
Sua bagagem
evolutiva conquistada nos milênios anteriores, até o momento presente.
O potencial
futuro, passível de ser desenvolvido na próxima encarnação, a partir das
conquistas atuais.
Da bagagem
do passado, destacam-se as qualidades apreciáveis conquistadas pelo Espírito,
bem como os defeitos, erros e viciações amealhadas em seu livre-arbítrio.
Todo o seu
passado servirá de base para as conquistas futuras.
As
conquistas anteriores, as tendências nobres, as qualidades superiores, servirão
de ponto de partida para novas conquistas no campo intelectual e afetivo.
Temos, pois,
na criança, um Espírito que reencarnou com um programa de vida, elaborado no
Mundo Espiritual, que prevê as necessidades básicas evolutivas do reencarnante.
É fácil perceber que as necessidades variam imensamente de Espírito para
Espírito.
Cada
espírito, pois, renasce no meio mais propício ao seu desenvolvimento interior,
com um programa de vida traçado no Mundo Espiritual.
Isso não
inclui a ação educativa em absolutamente nenhum caso. Por mais revel seja o
Espírito, tenha ele renascido no antro mais profundo de inferioridade,
abandonado pelos pais, nas piores condições, será ele o que mais necessitará da
ação educativa, que fornecerá ao Espírito que reencarnou para evoluir, a
energia e a força interior para vencer as provas necessárias ao seu
aprimoramento. Por mais fundo tenha entrado nos liames da inferioridade, o
Espírito recomeçará daí sua escalada evolutiva. A evolução é determinista.
Variam as formas e os meios, mas todos os seres, filhos de Deus, evoluem
incessantemente, alguns mais rapidamente, outros muito lentamente, conforme o
próprio livre-arbítrio, mas todos caminham para frente e para cima, embora possa
parecer aos olhos dos menos avisados que a Humanidade possa regredir.
Um dos
grandes exemplos de fé na educação, nos deu Pestalozzi, quando, em Stans, na
Suíça, arrebanhava as crianças abandonadas nas piores condições possíveis,
albergando-as no orfanato que dirigia. A ação educativa de Pestalozzi, embasada
no amor e na fé, reconduzia o Espírito aos canais superiores da evolução.
Transformava crianças rebeldes em homens de bem. O educador sabe amar seu
discípulo e ver nele o Espírito eterno, filho de Deus que renasceu para
evoluir, seja qual seja a sua situação atual.
Em O
Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XI-9, encontramos o seguinte trecho
esclarecedor:
" Os
efeitos da lei de amor são o aperfeiçoamento moral da raça humana e a
felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais viciosos
deverão se reformar quando virem os benefícios produzidos por esta prática: Não
façais aos outros o que não quereríeis que vos fosse feito, mas fazei-lhe, ao
contrário, todo o bem que está em vosso poder fazer-lhes."
" Não
creiais na esterilidade e no endurecimento do coração humano; ele cede, a seu
malgrado, ao amor verdadeiro; é um imã ao qual não pode resistir, e o contato
desse amor vivifica e fecunda os germes dessa virtude que está nos vossos corações
em estado latente. A Terra, morada de prova e de exílio, será então purificada
por esse fogo sagrado, e verá praticar a caridade, a humildade, a paciência, o
devotamento, a abnegação, a resignação, o sacrifício, virtudes todas filhas do
amor."
Por Walter
Oliveira Alves
Do livro
Educação do Espírito. Introdução à Pedagogia Espírita.
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