Seguidores

sábado, 2 de setembro de 2017

“ESPIRITISMO É COISA DO DIABO? DO COISA RUIM?

Costumeiramente me perguntam se o Espiritismo é obra do "Coisa Ruim".
Digo que não, claro que não...
Allan Kardec afirmou: Fora da caridade não há salvação.
A meu ver o tal "Coisa Ruim" não é caridoso.
O espírita consciente, porém, faz o contrário: É caridoso, amoroso, respeita as diferenças, exercita o amor ao próximo, cultiva a paz em si, não humilha seu semelhante, abomina a violência...
Portanto, o Espiritismo faz tudo ao contrário do que manda o "Coisa Ruim". Se ele veio para, segundo alguns, matar, roubar e destruir, o Espiritismo veio para construir, falar de Jesus e promover o amor entre as pessoas...
Há páginas belíssimas da literatura espírita que comprova ser o Espiritismo uma doutrina de cristã e de amor. No entanto, ainda existe um certo preconceito em relação ao Espiritismo. Claro que nada igual ao passado, mas ainda existe o preconceito que, claro, é filho da ignorância. Exatamente!
Quem ignora desconhece e quem desconhece, se faz julgamento o faz de forma equivocada. É o que ocorre com aqueles que julgam a Doutrina Espírita sem conhecê-la, baseados nas “lendas” e “causos” narrados por quem não leu e não gostou. Entretanto, há uma forma deste preconceito ser combatido.
Como? Divulgação do Espiritismo, propagação das idéias espíritas. E não adianta considerar que isso será feito por profitentes de outras religiões ou pela Rede Globo com suas novelas.
Claro que não. A divulgação do Espiritismo é tarefa do espírita.
Tempos atrás uma amiga disse-me:
- Puxa, vocês deveriam divulgar mais e melhor, fazer com que a grande massa tenha conhecimento do Espiritismo para não pensar que vocês mexem com vela preta e galinha...
Respondi à ela que divulgamos a doutrina, mas respeitamos a ponto de vista alheio.
Ela rebateu: - Ai que você se engana. Não vejo propagandas, não vejo livros nas grandes livrarias, poucos artigos escritos em jornais não espíritas, palestras realizadas apenas em centros...
Pouquíssimas propagandas em veículos que atingem multidões, dificuldade em aceitar a internet como ferramenta de trabalho espírita.
Enfim, é preciso ir além, meu amigo, quem não é visto não é lembrado. As palavras dela marcaram. Compreendi a importância de o espírita utilizar o marketing na divulgação da doutrina. Sei que esta palavra – marketing – poderá chocar alguns, mas o termo é bem este mesmo.
O que nos falta, amigos?
Falta-nos exatamente o que sobra em outras religiões: ousadia e coragem para apresentar o Espiritismo ao mundo. Enquanto nos limitarmos a um público nosso, de nossos centros, enquanto não pensarmos e refletirmos a importância social das idéias espíritas muita gente irá confundir-nos com “aqueles que mexem com o Coisa Ruim”.
Penso que é o momento de fazermos com que o Espiritismo dialogue com o povo que, diga-se de passagem, necessita de Evangelho à luz da explicação espírita. Pensemos nisto, aliás, pensemos muito nisto!
Wellington Balbo (Bauru – SP) é membro da Rede Amigo Espírita

Wellington Balbo é professor universitário, escritor e palestrante espírita, Bacharel em Administração de Empresas e licenciado em Matemática. É autor do livro "Lições da História Humana", síntese biográfica de vultos da História, à luz do pensamento espírita, e dirigente espírita no Centro Espírita Joana D´Arc, em Bauru.

“A TERRA E O TERCEIRO MILÊNIO”

