenda Espirita  

"EXISTE MORTE POR ACIDENTE?"

Muitas mães, aflitas e saudosas, procuram a Casa Espírita para se informar a respeito das causas espirituais dos acidentes, notadamente com veículos, que vitimaram seus filhos.
– Foi inevitável? – meu filho tinha que partir mesmo? – havia programação espiritual para meu filho morrer?
Depende das circunstâncias e dos fatos que foram determinantes para a ocorrência do acidente.
A análise desse tema, sob a ótica espírita, não possui o condão de ser definitiva e abarcar todas as variáveis. Quem seria capaz de conhecer, em profundidade, os desígnios de Deus?
Vivemos num mundo de matéria muito grosseira onde qualquer acidente ou doença poderá levar à morte. Conclusivamente, a vida aqui na Terra, por si só, já é uma expiação para os Espíritos (ver questão 132 de O Livro dos Espíritos).
Denominamos de Suicídio Direto aquele que a pessoa que o pratica tem a intenção de acabar com a própria vida. Exemplos: enforcamento, uso de armas de fogo, ingestão de medicamentos e venenos, objetivando a morte do corpo físico.
De Suicídio Indireto aquele que a pessoa não tem a intenção de se matar, mas por imprudência, negligência, desrespeito ao corpo e à vida, age de forma irresponsável, desencarnando prematuramente. Exemplo: pessoa que, embriagada, dirige em alta velocidade, desrespeitando as normas do trânsito.
Muitos acidentes são provocados, isto é, são resultado de imprudência e irresponsabilidade das pessoas. Quando isso ocorre, não há como pensar que tal ocorrência estava prevista para acontecer nos planos divinos. Trata-se de suicídio indireto (da parte de quem provocou).
No entanto, temos que considerar que num acidente envolvendo outro veículo, quando a acontecer da batida provocar vítimas fatais no outro carro, para elas (as vítimas da imprudência do primeiro motorista), tratar-se-á de provação e talvez expiação, isto é, resgate de dívidas do passado, quando também malbarataram a própria vida. Claro que nesses casos não serão considerados suicidas indiretos.
Concluindo:
1- suicídio indireto no caso de imprudência do motorista (pessoa que passa num farol vermelho em alta velocidade, consciente do perigo a que se sujeita, e perde a vida, por exemplo);
2- provação ou expiação para aquele que é vítima da imprudência de outros motoristas. Por exemplo, um jovem passa em alta velocidade num cruzamento com farol vermelho e colide com outro veículo, levando seu condutor à morte.
De destacar que, não havendo INTENÇÃO de se matar, o Espírito desencarnado, vítima de si mesmo, terá abrandados seus sofrimentos com a ajuda espiritual que não lhe faltará – aliás, não faltará para ninguém. No caso do suicídio indireto, sempre haverá atenuantes para o sofrimento.
No trabalho mediúnico realizado em favor dos irmãos suicidas, realizados nas últimas sextas-feiras de cada mês, no Kardec*, já presenciamos a comunicação de muitos desses irmãos em desespero pelo acidente que os vitimou, provocando a morte prematura. O caminho de volta ao reequilíbrio é sempre doloroso, até porque se trata de uma morte violenta, inesperada.
Não há saída: terão que encarar a nova realidade em que se precipitaram e reconstruir suas vidas, com a ajuda e socorro dos Benfeitores Espirituais. Preces, aceitação, esforço próprio e confiança em Deus.
Não podemos nos esquecer, também, que cada caso é um caso. A situação de cada um após a desencarnação vai sempre depender de variáveis que estamos longe de conhecer em razão do nosso pouco entendimento. Uns sofrem mais, outros menos.
Queremos ajudar?
Incluamos em nossas preces diárias esses irmãos, envolvendo-os com amor e compreensão, respeitando a situação que atravessam, certos de que não temos direito nem condições de expressar qualquer julgamento depreciativo, haja vista que também somos vítimas de nós mesmos em várias situações das nossas vidas, em face das imperfeições que carregamos dentro de nós.
Fernando Rossit
Fonte: Agenda Espirita

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...