Seguidores

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

“DEZ ASPECTOS QUE TODOS DEVERIAM SABER SOBRE A DEPRESSÃO”

1 – A depressão não tratada pode aumentar o risco de outras doenças e transtornos psicológicos. Alguns estudos indicam que os sintomas prolongados da depressão severa aumentam o risco de morte da maioria das grandes causas, incluindo doenças cardíacas, derrame, doenças respiratórias (como pneumonia e gripe), e condições do sistema nervoso (como a doença de Parkinson e esclerose múltipla).
2 – A depressão deve ser encarada com seriedade e compaixão. É importante que os familiares e amigos e pessoas em geral, ofereçam o mesmo tipo de apoio e compaixão com quem sofre de depressão, exatamente da mesma forma que ofereceriam às pessoas com artrite reumatóide, lúpus, cancro, ou qualquer outra doença socialmente aceitável. Importa que a população em geral seja mais compassiva e compreensiva com as pessoas que sofrem com a depressão.
3 – Importa perceber que a prática de atividades consideradas benéficas para a melhoria da depressão, não podem ser consideradas tratamento ou terapia. Existem muitas práticas complementares que podem ser inseridas num programa de tratamento, como a meditação, yoga, atividade física, música, relaxamento, dietas, mas não podemos considerá-las como terapia.
4 – A pessoa com depressão, não está deprimida 24 horas por dia. Apesar do enorme tormento emocional que sofre, existem momentos que a pessoa deprimida consegue experimentar alegria e satisfação. A alegria, contentamento e satisfação podem coexistir com um transtorno de humor. Esta ideia permite que a pessoa ganhe uma compreensão acerca do seu problema, e que ela não se resume à expressão incapacitante: “Eu sou uma pessoa deprimida“.
5 – É utópico esperar que a pessoa com depressão melhore apenas tendo pensamentos positivos. Superar a depressão está muito para além de voltar a ter pensamentos positivos. Ainda que implementar o pensamento positivo na forma de raciocinar seja importante, muito mais terá de ser realizado.
6 – Os medicamentos nem sempre são a melhor forma de tratamento. Eles podem ser necessários e ter a sua importância numa primeira fase do tratamento, mas podem não ser suficientes. Por este motivo, eu defendo que deverá existir uma complementaridade da medicação com a terapia psicológica. Muitos estudos revelam que existe uma elevada percentagem de pessoas que não respondem positivamente aos medicamentos, e que, em alguns casos a medicação (ou o excesso de medicação associada à depressão) contribui para o desenvolvimento de outros problemas associados.
7 – A depressão é um transtorno de humor bem conhecido pelos profissionais de saúde mental. Quero alertar que a depressão não é causada por um problema energético, por estar possuído por um demónio, ou por problemas espirituais, e que necessita de um exorcismo, ir à bruxa ou fazer uma limpeza dos chakras. A depressão é um transtorno de humor que está bem identificado no DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais) e deve ser olhado à luz deste conhecimento.
8 – Alguns alimentos beneficiam o humor, mas não são a solução. Informo que algumas dietas podem beneficiar a pessoa que sofre com a depressão, no entanto, você pode eliminar o glúten, laticínios, cafeína, álcool e açúcar da sua dieta e continuar a ter pensamentos depressivos e angustiantes. O óleo de peixe, a vitamina B 12, e um bom probiótico pode muito bem melhorar o seu humor, mas eles não são elementos mágicos. Ainda que você adira a uma dieta que possa ajudar a superar a depressão, preferencialmente você deve procurar um profissional de saúde mental.
9 – Uma das causas que mais impossibilita a melhoria da pessoa com depressão, é a solidão e isolamento, que se manifesta na incapacidade de expressar a angústia que se sente. A cultura de “felicidade” e sorriso na cara, em que todos vivemos, aumenta ainda mais o estigma da pessoa que sofre, porque as pessoas deprimidas sentem-se envergonhadas e desprezadas ao revelarem o seu problema. Importa que a pessoa com depressão procure alguém de confiança para conversar ou pedir ajuda, mas acima de tudo deverá procurar um profissional.
10 – As pessoas que sofrem com a depressão são iguais a todas as outras pessoas. As pessoas deprimidas não são necessariamente preguiçosas, desmotivadas ou fracas. Elas não estão tentando simplesmente chamar a atenção, o sofrimento é legítimo e deve ser levado em consideração com seriedade.
11 – As pessoas com depressão não estão a mentir acerca da sua desesperança ou perda de prazer pela vida, esse sentimento pode ser legítimo. No entanto, apesar disso, importa que se acredite nesse sofrimento, e que se mostre as várias possibilidades de voltar a ganhar significado e prazer pela vida. Acreditar na pessoa com depressão e igualmente acreditar que é possível ela superar o seu problema, é um grande impulsionador para a melhoria.
12 – É importante que as pessoas saibam que a depressão por vezes é desencadeada por alguma coisa tangível, e às vezes não é, que às vezes uma pequena coisa é o suficiente para puxar a pessoa para fora da escuridão, e às vezes nada é capaz de fazer emergir a esperança. Por vezes, a única coisa que se pode fazer é acreditar que os sintomas incómodos irão diminuir se a pessoa investir em atividades que tragam retorno positivo.

