Seguidores

quarta-feira, 20 de março de 2019

O ESPÍRITO SABE SEMPRE QUE VAI REENCARNAR? PODE SER OBRIGADO A FAZÊ-LO E NEGAR?

Tal circunstância depende do Estado Evolutivo do Espírito, do seu grau de consciência e da certeza que adquiriu de que a Reencarnação é a oportunidade por excelência de pôr à prova todos os conhecimentos e os novos valores morais aprendidos no Mundo Espiritual. Assim, ele participará, mais ou menos, em todo o processo, consoante o seu grau de adiantamento.
“Os Processos de Reencarnação, tanto quanto os da morte física, diferem ao infinito, não existindo, segundo cremos, dois absolutamente iguais. As facilidades e obstáculos estão subordinados a fatores numerosos, muitas vezes relativos ao estado consciencial dos próprios interessados no regresso à Crosta ou na libertação dos veículos carnais.
Há companheiros de grande elevação que, ao voltarem à esfera mais densa em "Apostolado de Serviço e Iluminação", quase dispensam o nosso concurso.
Outros irmãos nossos, contudo, procedentes de "Zonas Inferiores", necessitam de cooperação muito mais complexa que a exercida no caso de Segismundo.”
In "MISSIONÁRIOS DA LUZ", cap. XIII, Reencarnação, André Luiz, psicografia de Chico Xavier, p.118
Deste modo se depreende que quanto menos adiantado for o Espírito, menos consciente se encontra de todo o processo:
“Os nossos Irmãos ignorantes e infelizes, reclamam quase absoluto estado de inconsciência para penetrarem, de novo, o santuário material.” idem, p.112
“Nem todos os Espíritos se preocupam com a sua Reencarnação. Muitos há que em tal coisa não pensam, que nem sequer a compreendem. Depende de estarem mais ou menos adiantados. Para alguns, a incerteza em que se acham do futuro que os aguarda constitui punição.”
In”O LIVRO DOS ESPÍRITOS, p.195, questão 331
– "Existem, então – perguntei sob forte interesse -, aqueles que Reencarnam inconscientes do ato que realizam?
Certamente – respondeu ele, solícito - , assim também como Desencarnam diariamente na crosta milhares de pessoas sem a menor noção do ato que experimentam, somente as Almas Educadas tem compreensão real da verdade que se lhes apresenta em frente da morte do corpo.
Do mesmo modo, aqui, a maioria dos que retornam a existência corporal na esfera do globo é magnetizada pelos Benfeitores Espirituais, que lhe organizam novas tarefas redentoras, e quantos recebem semelhante auxílio são conduzidos ao templo maternal de carne como crianças adormecidas.
São inúmeros os que regressam a crosta nessas condições, reconduzidos por autoridades superiores de nossa esfera de ação, em vista das necessidades de certas almas encarnadas, de certos lares e determinados agrupamentos."
In "MISSIONÁRIOS DA LUZ", cap. XIII, Reencarnação, André Luiz, psicografia de Chico Xavier ,p. 113
Quando o Espírito compreende a necessidade de Reencarnar, pode conhecer o tipo de Provas que vai enfrentar; todavia, nunca sabe se irá ser capaz de as ultrapassar com êxito, durante a vida terrena. Muitos, apesar da Boa Vontade que os anima sentem o medo do desconhecido.
Após ter obtido o Perdão e o consentimento dos futuros pais para a reencarnação Segismundo, mostra-se hesitante e receoso momentos antes de reencarnar:
- "Já estive mais animado – disse-me ele, triste -, entretanto agora falecem-me as energias... sinto-me fraco, incapacitado... agora tenho receio de novos fracassos...".
In "MISSIONÁRIOS DA LUZ", cap. XIII, Reencarnação, André Luiz, psicografia de Chico Xavier ,p.112
Na questão 339 de O Livro dos Espíritos, Kardec interroga a espiritualidade:
"- O momento da Reencarnação é acompanhado de uma perturbação semelhante aquela que tem lugar na desencarnação?
R: – Muito maior e sobretudo mais longa. Na morte, o Espírito sai da escravidão, no nascimento, entra nela.” pág. 197
Um espírito pode levar séculos sem Reencarnar, mas, cedo ou tarde, terá de voltar a fazê-lo, sob pena de estagnar na sua evolução:
“Se o Espírito se considerasse bastante feliz, numa condição mediana entre os Espíritos errantes e, conseguintemente, não ambicionasse elevar-se, poderia prolongar esse estado?
R - Não indefinidamente. Cedo ou tarde, o Espírito sente a necessidade de progredir. Todos têm que se elevar; esse o destino de todos."
In”O LIVRO DOS ESPÍRITOS, p.196, questão 333
Fonte:
Grupo Socorrista Obreiros do Senhor Jerônimo Mendonça Ribeiro

COMO FUNCIONA NAS INSTITUIÇÕES DAS COLÔNIA, OS PREPARATIVOS PARA REENCARNAR.

Todas as Colônias Espirituais possuem Instituições e Departamentos ligados aos múltiplos aspectos duma nova oportunidade de Reencarnação, desde as mais elevadas, onde Entidades mais evoluídas se oferecem para retornar em Trabalho Missionário e em que os preparativos são facilitados pelo próprio Espírito Reencarnante, até àquelas em que as tarefas e dedicação dos Auxiliares e Instrutores Espirituais se multiplicam, cuidando dos mais ínfimos pormenores para o sucesso de cada Reencarnação.
Vejamos uma conversa entre Alexandre, o instrutor de André Luiz e este último:
- "Temos bons amigos no Planejamento de Reencarnações, serviço muito importante em nossa Colônia Espiritual, diretamente ligados com as atividades do Esclarecimento… as Colônias Espirituais mais elevadas mantêm serviços especiais para trabalhadores e missionários."
In "Missionários da Luz", p. 87
Depois que o projeto é acordado entre os futuros Pais e o Espírito que vai regressar, por vezes isso não é possível de efetivar e a Reencarnação é Compulsória, para uns ou para o outro, transformando-se em prova de resgate a que não podem fugir, é necessário executar os planos, procedendo às escolhas mais adequadas para o êxito de cada Projeto Reencarnatório, desde a seleção do futuro corpo até ao momento do nascimento.
E Alexandre continua os esclarecimentos:
“São inúmeros os projetos de corpos futuros nos setores de serviço das Instituições Reencarnacionistas… Os rolos brancos que conduzem são pequenos mapas de formas orgânicas, elaborados por Orientadores do nosso plano especializados em conhecimentos biológicos de existência terrena.
Conforme o grau de adiantamento do futuro Reencarnante e de acordo com o serviço que lhe é designado no corpo carnal, é necessário estabelecer planos adequados aos fins essenciais.” p. 88
De acordo com o tipo de prova ou tarefa que escolheu para desempenhar na Terra, o Espírito pode escolher o corpo que lhe pertencerá, consoante o seu grau de adiantamento lho permita:
Questão 335. Cabe ao Espírito a escolha do corpo em que encarne, ou somente a do gênero de vida que lhe sirva de prova?
“O Espírito pode, também, escolher o corpo, porquanto as imperfeições que este apresente ainda serão, para o Espírito, provas que lhe auxiliarão o progresso, se vencer os obstáculos que lhe oponha. Nem sempre, porém, lhe é permitida a escolha do seu invólucro corpóreo; mas, simplesmente, a faculdade de pedir que seja tal ou qual.
“ in "O Livro dos Espíritos", p. 196
Fonte:
Grupo Socorrista Obreiros do Senhor Jerônimo Mendonça Ribeiro

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...