Seguidores

terça-feira, 4 de setembro de 2018

"COMO ESTAR DISPONÍVEL PARA RECEBER AJUDAS ESPIRITUAIS"

O plano espiritual interage com o plano terreno. Se você mantiver sua mente conturbada com mil pensamentos e sentimentos, formará uma barreira que dificultará a ação das boas vibrações emanadas pelos
O plano espiritual interage com o plano terreno. Se você mantiver sua mente conturbada com mil pensamentos e sentimentos, formará uma barreira que dificultará a ação das boas vibrações emanadas pelos espíritos de luz. 
Por isto, não se OCUPE com preocupações. Saiba esperar para ocupar sua mente somente no momento em que for se esforçar para resolver o problema. 
Mantenha sua mente serena e facilite a ação das vibrações espirituais em sua vida. Você é o responsável por resolver seus problemas, mas as vibrações elevadas dos espíritos de luz poderão te ajudar. 
Você vive e faz parte de um "oceano" de energias. 
Imagine tudo à sua volta como uma imensidão de energia razoavelmente organizada. 
A cadeira na qual você senta. Ela é compostas por átomos, que por sua vez se mantém juntos por força energética. Estes átomos são energia, energia organizada e cooperadora (para aprofundar sugiro a leitura do livro "A Espiritualidade no dia a dia") 
Inclua você neste "oceano" de energia. A energia se movimenta, com trocas intensas. Este movimento gera um profundo intercâmbio de força e informações. 
Cada parte organizada deste oceano é capaz de agregar qualidades e informações às energias que interagem com elas. 
Explico: você recebe vibrações do meio ambiente. Por sua vez, você também emite vibrações. Entre receber e retransmitir, você metaboliza estas energias, agregando a elas suas próprias características. É por isto que a vibração emitida por um Gandhi ou São Francisco de Assis é mais "elevada" que aquelas que nós emitimos. 
Os planos espirituais como um todo e cada espírito em particular também emitem vibrações. Desta forma, todos os tipos e níveis vibracionais circulam e estão disponíveis para serem captados. 
Você capta vários diferentes níveis de vibrações porque você possui áreas mais evoluídas e outras menos evoluída. A sintonia de cada ser humano é múltipla. Prevalecendo aquelas que ele cultiva através de atos, pensamentos e sentimentos (mais sobre a vibrações aqui, aqui e aqui). 
A principal (não é a única) forma que o plano espiritual tem para te ajudar é criando um arcabouço de ótimas vibrações capazes de te ajudar e influenciar. Cabe a você estar pronto para absorver estas vibrações (energia mais informações). 
Pensando simples: na sua casa, você e sua família estão produzindo vibrações. Os espíritos de luz, por sua vez, sabem que vocês precisam de vibrações mais elevadas do que aquelas que vocês produzem. Eles atuam para elevar estas vibrações. Entenda que na sua casa haverá vários tipos diferentes de vibrações (mais densas e mais sutis). Os espíritos de luz trabalham para aumentar as vibrações mais sutis (geralmente mais elevadas). 
O que os espíritos de luz (mais evoluídos) querem? que você seja mais influenciado e INSPIRADO por vibrações mais elevadas. Eles se esforçam para propiciar as melhores condições vibracionais possíveis. 
E você? Você tem prontidão para ser influenciado por estas vibrações benéficas? Você se coloca em condição de ser inspirado por elas? 
Chico Xavier - A mente é como uma antena, capta o que estamos sintonizando, o bem ou o mal. Depende de nós mudar a frequência. 
Como estar preparado para receber e aproveitar estas vibrações elevadas? 
- Cultivando dentro de de si os sentimentos e pensamentos mais nobres. 
- Manter a mente calma e limpa de rancor, mágoas, traumas, ódios. 
- Não deixar a mente excitada ou confusa com desejos, vontades, necessidades que se sobrepõem. Aplicar nas pequenas ações do dia a dia sua capacidade de oferecer o seu melhor, com intenções nobres. 
-Pratique algumas vezes por dia a oração, mentalização ou meditação. 
Você só manterá suas vibrações sempre elevadas se usar sua rotina do dia a dia para gerar atitudes, pensamentos e sentimentos nobres. Quem os cultiva entra em sintonia com as vibrações mais elevadas. Quando em sintonia, a pessoa é inspirada e influenciada por estas vibrações. A influência vibracional chega até às ações, passando pelas decisões e pelas motivações. Uma nova vida pode ser construída. 
Lembre-se: Cuide de você com carinho. O maior carinho é cultivar sentimentos e pensamentos nobres 
Além da influência vibracional, os espíritos podem estabelecer comunicação direta. 
Abaixo as palavras de Allan Kardec sobre os anjos da guarda ou espíritos protetores (Livro dos Espíritos, capítulo VI): 
"O Espírito protetor, anjo da guarda ou bom gênio, é aquele que tem por missão seguir o homem na vida e o ajudar a progredir. É sempre de uma natureza superior à do protegido. 
Os Espíritos familiares se ligam a certas pessoas por meio de laços mais ou menos duráveis, com o fim de ajudá-las na medida de seu poder, frequentemente bastante limitado. São bons, mas às vezes pouco adiantados e mesmo levianos, ocupam-se voluntariamente de pormenores da vida íntima e só agem por ordem ou com permissão dos Espíritos protetores. 
Os Espíritos simpáticos são os que atraímos a nós por afeições particulares e uma certa semelhança de gostos e de sentimentos, tanto no bem como no mal. A duração de suas relações é quase sempre subordinada às circunstâncias. 
O mau gênio é um Espírito imperfeito ou perverso que se liga ao homem com o fim de o desviar do bem, mas age pelo seu próprio impulso e não em virtude de uma missão. Sua tenacidade está na razão do acesso mais fácil ou mais difícil que encontre. O homem é sempre livre de ouvir a sua voz ou de a repelir."
PORTAL VEJAAGORA.COM
Fonte: Espirit book