autor: Miguel Lucas

“A CORRUPÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO PLANO ESPIRITUAL. ”

Infelizmente no Brasil a cultura do “se dar bem” aliada ao egoísmo produz uma sociedade terrivelmente corrupta. Todos os setores sentimos a força da corrupção. Inclusive em nós mesmos começando com pequenas sementes de mal.
No lar verifica-se CD´s e DVD´s piratas comprados e circulando sem culpa, compra de produtos de fontes ilegais são praticados, fontes de energia elétrica são criados mecanismos de desvios, os “gatos” e outros tipos de furtos são tidos como “normais” para serem feitas por pessoas “espertas”.
No ambiente profissional verifica-se analistas desenvolvendo softwares para driblar as leis, pessoas de bem compram recibos para imposto de renda, outros ainda fazem lavagens de dinheiro (tantas fazendas improdutivas, mas no papel possuem mais gado do que o Rei do Gado)… Isso sem falar nos crimes diretos contra INSS, Bancos e indivíduos – estelionatos dentre outros.
Na política basta assistir ao repórter na tv uma vez apenas. Sempre existem denúncias e matérias sobre corrupção. Mas os eleitores e participantes da máquina também são envolvidos. Pregões arranjados, votos comprados, bolsas de todos os tipos são distribuídas e aceitas pelo povo em troca de votos… Por que não ensinar a pescar ao invés de dar pedacinhos de peixe ? E os desvios de verbas. Minha cidade todo ano é uma guerra  judicial na época da eleição…
Os recursos desviados poderiam estar sendo usados para criação de novos empregos, novos investimentos estruturais (estradas, ferrovias, portos), combate à fome, combate ao narcotráfico, educação, assistência-social-médica-hospitalar, financiamentos diversos, dentre muitas outras coisas. Poder-se-ia reduz os assassinatos, a mortalidade infantil, o desemprego, a miséria, os acidentes de transito causados pela má conservação das rodovias, e por menor que seja a redução, já salvaria pelo menos uma vida que seja. Portanto a pessoa corrupta é um assassino de ordem indireta e sua consciência deveria estar pesando como tal.
Assim o Espiritismo nos revela que em nossas relações como o mundo material, toda causa tem efeito. Semelhante a lei da ação e reação, que rege os movimentos físicos, qualquer ato produzido por nós será revertido contra nós mesmos com a mesma intensidade no futuro.
Quando alguém nasce numa família miserável, ou com alguma doença difícil, perguntamos por que Deus, que é bom e ama a todos igualmente poderia criar essas desigualdades logo ao nascer. Não dá nem chance do futuro ser se defender!
Sim mas todos esses acontecimentos que não temos como mudar são reações criadas por nós mesmos em vidas passadas. Não é culpa de Deus ou da Natureza.
Miseráveis foram ricos no passado, mas usaram dinheiro de forma indevida ou conseguiram de forma corrupta. Pessoas doentes feriram pessoas ou desviaram recursos que salvariam pessoas em vidas passadas e agora estão nascendo como problemas de saúde e sofrendo o que produziram.
Obviamente que não há punição eterna, e boas ações também amenizam as negativas. Na realidade muitas de nossos sofrimentos são resgates para um futuro melhor. 
Assim é a lei do Universo, lei da Natureza ou simplesmente Lei de Deus – que o Espiritismo nos revela com todos os detalhes e suportes didáticos necessários – basta se aprofundar no assunto. (obra Espírita codificada por Allan Kardec).
