Seguidores

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

ESPIRITUALISMO FALA DE PECADO?


O espiritismo e o espiritualismo não falam em pecado… também não desejam impor regras de conduta a ninguém.
Tanto o Espiritismo quanto o Espiritualismo, assim como a Luminosofia mostram apenas a causa e a consequência de nossa conduta, de nossas escolhas.
Não há nenhum mal em você seguir por um ou outro caminho… o mal está no sofrimento que isso vai lhe proporcionar. A escolha de um caminho te levará a uma consequência… a escolha de outro caminho te levará a outra consequência… a escolha de um terceiro caminho te conduzirá a uma terceira consequência. Não há nenhum problema você escolher o primeiro, segundo ou terceiro caminho… você tem o livre arbítrio para decidir.
O que o Espiritualismo nos adverte é que a escolha de um caminho pode te conduzir ao sofrimento. O único mal de seguir um caminho de trevas é que este caminho te fará sofrer lá na frente… ele tem uma causa, que é nossa escolha… e tem uma consequência, que será o sofrimento. A escolha por um caminho de trevas te conduzirá a uma vida de trevas… onde as trevas vão escurecer a sua visão e toda a sua existência se transformará em trevas. Mais uma vez vemos claramente a causa e a consequência. Nenhum código de moral pré-estabelecido, nenhuma regra inviolável, nenhum decreto divino que define pecados. Apenas causa e efeito. O caminho e os resultados desse caminho.
É como uma pessoa que fuma. Será que é pecado fumar? Não… não é pecado, até porque não existem pecados. Mas o fumo é uma causa… e essa causa trará uma consequência, como também uma série de problemas de saúde que o fumante vai experimentar ao longo da vida. Então fumar não é pecado… o problema é a intoxicação que você produz a si mesmo e que te fará sofrer, caso você continue nesse caminho. A escolha é sua… O caminho do mal é um caminho de autointoxicação, em que o único prejudicado será a própria pessoa.
É pecado você mentir para uma pessoa? Não…. O grande problema é, mais uma vez, a causa e a consequência. O mentir repetido fará com que, por exemplo, ninguém mais no futuro acredite em você… e você poderá começar a mergulhar mais e mais na ilusão que você mesmo criou para si. Viver nessa ilusão vai certamente lhe causar sofrimento no futuro. O mesmo ocorre, por exemplo, com julgar o próximo. Jesus já nos advertiu a esse respeito… O mestre disse que “Quem julgar será também julgado”. Jesus não disse que julgar era pecado, que é errado, que viola regras divinas… mas ele apenas mostrou a causa e a consequência que o julgamento pode nos proporcionar.
Outra situação, por exemplo, é da pessoa que vive apenas juntando dinheiro em sua vida. Trata-se de uma pessoa materialista e que gosta de sempre acumular coisas, depositando sua vida nos bens materiais. Essa é outra condição que Jesus também nos advertiu, de acordo com a lei de causa e efeito. Jesus disse para não acumularmos tesouros na Terra, pois as traças os consomem e os ladrões arrombam e roubam. Jesus estava alertando que os tesouros da terra são sempre passageiros e quem se apega a eles, vai sofrer quando perde-los. Por isso, Jesus nos adverte a apenas buscar os tesouros do céu, pois estes não são passageiros e ficarão conosco pela eternidade.
Assim, não é pecado desejar ganhar mais e mais dinheiro… o único problema disso é que um dia esse dinheiro será perdido e quando isso ocorrer, a pessoa vai sofrer com essa perda. Mais uma vez vemos a causa (desejo pelo dinheiro) e a consequência (sofrimento da perda do dinheiro). Precisamos todos compreender bem esse mecanismo de causa e efeito; de escolhas e de consequências dessas escolhas, posto que a única razão pela qual devemos evitar certos comportamentos, atitudes ou decisões em nossa vida é que futuramente eles serão fonte de muito sofrimento. É uma escolha que nos prejudicará muito e que, no final das contas, não vai valer a pena. Jesus também se referiu a causa e a consequência em outras ocasiões, quando disse, por exemplo, que quem vive pela espada também perecerá pela espada.
É apenas isso que o Espiritualismo nos sinaliza… a causa e o efeito… a semeadura e a colheita. Você pode semear o que você quiser, mas será obrigado a colher o que semeou… e essa colheita pode não ser nada agradável. Você pode seguir o caminho que você quiser… o espiritualismo fala do livre arbítrio…. e o livre arbítrio é sagrado e ninguém pode viola-lo, nem mesmo Deus. Mas essa livre escolha vai sempre te trazer uma consequência… a essa consequência pode ser de muito sofrimento, dependendo do que você escolheu e semeou.
(Hugo Lapa)

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...