"VOCÊ É ANSIOSO??? VEJA O QUE É ANSIEDADE E COMO COMBATE-LA!"

O DEBATE:
Ter ansiedade, vamos falar sério, não é nada engraçado. Segundo a OMS, o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, são 18,6 milhões o número de brasileiros que viviam com algum transtorno de ansiedade poucos anos atrás (os dados são de 2017 coletados em 2015). A situação, se não continuou estável, pode ter piorado.
Os mais em risco são aqueles que vivem em grandes centros urbanos, especialmente a população feminina e os jovens.
Mas o que exatamente é a ansiedade e como lidar com ela?
No livro O Cérebro Ansioso – Editora Alaúde, o neurologista Leandro Teles explica que a ansiedade tem uma quantidade bastante extensa de sintomas que pode se manifestar em praticamente o corpo todo. É como se a doença tivesse um nome (ansiedade) e um sobrenome (tipo de ansiedade). Confira!
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG):
Essa é uma das formas mais frequentes de ansiedade patológica, ocorrendo em cerca de 4% da população adulta mundial. O TAG pode começar em qualquer idade, mas aparece geralmente em jovens adultos, entre os 20 e 30 anos. O transtorno é marcado por sintomas crônicos que se manifestam diariamente ou quase diariamente, sendo alguns deles tensão excessiva, irritabilidade e cansaço mental/físico.

Síndrome ou transtorno do pânico:
O transtorno do pânico é uma das ocorrências mais dramáticas conhecidas pela medicina. O termo é relativamente recente (1990), mas já foi chamado de vários outros nomes, como: coração irritável, astenia neurocirculatória, síndrome do esforço, entre outras. O paciente com transtorno do pânico apresenta uma tendência a ter crises recorrentes, marcadas por muita angústia e sofrimento, além dos sintomas físicos (taquicardia, falta de ar, formigamento dos membros, etc.).

Fobias específicas:
Trata-se de um transtorno ansioso muito comum, havendo casos intensos e incapacitantes e outros sem maior gravidade ou de impacto mais sutil. Fobias são medos exagerados provocados pela exposição a um fator gatilho, ou até pela expectativa da exposição, que gera uma cadeia de eventos ansioso, como sintomas desconfortáveis e comportamento de esquiva e evitação.

Síndrome do estresse pós-traumático (SEPT):
Também conhecido como transtorno do estresse pós-traumático, os sintomas iniciam depois de uma situação emocionalmente intensa e traumatizante, que geralmente envolve risco de vida ou lesões graves a si ou a pessoas queridas. Bastante comum em ex-combatentes de guerras no passado, o conceito tem incluído mais recentemente, quaisquer eventos extremos nos quais a pessoa sentiu-se profundamente ameaçada, horrorizada ou em um estado de franca vulnerabilidade.

Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC):
Como afirma o Dr. Leandro Teles, a realidade do paciente com TOC é bem menos glamorosa e engraçada do que encontramos em séries e filmes, que costumam romantizar a doença. É um dos distúrbios mais frequente e incapacitantes de que se tem conhecimento. Ele pode ser colocado dentro do grupo de doenças ansiosas, pois a ansiedade é uma marca entre o pensamento intrusivo (obsessivo) e o comportamento a ele associado (compulsivo). O TOC pode surgir em qualquer fase da vida, e é um transtorno crônico e oscilante, com fases de piora e melhora.

Atenção ao nível de ansiedade!
Se os sintomas aparecem apenas ocasionalmente, baixos níveis de ansiedade são geralmente funcionais para lidar com situações e, portanto, devem ser bem-vindos e usados ​​proativamente como estímulo (bem como um indicador de alerta personalizado). Não devem ser considerados patológicos ou serem eliminados com remédios. Mas se os sintomas se tornarem sérios, afetarem sua qualidade de vida ou durarem mais de seis meses, é importante entrar em contato com um profissional, psicólogo ou um psicoterapeuta
Não confunda ansiedade com medo:
Ansiedade não é medo. Um estudo publicado em 2016 no American Journal of Psychiatry por Joseph LeDoux e Daniel Pine, dois neurocientistas bem conhecidos, enfatizou como o medo e a ansiedade dependem de diferentes circuitos neuronais. É certamente verdade que um estado ansioso pode ser ativado em situações percebidas como perigosas, mas a maioria dessas experiências estão relacionadas à percepção do estresse: em certos ambientes, vivendo em situações estressantes que perduram ao longo do tempo, muitas pessoas tendem a desenvolver respostas ansiosas. Vários estudos mostraram que algumas pessoas são mais predispostas à sua constituição genética ou porque vivem ou cresceram em um ambiente familiar ansioso.
Desempenho e autoimagem:
Uma forma particular é a ansiedade do desempenho: acontece quando você se sente chamado a responder a níveis de visibilidade, produtividade, rendimento, padrões de “perfeição” que, se não forem alcançados, podem colocar em risco o lugar, o respeito, a ideia que os outros têm de nós ou a imagem que temos de nós mesmos. Da mesma forma, uma experiência de ansiedade pode indicar que você não está realmente se sentindo realizado, mas está seguindo pressões sociais, modelos externos ou, novamente, há uma experiência difusa e profunda de baixa autoestima.
Por trás, às vezes há raiva:
Ansiedade, às vezes, é a parte visível de um sentimento profundo de raiva (que se expressa, socialmente, como menos aceitável e compreendido): é uma espécie de máscara que permite abaixar, não declarar o que você realmente sente porque teme. Quase sempre esse “esconderijo” não é feito conscientemente, mas é uma transformação que acontece no nível inconsciente.

A mensagem simbólica, a leitura psicossomática:
Do ponto de vista psicossomático, a ansiedade – sempre – fala de uma grande riqueza, de um potencial que precisa ser libertado, vivido, reconhecido: “Através dele, o cérebro assume a responsabilidade de nos sacudir na raiz para sinalizar que estamos excluindo de nossas vidas uma parte essencial de nós mesmos, algo que obviamente não pode ser suprimido sem recaídas: criatividade, sexualidade, sentimentos, liberdade, desejos, modos de ser”, explicam especialistas. Naturalmente, para isso, primeiro precisamos reconhecê-lo, aceitá-lo.
Boas práticas para lidar com um estado produtor de ansiedade:
A ansiedade não é irresolúvel. Se, naturalmente, é melhor preveni-la no momento em que ela se apresenta, você pode adotar pequenos remédios estratégicos. Por exemplo:-ouça e tente “entrar” em uma música que você realmente gosta-respire profundamente, traga sua atenção apenas na respiração e nas sensações do corpo-faça um belo passeio na natureza-uma corrida (ou qualquer atividade física que “force” a atenção para o que você estiver fazendo)-e em geral, adote estilos de vida mais corretos (horas adequadas de descanso, alimentação saudável e orgânica, boas relações construtivas, ter tempo para se dedicar às coisas boas da vida e não apenas para trabalhar, colocar limites claros de trabalho), incluindo a relação com a tecnologia: essencial, entre outras coisas, desconectar-se do PC, telefone celular, não assistir TV por pelo menos meia hora antes de ir para a cama.
A eficácia da meditação mindfulness:
A meditação é absolutamente eficaz contra os transtornos de ansiedade. Numerosos estudos demonstraram a eficácia da atenção plena (mindfulness). É importante esclarecer que, se você ainda não tem o hábito, começar a meditar enquanto estiver em um estado de ansiedade é bastante difícil. Portanto, é melhor começar a aprender esse tipo de atividade quando você estiver num estado emocional mais sereno: praticar mindfulness aumenta, em todo o caso, o bem-estar pessoal, a autoestima, a autoconsciência.
Em um “terreno” físico e emocional mais centrado e consciente, você estará menos propenso a ter episódios de ansiedade e, em qualquer caso, será capaz de enfrentá-los e resolvê-los mais facilmente.
Redação Cura Plena.
Fonte: Chico de Minas Xavier