E este é o meu convite a todos, pois certamente um dia teremos que passar por alguma prova de vida, de resistência moral – e certamente com esse conhecimento termos um pouco mais de força para dizer não, e fazer o que é certo, doído, mas justo. Os chamados de “bobos”, “covardes” e “fracos” nesse mundo no plano espiritual muitas vezes são verdadeiro heróis !
E se por acaso perceba nesse momento que tenha praticado algo de errado nessa vida, esteja certo que pode reverter a situação, basta produzir boas ações para compensar as reações futuras e tentar equilibrar a balança. Pedir perdão de pecados sem produzir atitude nenhuma, não vai mudar o futuro. Mudança somente ocorre com boas ações.
Outras Opiniões:    
1) Segundo a lei dos homens, a corrupção é crime;
2) Pela religião católica o ato de corrupção é um pecado e a pessoa sofrerá das consequências do julgamento final se não se arrepender. Pois na vida só uma coisa é certa: Todos morreremos. Mas através do arrependimento verdadeiro pode-se renascer através da confissão. O verdadeiro tesouro é incorruptível, pois está no céu.
3) Todos morremos. Por isso, segundo os espíritas, reafirmando as palavras acima – na próxima vida que reencarnar essa pessoa pagará por seus atos de corrupção, reencarnando como um pobre miserável ou um indigente, por exemplo. Quando Jesus, através de um milagre, curou o aleijado disse que não pecasse para que coisa pior não o acontecesse. (João) Ou seja, para que na próxima reencarnação o cego não volte com uma deformidade ainda maior.
4) Para os místicos e supersticiosos esse dinheiro vai trazer coisas ruins para a vida dessa pessoa. Mesmo que ela desfrute dos prazeres imediatos, em médio e longo prazo esse dinheiro vai trazer coisas ruins, seja nos seus negócios por ele criado, como nas pessoas da família que usufruíram desse desvio. Trará doenças, falsos amigos e amores, infelicidade, insônia e até pobreza. É rico? Está feliz? De onde veio a sua riqueza material?
5) Para os médicos o estresse causado por medo, receio de ser descoberto, ou o simples “peso na consciência” de uma atitude corrupta pode trazer doenças tanto psicológicas quanto físicas propriamente ditas. Talvez por isso dizem que a saúde é a maior riqueza do homem. Pois muitas vezes o dinheiro não pode livrar a pessoa de uma doença. Mente sã, corpo são.
6) Segundo terapeutas familiares o dinheiro conseguido de forma corrupta pode influenciar no bem estar familiar, por um lado até melhorando as condições de vida no geral, mas por outro lado pode trazer desconfianças, problemas com uso de drogas, frieza no relacionamento, casos extraconjugais e consequentemente a separação familiar junto com toda a sua problemática.
8) Aos incrédulos, que não acreditam em nada: no futuro, na velhice, na doença, vai acreditar em algo. Mas pode ser tarde, pois quem sabe quantos dias vão estar debaixo do sol?
A corrupção no Brasil está em todos os setores, todas as classes e todos os meios, e talvez seja uma das maiores causas da má distribuição de renda deste tão rico país. Sabemos que a educação nacional de maneira geral existe muitos problemas, mas devemos acreditar na consciência de cada um. Faça a sua parte.
Autor: Cláudio Castro –Blog: Joana D’arc

