Seguidores

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

‘A LOUCURA E SUAS CAUSAS. O ESPIRITISMO LEVA A LOUCURA? VISÃO ESPÍRITA”

Há ainda criaturas que veem perigo por toda parte, em tudo aquilo que não conhecem, não faltando as que tiram conclusões desfavoráveis ao Espiritismo do fato de terem algumas pessoas, que se entregaram a estes estudos, perdido a razão. Como podem os homens sensatos aceitar essa objeção? Não acontece o mesmo com todas as preocupações intelectuais, quando o cérebro é fraco? Conhece-se o número de loucos e maníacos produzidos pelos estudos matemáticos, médicos, musicais, filosóficos e outros? E devemos, por isso, banir tais estudos? O que provam esses efeitos? Nos trabalhos físicos, estropiam-se os braços e as pernas, que são os instrumentos da ação material; nos trabalhos intelectuais, estropia-se o cérebro, que é o instrumento do pensamento. Mas se o instrumento se quebrou, o mesmo não aconteceu com o Espírito: ele continua intacto e, quando se libertar da matéria, não desfrutará menos da plenitude de suas faculdades. Foi no seu setor, como homem, um mártir do trabalho.
Todas as grandes preocupações intelectuais podem ocasionar a loucura: as Ciências, as Artes e a Religião fornecem os seus contingentes. A loucura tem por causa primária uma predisposição orgânica do cérebro, que o torna mais ou menos acessível a determinadas impressões. Havendo essa predisposição à loucura, ela se manifestará com o caráter da preocupação principal do indivíduo, que se tornará uma idéia fixa. Essa idéia poderá ser a dos Espíritos, dos anjos, do diabo, da fortuna, do poder, de uma arte, de uma ciência, da maternidade ou de um sistema político ou social. É possível que o louco religioso se apresente como louco espírita, se o Espiritismo foi a sua preocupação dominante, como o louco espírita se apresentaria de outra forma, segundo as circunstâncias.
Digo, portanto, que o Espiritismo não tem nenhum privilégio neste assunto. E vou mais longe: digo que o Espiritismo bem compreendido é um preservativo da loucura.
Entre as causas mais frequentes de superexcitação cerebral, devemos contar as decepções, as desgraças, as afeições contrariadas, que são também as causas mais frequentes do suicídio. Ora, o verdadeiro espírita olha as coisas deste mundo de um ponto de vista tão elevado; elas lhe parecem tão pequenas, tão mesquinhas, em face do futuro, que o aguarda; a vida é para ele tão curta, tão fugitiva que as tribulações não lhe parecem mais do que incidentes desagradáveis de uma viagem. Aquilo que para qualquer outro produziria violenta emoção, pouco o afeta, pois sabe que as amarguras da vida são provas para o seu adiantamento, desde que as sofra sem murmurar, porque será recompensado de acordo com a coragem ao suportá-las. Suas convicções lhe dão uma resignação que o preserva do desespero e consequentemente de uma causa constante de loucura e suicídio. Além disso, conhece pelo exemplo das comunicações dos Espíritos a sorte daqueles que abreviam voluntariamente os seus dias, e esse quadro é suficiente para o fazer meditar. Assim, o número dos que têm sido detidos à beira deste funesto despenhadeiro é considerável. Este é um dos resultados do Espiritismo. Que os incrédulos se riam quanto quiserem: eu lhes desejo as consolações que ele proporciona a todos os que se dão ao trabalho de lhe sondar as misteriosas profundidades. Entre as causas da loucura, devemos ainda incluir o pavor, sendo que o medo do diabo já desequilibrou alguns cérebros. Sabe-se o número de vítimas que ele tem feito ao abalar imaginações fracas com essa ameaça, que cada vez se procura tornar mais terrível através de hediondos pormenores? O diabo, dizem, só assusta as crianças, é um meio de torná-las mais ajuizadas. Sim, como o bicho-papão e o lobisomem. Mas, quando elas deixam de temê-lo, ficam piores do que antes. E para conseguir tão belo resultado não se levam em conta as epilepsias causadas pelo abalo de cérebros delicados. A religião seria bem fraca, se, por não usar o medo, seu poder ficasse comprometido. Felizmente assim não acontece. Ela dispõe de outros meios para agir sobre as almas e o Espiritismo lhe fornece os mais eficazes e mais sérios, desde que os saiba aproveitar. Mostra as coisas na sua realidade e com isso neutraliza os efeitos funestos de um temor exagerado.
O Livro dos Espíritos
Allan Kardec



“QUANDO EXISTE O DESEJO DE NUNCA MAIS NASCER. PESSOAS SOFRIDAS QUE MORREM DE MEDO DA REENCARNAÇÃO. MEDO DE SOFRER TUDO NOVAMENTE. ”

