Seguidores

quarta-feira, 9 de maio de 2018

“COMO FUNCIONA OS TRABALHOS DE DESOBSESSÃO NAS CASAS ESPIRITAS?”

Os Trabalhos de Desobsessão devem ser Abertos ou Fechados?
No Espiritismo existem alguns conceitos básicos para permitir um perfeito entendimento:
Obsessão: ligação mental negativa entre dois seres; que podem estar encarnados ou desencarnados.
Obsessão pode ocorrer em três níveis: simples, fascinação e subjugação.
*simples: o obsessor causa apenas um pequeno mal-estar
*fascinação: o obsessor produz uma ilusão e causa um mal-estar generalizado.
*subjugação: o obsessor já paralisa a vontade do obsediado.
Desobsessão: Tratamento nas casas espíritas de pessoas que estão sofrendo essas
Equipe de desobsessão: grupo de tarefeiros de uma casa espírita que se reúnem para eliminar essa ligação mental entre os seres.
Assistidos: pessoas (encarnadas ou desencarnadas) com problemas que para se livrarem desse elo negativo procuram a casa espírita.
Porque é aconselhado que os trabalhos de desobsessão não sejam abertos ao público? E por que em muitos casos nem aos assistidos (encarnados) no momento do trabalho mediúnico?
Esse trabalho requer uma harmonização, preparo do ambiente, concentração da equipe e muito amor. Portanto, a participação do público estaria interferindo, inclusive mediunicamente no bom resultado a ser alcançado.
Além disso, poderíamos ter no público pessoas com mediunidades ostensivas. Elas poderiam se envolver, mediunicamente nos trabalhos de Desobsessão, com os assistidos desencarnados. Isso poderia desviar o foco do trabalho e a reunião perderia o controle e o resultado
Também não é aconselhável a participação dos assistidos encarnados no momento das manifestações mediúnicas. Isso devido, além do envolvimento mediúnico, a possibilidade de causar uma “forte impressão” de estar achando que tudo está ligado ao seu problema e esse assistido poderá sair do ambiente com mais cargas negativas ainda, descaracterizando assim o objetivo do trabalho.
Além disso, não seria caridoso com nossos irmãos sofredores (assistidos espirituais) colocá-los frente a frente com o obsediado. Isso poderia ocasionar uma “invertida” nos resultados, além de que poderíamos perder completamente o controle da situação.
TV MUNDO MAIOR | Arcangelo Vicente

A Obsessão nada mais é do que uma ligação mental negativa entre dois seres. Pode ocorrer de desencarnado para encarnado, de encarnado para desencarnado, de encarnado para encarnado ou desencarnado para desencarnado.
Ela nasce de uma ideia fixa que dois ou mais seres possam ter entre si e pode ser causada por algum hábito, vício ou desejo em comum.
Ex: Um espírito desencarnado que era alcoólatra e que não sabe que desencarnou, sente necessidade do efeito do álcool, aproxima-se de uma pessoa que tenha predisposição à bebida e a induz a beber mais, podendo assim atrapalhar os caminhos de sua vida.
Pode ocorrer também entre familiares.
Uma mãe que desencarna, por exemplo, trazendo consigo uma grande preocupação a respeito de seu filho, pode iniciar um processo de simbiose espiritual através dessa preocupação, sem ter ideia do que está fazendo.
Desafetos de vidas passadas também podem evoluir para um processo de obsessão através de sentimentos de vingança, rancor e antipatia.
Algumas sensações que podem caracterizar a obsessão são, entre muitas outras: desânimo, depressão, pessimismo, irritação e atritos frequentes com familiares, companheiros de trabalho ou até mesmo amigos.
É importante lembrar que nem sempre estes sintomas podem representar um quadro obsessivo.
O TRATAMENTO DE DESOBSESSÃO
A obsessão não deve ser tratada com misticismo, ela nada mais é do que uma doença espiritual que deve ser tratada. O tratamento espiritual não prescinde em circunstância alguma do tratamento dos médicos encarnados que, em caso de necessidade, deve ser feito paralelamente.
O tratamento de desobsessão é dedicado tanto ao obsessor quanto ao obsediado.
O obsessor é levado para a câmara de desobsessão, onde os médiuns e mentores espirituais presentes irão orientá-lo (muitas vezes o obsessor sequer sabe que desencarnou) sobre as leis que regem esse novo mundo que ele agora habita e sobre os caminhos que deve percorrer.
A participação do obsediado é fundamental. É muito importante que ele vigie seus pensamentos, pois são eles que formam o elo entre os dois. Muitas vezes começamos com uma pequena irritação, algo sem tanta importância e acabamos desencadeando uma bola de neve. Sem percebermos, perdemos o controle sobre nós mesmos.
No começo essa tarefa não é fácil! Mas deve haver persistência. Tudo é uma questão de vigilância. Ao conseguirmos, percebemos como é simples melhorar nossas vidas.
Caso o obsediado não consiga desviar estes pensamentos, deve fazer uma prece espontânea vinda do coração (evitando orações decoradas) e/ou leituras edificantes (pode comprar um livro ou se desejar, pegá-lo emprestado na biblioteca circulante do CEC).
Estes são alguns passos fundamentais para o tratamento da desobsessão. Entretanto, é muito importante lembrar que a reforma íntima, a mudança de seus pensamentos e de suas atitudes para com o próximo e consigo mesmo é fundamental.
Em muitos casos, ao final do tratamento, os obsessores evoluem e em gratidão ao auxílio que tiveram (graças a atitude do obsidiado de procurar ajuda para ambos) tornam-se grandes amigos, ou até mesmo grandes protetores do ex-obsediado.
Portanto, é muito importante que o obsessor não seja tratado como um inimigo, mas sim como um irmão que necessita de auxílio.
CEC- Centro Espirita da Consolação.


𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...