“DEZ TIPOS DE PESSOAS TÓXICAS QUE VOCÊ DEVE SAIR DE PERTO”

Pessoas tóxicas roubam tudo: nossa paciência, nossa paz, nosso tempo e, aos poucos, nossas conquistas. Elas sugam a nossa energia, disposição e bom humor e conseguem ofuscar nossos objetivos e até mudar nossa forma de ver o mundo.
Para se livrar desse tipo de pessoa antes de sentir os efeitos negativos delas na sua vida, se liga nessa lista e preste atenção nos sinais:
O egoísta
O orgulho às vezes é uma virtude. Mas ser arrogante significa que você está cheio de si mesmo e acredita que é melhor ou superior a todos ao seu redor. Estar perto de alguém que não te trata com respeito, mas sim intimida e menospreza você pode ser tóxico para o seu desenvolvimento pessoal.
O invejoso
Esse tipo de pessoa parece curtir muito mais as suas derrotas e ignorar as suas vitórias. Elas acreditam que merecem todo o sucesso no seu lugar. Embora você faça o possível e o impossível para que elas se sintam parte do seu sucesso, elas preferem te fazer se sentir mal.
Conhece alguém assim? Fuja.
O pretensioso
Esse tipo só age como amigo quando é confortável. Quando você precisa da sua ajuda, ele foge.
Então, não conte com esse tipo de pessoa. Em vez disso, estabeleça limites e tenha plena consciência do seu comportamento para não sofrer no futuro.
O peso
Esses tipos têm uma maneira de distorcer o seu progresso e puxar você de volta para velhos hábitos. Eles querem que você seja a mesma pessoa que você era.
Eles podem ser difíceis de identificar e normalmente são pessoas que estão presentes na sua vida constantemente e, por você já ter se acostumado, fica difícil enxergá-las como um problema.
Se você tem alguém assim por perto, é importante reforçar para essa pessoa que você está trilhando um caminho certo e que você mudou para o melhor.
Cuidado: elas podem te fazer acreditar que você está errado e agir de forma bem persuasiva e emotiva, fazendo chantagem emocional e drama. Não caia nessa.
Se você está seguro que está agindo da forma correta e se tornando alguém melhor, não se abale.
O juiz
Nada é bom o suficiente para este tipo de pessoa. Elas acreditam que todos devem ser criticados e repreendidos em vez de admirados ou parabenizados. Mesmo quando as intenções são boas e você tenta fazer esse tipo de pessoa entender seus motivos genuínos, eles não querem ouvir. Eles são terríveis comunicadores porque não são bons ouvintes. Nossa dica? Ignore o papo negativo para evitar que o discurso desdenhoso interfira no seu sucesso.
O controlador
Pessoas controladoras precisam saber que você está nas mãos delas. Elas podem ser desonestas, maliciosas e manipuladoras – fazem de tudo para distorcer a realidade e afetar seu comportamento para se encaixar nos desejos delas.
Se afastar desse tipo de pessoa pode ser a melhor opção. Afinal, você não vai conseguir fazer com que ela mude de ideia e nem a convencer de que, muitas vezes, você simplesmente não acha que o jeito de agir que ela sugeriu é o melhor a ser feito.
O mentiroso
É verdade que mentiras são comuns e algumas mentiras não são prejudiciais; no entanto, as pessoas tóxicas que mentem com frequência podem te destruir porque, se você quiser crescer, tem que se cercar de pessoas que confia.
O fofoqueiro
Esse tipo de pessoa é insegura e usa sua língua para torcer os fatos e distorcer as informações.
Elas querem ser aceitas e reconhecidas e, para elas, a fofoca pode ser a única maneira de conseguir a atenção que desejam.
Fuja desse tipo.
O parasita
Os parasitas se alimentam de você e, por vezes, podem parecer benéficos – mas não se engane, eles só te apoiam nas situações em que enxergam vantagens para eles mesmos.
A vítima
As vítimas nunca aceitam responsabilidade. Elas são ótimas em apontar os dedos para os outros, mas nunca aceitam que cometeram um erro.
Esse tipo de comportamento ao seu redor pode ser bem prejudicial para a sua vida e para a sua autoestima, é melhor saber diferenciar as coisas e não se sentir um vilão ou culpado pelos problemas que elas enfrentam.
Vale lembrar: é bom ter o discernimento para não bancar o coitado e achar que todo mundo está contra você e contra o seu sucesso. Muitas vezes, você pode ser uma dessas pessoas tóxicas, só não se deu conta disso.