Quando existe o desejo de nunca mais nascer, quando a ideia da reencarnação parece uma maldição, quando existe o desejo que tudo termine, é porque o cansaço da luta está forte e a satisfação pequena.
É necessário amparar e abraçar como fazemos com as crianças e esquecemos de fazer com os adultos.
É preciso recomeçar nesta vida, ser diferente para ter resultados diferentes.
Mas, se nesta vida não conseguir renascer, no plano espiritual, antes da nova encarnação, haverá preparo e novas oportunidades.
Jamais uma encarnação será como a outra; todavia, o espírito será o mesmo.
O aprendizado facilita tudo, por isto é tão importante renascer em vida; aprender e evoluir.
Explicando:
Para algumas pessoas a ideia de que a vida espiritual continua é um temor. Elas precisam de descanso, elas desejam "dormir" após a morte do corpo.
Existem religiões que dizem: após a morte você dormirá e só levantará no dia do juízo final, quando será julgada.
A pessoa sofrida e cansada tem um alento com esta crença. Ela dormirá, descansará. Ela crê que uma pessoa sofrida como ela terá sua recompensa no dia do Juízo Final, quando finalmente será reconhecida.
Ela precisa de consolo. Ela precisa de esperança: "você está sofrendo, mas algo bom te espera do outro lado".
Ela está cansada e o espiritismo diz que ela ainda tem uma maratona de vidas encarnadas pela frente. Diz que ela tem que lutar mais, aprender mais, superar suas dificuldades, ser cada vez melhor...
Ela pensa: "isto não tem fim?"
Ela sente que é uma maldição ter que reencarnar.
Ela precisa de doçura, acolhimento, de uma mão estendida, de apoio.
Ela precisa de alguém que a escute, acolha e a proteja.
Ela precisa desesperadamente de ternura e de se sentir apoiada.
Não basta dizer avante, para quem está "pregada" na cruz.
Não adianta mensagens positivas, para quem vive no limite de suas capacidades.
Chega a ser cruel! É como dizer para um manco e dolorido que ele tem que correr três vezes a maratona.
É verdade! Ele tem uma maratona de vidas pela frente. Mas, naquele momento, ele só quer saber de parar, descansar, recarregar as baterias, ter alguém que acolha, oriente e o ajude a se fortalecer.
Neste ponto, as pessoas mais espiritualizadas estão falhando absurdamente.
Aqueles que acreditam na reencarnação estão se fechando em suas vidas individualistas.
Os evangélicos designam um orientador para cada pessoa necessitada. É um amigo com quem rezar, com quem desabafar, com quem se orientar.
É a mão estendida que toca o coração e diz: você não está sozinho.
Tem alguém que está à sua disposição, que lhe abre a casa, oferece seu tempo.
É uma ação que diz para esta pessoa: você é importante!
É a prática da disponibilidade amorosa que toca o coração no âmago mais profundo.
É o sentido maior do amor cristão.
É o estar junto, compartilhar, se abrir para o outro entrar.
É dizer: aqui você é bem vindo!
Saber escutar o outro é uma forma de fazer o bem e viver em paz
  A prática da caridade te ajuda a viver melhor e a criar amizades sadias
Esta ligação gera mais do que esperança: é o amor que cicatriza feridas e ajuda aquela pessoa renascer para a vida.
A verdade é que as pessoas precisam de força para realmente acreditarem na reencarnação, na luta de longo prazo, constante.
Nem sempre a pessoa tem esta força. Muitas vezes as pessoas sentem-se presas, paralisadas, incapacitadas. Sentem que os problemas lhes massacram. Estas pessoas querem apenas que chegue um momento em que Deus lhes diz: "chega, está bom. Você já sofreu o bastante. Agora vem o descanso e a recompensa".
Elas precisam que este Deus, este Jesus, seja "materializado" em algumas pessoas que assumem a missão de estender a mão e acolher estas pessoas.
São Francisco de Assis fez isto muito bem. Os evangélicos também fazem isto. Já no espiritismo, estes anjos encarnados não se dispõem a ficar a disposição, abrindo as portas de seus lares e de seu tempo.
Existem várias formas da bondade ser exercida.
Uma grande bondade é resgatar estas pessoas desesperadas por se sentirem alguém na vida; alguém que tem uma mão amiga a lhes tocar no coração.
É como se fosse a mão de uma mãe que acalenta e traz segurança para seus filhos. É a ternura, a aceitação, é o estar junto. É a força mais curadora do universo.
Todos precisam, em alguns momentos da vida, sentir um coração aberto e uma aceitação sem crítica.
São momentos em que as forças nos faltam. Ter alguém que dedica parte do seu precioso tempo conosco é como um anjo da guarda dizendo: "estou contigo! Você é importante, te aceito e cuido de ti."
Isto é muito, muito importante. É curador e é espalhar o amor pelo planeta.
Você recebe muito da vida. Abra seu coração para oferecer muito. Será assim que o seu amor irá se multiplicar.
Sirva! Ame! Abra seu tempo e sua vida para outra pessoa ocupar um pequeno espaço. Sem esta doação sua evolução espiritual será sempre muito limitada.
A vida burguesa isola as pessoas. A evolução espiritual quer que elas se unam cada vez mais através do amor, da caridade, da realização de projetos que transcendam ao egoísmo imediatista.
Pense nisto!

Autor: Regis Mesquita- Blog: Nascer Várias Vezes

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...