"ESGOTAMENTO MENTAL: O QUE FAZER????"

A exaustão emocional é um estado atingido pela sobrecarga de esforço. Neste caso, não falamos apenas de excessos de trabalho, mas também de assumir conflitos, responsabilidades ou estímulos emocionais ou cognitivos.
A exaustão emocional não vem de um momento para outro. Trata-se de um processo que ocorre lentamente, até que haja um ponto em que a pessoa entra em colapso. Essa quebra a submerge em paralisia, depressão profunda ou doença crônica. Ocorre um colapso na vida da pessoa, porque ela literalmente já não aguenta mais.
Nada pesa tanto quanto o coração quando está cansado”.
-José de San Martín-
Embora a exaustão emocional seja sentida como cansaço mental, geralmente está acompanhada de uma grande fadiga física. Quando isso acontece, há uma sensação de peso, de incapacidade de seguir em frente. Caímos, então, em uma inércia da qual é difícil sair.
As causas do esgotamento emocional:
O esgotamento emocional se origina porque há um desequilíbrio entre o que damos e o que recebemos. Aqueles que são vítimas disso dão tudo o que podem de si mesmos, seja no trabalho, em casa, no relacionamento ou em qualquer área.
Em geral, isso ocorre em áreas onde há uma grande exigência, que por sua vez, aparentemente, exige grandes sacrifícios. Por exemplo, em um trabalho onde há um alto risco de demissão. Ou em uma casa cujos membros estão cheios de problemas e exigem atenção. Também quando temos um relacionamento conflituoso ou com sérias dificuldades.
O comum é que a pessoa exausta não tenha tempo para si mesma. Tampouco recebe reconhecimento, carinho ou consideração suficiente. Espera-se que ela se “renda” o tempo todo. Como se não tivesse necessidades, ou como se fosse mais forte que o resto e pudesse aguentar tudo.
Os primeiros sintomas de exaustão:
Antes que apareça a exaustão emocional propriamente dita, há algumas indicações que a anunciam. São sinais aos quais, em geral, não são dados muita importância. Se os notarmos, as medidas podem ser tomadas a tempo.
Os sintomas iniciais da exaustão emocional são:
Cansaço físico:
 A pessoa se sente cansada com frequência. A partir do momento em que abre os olhos, sente como se fosse extremamente árduo o que a espera no dia.
Insônia:
 Por mais contraditório que pareça, uma pessoa com exaustão emocional apresenta dificuldade para dormir. Sempre tem problemas aos quais dedica tempo demais e que fazem com que seja difícil pegar no sono.
Irritabilidade:
Há desconforto e perda de autocontrole com certa frequência. A pessoa exausta parece mal-humorada e é muito sensível a qualquer crítica ou gesto de desaprovação.
Falta de motivação:
 Quem sofre de exaustão emocional começa a agir mecanicamente. Como se fosse obrigado a fazer o que faz o tempo todo. Não tem entusiasmo ou interesse em suas atividades.
Distanciamento afetivo:
As emoções começam a ficar cada vez mais planas. É como se, na verdade, a pessoa não sentisse praticamente nada.
Esquecimentos frequentes:
A saturação de informações e/ou estímulos leva a falhas na memória. Esquecem com facilidade as pequenas coisas.
Dificuldades para pensar. A pessoa se sente confusa com facilidade. Cada atividade implica um gasto maior de tempo do que antes. Raciocina lentamente.
As saídas para a exaustão emocional:
A melhor maneira de superar a exaustão emocional é, naturalmente, descansando. Você tem que encontrar tempo livre para relaxar e ficar calmo. As pessoas que se exigem muito passam anos sem, por exemplo, tirar férias. Isso não pode acontecer. Mais cedo ou mais tarde, só leva à fadiga. Então, uma boa ideia é tirar alguns dias para dedicar ao descanso.
Outra solução é trabalhar para construir uma atitude diferente diante das obrigações diárias. Cada dia deve incluir horários para dedicar aos compromissos e também momentos para descansar e realizar atividades que sejam gratificantes. Devemos deixar de lado as obsessões de perfeição ou realização.
Finalmente, é muito importante nos sensibilizarmos com nós mesmos. Para isso, nada melhor do que dedicar um momento a cada dia para ficarmos sozinhos. Respirar, nos reconectar com o que somos e com o que desejamos. É fundamental desenvolver uma atitude de compreensão e bondade com nós mesmos. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, será impossível seguir adiante.
A mente é Maravilhosa.