Nós, os espíritas, aceitamos a ideia de que a Terra deixará de ser um mundo de expiações e provas para tornar-se mundo regenerador.
Nesses mundos , seus habitantes procuram viver sob a influência maior das necessidades e valores espirituais. Vivem ainda sujeitos às leis naturais, têm as mesmas sensações e desejos que nós, mas estão libertos dos vícios e das paixões desequilibradas que ainda escravizam os homens na Terra.
Têm ainda de passar por provas, às quais compreendem e buscam vencê-las com confiança em Deus, em si , com serenidade. Esforçam-se por viver de acordo com as leis naturais, participando então de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais feliz.
Reconhecem sua realidade espiritual, assumem a responsabilidade, consciente e feliz, da sua evolução.
Seus objetivos maiores são satisfazer suas necessidades espirituais, visto que as socioeconômicas estão sendo resolvidas, satisfatoriamente, sem privilégios particulares, pessoais ou de grupos, pois o bem de todos é a aspiração de cada um, ou pelo menos, da grande maioria.
Os deveres e os direitos dos homens são respeitados e todos têm as mesmas oportunidades de crescimento, de acordo com sua vontade, seus interesses.
São mundos felizes para nós que vivemos na Terra!
Estamos no ano um do terceiro milênio.
A Terra nos parece muito distante de tornar-se um mundo regenerador, embora já tenha evoluído muito, porque a progressão material e espiritual estão sempre presentes, seja através do esforço, da boa vontade no bem ou através da dor, do sofrimento, consequências das más ações dos homens.
Esperando que, neste milênio, a Terra transformar-se-á em um mundo melhor, onde os homens viverão o equilíbrio na satisfação das suas necessidades materiais e espirituais, perguntamos: - As condições e situações da Terra atual favorecem essas transformações? Fazem-nos vislumbrar essa possibilidade?
Se aceitamos o progresso como uma das forças da natureza, presente em tudo que existe, material e espiritual, temos de aceitar que a Terra e seus habitantes não continuarão como hoje.
Houve muita mudança desde sua formação e o aparecimento dos primeiros seres vivos. No corpo físico de hoje, difícil pensar no ser unicelular que lhe deu origem. Na alma de hoje, difícil pensar no princípio espiritual do qual se desenvolveu.
O homem de hoje e a Terra de hoje são muito diferentes da Terra e do homem primitivo.
Por que então, a humanidade terrena, constituída de encarnados e desencarnados, não pode transformar-se mais e tornar a Terra um mundo melhor?
Aceitamos que essa mudança será realizada. Esperamos que seja neste milênio, sem data prevista, nem repentinamente. Aliás, pensamos que já vivemos na fase de transição, que se completará quando grande parte da humanidade estiver empenhada, realmente, em resolver os problemas socioeconômicos e morais em favor de todos os seus habitantes, derrubando as barreiras do fanatismo, do nacionalismo exacerbado, do racismo, do poder que quer dominar o outro, aproveitando-se das dificuldades do mais frágil.
Acreditamos que, neste milênio, a luta maior da humanidade será o desenvolvimento do respeito aos direitos individuais e das nações, em direção ao amor ao próximo, que leva , somente, a fazer aos outros o que se quer para si.
Aqueles que não conseguirem acompanhar esse progresso moral, permanecendo no mal pelo prazer do mal, serão banidos para mundos inferiores, onde viverão entre homens primitivos, reiniciando seu desenvolvimento moral.
Esta fase de transição para um mundo melhor, pode durar séculos porque depende do desenvolvimento espiritual da humanidade.
Muitas coisas boas e más acontecem, mas o destaque maior, através da mídia, é para as coisa ruins.
Existe a parte boa dessa divulgação do mal, porque necessário é que este seja conhecido, difundido para que os homens se horrorizem e busquem combatê-lo, desenvolvendo o bem.
Como, por causa da nossa imperfeição, aprendemos e nos desenvolvemos mais em situações adversas e difíceis, temos hoje, as condições propícias ao desenvolvimento moral e ao encontro das melhores soluções para os grandes problemas que afligem os homens e as nações.
Se hoje a Terra ainda não está pronta para a grande mudança, oferece a todos uma boa época de transição, pelo chamado à responsabilidade de cada um na tarefa de regeneração da humanidade.
Lembremo-nos de que um milênio tem dez séculos. Aproveitemos esse tempo para melhorarmo-nos, porque a autoeducação é lenta e também para colaborarmos nessa gigantesca tarefa, onde estivermos , aqui ou no além.
Pensamos que nessa luta, na qual todos estamos envolvidos, continuará havendo dores e sofrimentos, porque o homem, em geral, ainda não sabe usar a instrução, a informação, a saúde, o bem-estar, a ciência, a tecnologia, a arte no bem, em benefício de todos.
Confiamos porém, em Deus , nas Suas leis justas e misericordiosas, na capacidade do homem em transformar –se e de mudar o mundo, nas atividades de auxílio dos Espíritos Superiores, que trabalham sob a direção de Jesus, que nos ensinou a fazer sempre e em qualquer situação a vontade de Deus e que continua na direção do planeta Terra. Lembremo-nos de sua afirmação: " Nenhuma ovelha que o Pai me confiou se perderá."
Façamos pois, a nossa parte, no cumprimento dos deveres, sem exigências em relação aos outros no lar, no trabalho, no lazer, com determinação e participação na resolução dos problemas que afetam a humanidade, porque somos todos responsáveis na elevação da Terra a uma categoria maior, onde viveremos na sociedade justa e feliz que todos almejamos e queremos.
Fontes:
www.omensageiro.com.br; por Leda de Almeida Rezende Ebner;
Portal do Espírito.

      

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...