Fonte: MSN-Comportamento

"VISÃO ESPIRITA SOBRE AS CRIANÇAS ÍNDIGO E CRISTAL"

(Muito interessante esse assunto, quem não conhece, vai passar a entender o comportamento das crianças de hoje)
Desde os anos 70, aproximadamente, psicólogos, psicoterapeutas e pedagogos começaram a notar a presença de uma geração estranha, muito peculiar.
Tratava-se de crianças rebeldes, hiperativas que foram imediatamente catalogadas como crianças patologicamente necessitadas de apoio médico. Mais tarde, com as observações de outros psicólogos chegou-se à conclusão de que se trata de uma nova geração. Uma geração espiritual e especial, para este momento de grande transição de mundo de provas e de expiações que irá alcançar o nível de mundo de regeneração.
As crianças índigo são assim chamadas porque possuem uma aura na tonalidade azul, aquela tonalidade índigo dos blue jeans (Dra. Nancy Ann Tape).
O índigo é uma planta da Índia (indigofera tinctoria), da qual se extrai essa coloração que se aplicava em calças e hoje nas roupas em geral. Essas crianças índigo sempre apresentam um comportamento sui generis.
Desde cedo demonstram estar conscientes de que pertencem a uma geração especial. São crianças portadoras de alto nível de inteligência, e que, posteriormente, foram classificadas em quatro grupos: artistas, humanistas, conceituais e interdimensionais ou trans-dimensionais.
As crianças cristal são aquelas que apresentam uma aura alvinitente, razão pela qual passaram a ser denominadas dessa maneira.
A partir dos anos 80, ei-las reencarnando-se em massa, o que tem exigido uma necessária mudança de padrões metodológicos na pedagogia, uma nova psicoterapia a fim de serem atendidas, desde que serão as continuadoras do desenvolvimento intelecto-moral da Humanidade.
* A criança índigo tem absoluta consciência daquilo que está fazendo, é rebelde por temperamento, não fica em fila, não é capaz de permanecer sentada durante um determinado período, não teme ameaças...
Não é possível com essas crianças fazermos certos tipos de chantagem. É necessário dialogar, falar com naturalidade, conviver e amá-las.
* As Crianças Cristal representam a próxima etapa no processo evolutivo da humanidade, elas são simplesmente colocadas, na próxima geração das Crianças Índigo.
Mas onde as Crianças Índigo vieram para derrubar as velhas estruturas, sistemas e padrões, as Crianças Cristal vieram para nos mostrar um novo e melhor modo de ser.
Elas vieram para começar o processo de renovação e de reconstrução, depois que as Crianças Índigo vieram para desmantelar e remover modos velhos e limitantes de pensamento e de ser.
Elas nos mostrarão um modo de viver que incorpora somente a alegria, o amor, a paz e a harmonia.
Elas vieram para nos mostrar como viver de nossos corações e não de nossas cabeças, elas estão aqui para nos ajudar a reconectar com nossas emoções e a viver a vida a partir desta perspectiva.
A primeira coisa que a maior parte das pessoas observa nas Crianças Cristais são os seus olhos, grandes, penetrantes, e a sua imensa sabedoria. Os olhos delas fixam-se em você e te hipnotizam, enquanto você chega à conclusão que a sua alma está sendo revelada para a criança. Talvez tenha se apercebido desta nova e especial “raça” de crianças que está a povoar rapidamente o nosso planeta.
Elas são felizes, encantadoras e inclinadas ao perdão. Esta geração nova de “trabalhadores de luz”, tem idades mais ou menos entre os 0 a sete, e são totalmente diferentes das gerações anteriores. Sendo ideal em vários aspectos, elas apontam na direção para onde a humanidade está se dirigindo… e é uma ótima direção!
As crianças mais velhas (aproximadamente com a idade entre os 7 e 25), e que se chamam “Crianças Indigo”, partilham algumas caracteristicas com as Crianças Cristais. As duas gerações são bastante sensiveis e psiquicas, e têm objetivos de vida importantes. A maior diferença é o seu temperamento.
Indigos têm um espirito de guerreiro, porque o seu propósito coletivo é de esmagar os velhos sistemas que já são inúteis. Elas estão aqui para pôr termo aos sistemas de governo, educacionais e legais que não têm integridade. Para fazer isto elas precisam de temperamentos e determinação impetuosa.
Aqueles adultos que resistem a mudança e que dão valor à conformidade, podem não perceber os Indigos. Elas são frequentemente e erradamente classificadas com diagnósticos psiquiátricos de Transtorno do Déficit de Atenção com HiperAtividade (TDAH) ou Transtorno do Déficit de Atenção (TDA).
Infelizmente, porque elas são medicadas, as Indigos frequentemente perdem a sua bela sensibilidade, dádivas espirituais e energia de guerreiro…. Em contraste, as Crianças Cristais são bem-aventuradas e de temperamento uniforme. Claro, podem ter ataques de fúria ocasionalmente, mas a maior parte destas crianças são inclinadas ao perdão e tranquilas. As Cristais são a geração que beneficia da precursão dos Indigos. Primeiro, as Crianças Indigos lideram com uma machete, cortando tudo que não tem integridade. Depois as Crianças Cristais seguem o caminho aberto para um mundo mais seguro e protegido.