Fonte: Chico de Minas Xavier



"INCÊNDIO NO MUSEU NACIONAL. VISÃO ESPÍRITA"

Um incêndio atingiu o Museu Nacional no Rio de janeiro e destruiu a maior parte do se seu acervo histórico, cerca de vinte milhões de itens. Ninguém se feriu e ainda não há informações sobre as causas do fogo. Mas o incêndio foi uma fatalidade, ou algo que estava nos acontecimentos dos destinos espirituais da nação?
A espiritualidade amiga não pôde proteger o museu, ou isso não cabe aos espíritos? Existem interesses espirituais presentes na preservação de um museu como esse? Saiba mais sobre esse tema com o estudioso espírita André Marouço.
Não existe acaso na doutrina espírita. Quando nos deparamos com situações humilhantes, das quais não esperamos, muitas vezes, nos perguntamos: “Porque Deus permitiu?” Qual é a visão espírita da fatalidade?
A vaidade e o orgulho levam os encarnados a se questionar desta forma. As provas físicas escolhidas no mundo espiritual criam “uma espécie de destino”. Mesmo assim, são escolhas. Portanto, o livre-arbítrio sempre prevalece, tanto no mundo espiritual, quanto no plano físico.
Vemos todos os dias, casos de pessoas que vivem algum problema na família. Muitas vezes, esses desafios podem acarretar comportamentos nocivos por parte de algum membro participante desta prole. Este mesmo pode alegar: “Eu não podia ser diferente! Com essa família que eu tenho”.
Ou seja, este encarnado atribui a responsabilidade de tomar atitudes ruins a sua família. Atentemo-nos, essa não é uma atitude salutar, pois devemos assumir os nossos erros e enfrentá-los com coragem para não repeti-los em próximas encarnações ou nas atitudes terrenas.
O Livro dos Espíritos esclarece que essa reação é comum, pois, algumas vezes, o amor próprio do ser humano não gosta de atribuir a responsabilidade a si mesmos sobre os insucessos que experimentamos.
Como aplicar a visão espírita nos acontecimentos da vida
Nosso mundo é um planeta de provas e expiações que abriga espíritos encarnados e desencarnados que estão em busca de evolução. Nós, os encarnados, sofremos influências dos espíritos, mas eles não dominam a nossa vontade.
Tu mesmo escolhe sua prova. Quanto mais difícil, mais se elevará”, trecho da questão 866 (adaptado).
Quanto mais o fardo é pesado, mais o espírito evolui. A vida é uma espécie de teia, que vai se fiando conforme as histórias se entrelaçam e formam um denominador comum. Esse denominador é a vida que precisamos viver. Nada é coincidência, mas sim, providências tomadas pela espiritualidade superior. Temos a oportunidade de suportar as provas e escolher como lidar com elas. Nada é castigo! Tudo é aprendizado!
TV MUNDO MAIOR
Fonte: Chico de Minas Xavier

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...