-Divaldo Franco-

“ESCUDO CONTRA A DEPRESSÃO-REFLEXÃO ESPÍRITA”

As estatísticas mostram que um número significativo de pessoas sofre de depressão. E as vítimas são cada vez mais jovens, afirmam os especialistas.
Sofrer de depressão é muito mais do que se sentir triste por causa de algum problema. É não encontrar mais prazer em nada, não conseguir tomar decisões, perder a esperança e se tornar descrente de tudo.
Não haverá um amanhã é a tônica de muitos depressivos.
Enquanto a ciência trabalha para identificar as causas desse terrível mal, os que sofrem de depressão podem fazer algo para fortalecer a própria resistência.
Primeiro: tenha pensamentos otimistas. Ninguém nasce pessimista. Pensar de forma negativa é alguma coisa que se aprende e que pode ser esquecida.
Por isso, quando alguma coisa sair errada, não se ache incompetente. Pense que é apenas um caso isolado, que não deve ser generalizado.
Reconheça que você não é o único responsável por tudo. Lembre que tudo passa e amanhã tudo estará melhor. Quem sabe, daqui a pouco mude o panorama.
Você já percebeu como a natureza se apresenta chorosa, o céu com nuvens pesadas e escuras, e logo mais o sol brilha forte, o calor chega, as poças de lama secam e tudo está belo outra vez? Assim também é a vida.
Segundo: tente relaxar mais - trabalhe, mas programe o seu dia para ter seus momentos de descontração. Não deixe de ler algo positivo, edificante.
Ouça músicas que lhe acalmem o coração e os pensamentos. Saia para um passeio sem compromisso de ir a lugar algum. Dê uma volta na quadra. Vá até a praça olhar as crianças brincarem.
Deixe o sol lhe acariciar o rosto e o vento lhe desarrumar os cabelos. Vá para o jardim. Plante uma flor. Pode a roseira. Ajeite os galhos dos arbustos.
Frequente o teatro, uma boa roda de amigos, a praia e o campo, diversificando sempre, para não criar monotonia.
Afeiçoe-se a um trabalho no bem, auxiliando uma instituição, contribuindo e sentindo-se útil, responsável.
Terceiro: procure apoio social – quem sofre de depressão, tem a tendência a se fechar e a querer resolver tudo sozinho.
Por isso, converse com alguém em quem você confie. Alguém que seja capaz de avaliar seus problemas e ajudar você a resolvê-los.
Pode ser um amigo especial, um irmão de crença, um grupo de autoajuda.
Por vezes, o depressivo acha difícil até mesmo pensar em deixar suas quatro paredes. Entretanto, o esforço vale a pena.
Visite um templo religioso e confie-se a um diálogo fraterno. Ou, então, procure um profissional especializado para falar, desabafar e receber sugestões para levantar a sua autoestima.
Não se permita descer ao fundo do poço, nem cair aos últimos degraus da depressão.
Se árvores floridas, pessoas felizes e risos lhe causam inveja e o incomodam, comece a exercitar, desde agora, as regras do escudo contra a depressão.
A vida é preciosa demais para não ser vivida em totalidade. E vivê-la em totalidade é produzir coisas positivas, sentir-se feliz e fazer os outros felizes.
É contribuir para o bem-estar de alguém. É sentir-se responsável por uma criatura, uma planta, um vaso de flor, um animal, uma tarefa qualquer.
Afinal, todo o sentido da vida se resume no amor, pois todos fomos criados pelo Amor de Deus.
Redação do Momento Espírita


“O QUE É ESPÍRITO ERRANTE E ERRATICIDADE? ”

O que é Espírito errante?
São os Espíritos desencarnados que ainda precisam reencarnar para se aperfeiçoar. Os Espíritos puros que atingiram a perfeição não são errantes, porque não precisam mais reencarnar.
O que é erraticidade?
Os Espíritos (desencarnados) que ainda necessitam reencarnar, enquanto aguardam (no plano espiritual) uma nova encarnação encontram-se na erraticidade. Então, erraticidade é o intervalo que se encontra o Espírito de uma encarnação para outra.
O Espírito progride na erraticidade?
Pode melhorar-se muito, depende da vontade e do desejo que tenha de consegui-lo. Todavia, na existência corporal é que põe em pratica as idéias que adquiriu. (questão 230)
Ou seja, na erraticidade (enquanto o Espírito aguarda uma nova encarnação), ele estuda, aprende e depois tem que reencarnar para colocar em prática o que aprendeu neste intervalo, é o caso de André Luiz. Exemplo: É no estágio que o aluno coloca em prática o que aprendeu na escola.
Richard Simonetti responde:
Existe um tempo certo para reencarnar?
Não. Podemos ficar um ano ou um milênio. Depende de nossas necessidades e opções.
Em média, ficamos mais tempo na Terra ou no Além?
Tendemos a ficar mais tempo no mundo espiritual, até por uma questão de disponibilidade reencarnatória. A população desencarnada é bem maior, perto de 20 bilhões. Não estão equivocados os confrades que falam da necessidade de valorizarmos a experiência humana, considerando que há filas no Além, aguardando o mergulho na carne.
O retorno à carne é decidido pelo próprio interessado?
Depende de seu estágio evolutivo. Espíritos mais amadurecidos, conscientes de suas responsabilidades planejam a época do retorno. Espíritos imaturos são orientados e conduzidos por mentores espirituais.
E se o Espírito recusar-se a reencarnar?
Havendo necessidade premente, seus mentores providenciarão a reencarnação compulsória.
Obrigado a reencarnar, não será natural que o Espírito venha a se rebelar, que não assuma suas responsabilidades?
Provavelmente, tanto quanto o sentenciado que não se conforma com a prisão em que foi confinado. Mas, assim como a penitenciária objetiva conter o comportamento criminoso, a reencarnação compulsória desbasta as imperfeições mais grosseiras do Espírito reencarnante. Entre "choro e ranger de dentes", segundo a expressão evangélica, ele amadurecerá. 
ERRATICIDADE
Enquanto as almas desprendidas das influências terrenas se constituem em grupos simpáticos, cujos membros se amam, se compreendem, vivem em perfeita igualdade, em completa felicidade, os Espíritos que ainda não puderam domar as suas paixões levam uma vida errante, desordenada, e que, sem lhes trazer sofrimentos, deixa-os, contudo, mergulhados na Incerteza e na inquietação. É a isso que se chama erraticidade; é a condição da maioria dos Espíritos que viveram na Terra, nem bons nem maus, porém ainda fracos e muito Inclinados às coisas materiais.
Encontram-se na erraticidade multidões imensas, sempre agitadas, sempre em busca de um estado melhor, que lhes foge. Numerosos Espíritos aí flutuam indecisos entre o justo e o injusto, entre a verdade e o erro, entre a sombra e a luz. Outros estão sepultados no insulamento, na obscuridade, na tristeza, sempre à procura de uma benevolência, de uma simpatia que podem encontrar.
A ignorância, o egoísmo, os vícios de toda espécie reinam ainda na erraticidade, onde a matéria exerce sempre sua influência. O bem e o mal aí se chocam. Éde alguma sorte o vestíbulo dos espaços luminosos, dos mundos melhores. Todos aí passam e se demoram, mas para depois se elevarem.
O ensino dos Espíritos sobre a vida de além-túmulo faz-nos saber que no espaço não há lugar algum destinado à contemplação estéril, à beatitude ociosa. Todas as regiões do espaço estão povoadas por Espíritos laboriosos.
Por toda parte, bandos, enxames de almas sobem, descem, agitam-se no meio da luz ou na região das trevas. Em certos pontos, vê-se grande número de ouvintes recebendo instruções de Espíritos adiantados; em outros, formam-se grupos para festejarem os recém-vindos. Aqui, Espíritos combinam os fluídos, infundem-lhes mil formas, mil coloridos maravilhosos, preparam-nos para os delicados fins a que foram destinados pelos Espíritos superiores; ali, ajuntamentos sombrios, perturbados, reúnem-se ao redor dos globos e os acompanham em suas revoluções, influindo, assim, inconscientemente, sobre os elementos atmosféricos. Espíritos luminosos, mais velozes que o relâmpago, rompem essas massas para levarem socorro e consolação aos desgraçados que os imploram. Cada um tem o seu papel e concorre para a grande obra, na medida de seu mérito e de seu adiantamento. O Universo inteiro evoluem. Como os mundos, os Espíritos prosseguem seu curso eterno, arrastados para um estado superior, entregues a ocupações diversas.
Progressos a realizar, ciência a adquirir, dor a sufocar, remorsos a acalmar, amor, expiação, devotamento, sacrifício, todas essas forças, todas essas coisas os estimulam, os aguilhoam, os precipitam na obra; e, nessa imensidade sem limites, reinam incessantemente o movimento e a vida. A imobilidade e a inação é o retrocesso, é a morte. Sob o impulso da grande lei, seres e mundos, almas e sóis, tudo gravita e move-se na órbita gigantesca traçada pela vontade divina.

Léon Denis - Depois da Morte

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...