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sábado, 24 de março de 2018

"NINGUÉM MATA NINGUÉM-” UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE.

O médium baiano Divaldo Pereira Franco, conta uma emocionante história em uma de suas palestras. Certo dia, um casal o procurou para contar um triste episódio de suas vidas. Contou-lhe a esposa:
"Éramos felizes com nossos seis filhos. Entre eles nossa garotinha de cinco anos que chamava-se Margarete. Até que um dia, uma terceira personagem apareceu em nossas vidas. Meu marido, homem sempre bom, atencioso, excelente pai, não reagiu às circunstâncias e, lentamente, trocou o nosso lar por outro. Começou a visitar essa criatura, a diminuir a constância para conosco, enquanto aumentava a sua presença junto a ela. Deixou de vir à casa. Passou a estar conosco apenas periodicamente. Nossa Margarete, a quem ele tanto amava, passou a murchar como uma flor de estufa que perdesse a vitalidade. Um ano se passou terrível. Iniciamos o processo de desquite para o futuro divórcio. Eu tentava contornar o assunto. Mas Margarete chorava e não dizia nada. Quando ele chegava, tomava-lhe as mãos pequeninas e dizia-lhe:
"Meu bem, quando você crescer, quando compreender o mundo e souber de todas as coisas duras da vida, se não puder perdoar alguma coisa má, ao menos desculpe, sim? Você me promete?"
Margarete respondia dizendo:
"Prometo, papai."
Ela não cansava de implorar que ele voltasse a dormir em casa. No tormento em que se debatia nos conflitos de consciência, meu esposo iniciou o retorno. Vinha aos sábados e ia-se aos domingos à tarde. Depois já aparecia no meio da semana. Passou a dormir e a fazer as refeições em casa. Fez a viagem de volta, o retorno ao lar. Até que me pediu perdão e permissão para voltar. Eu aceitei. Quando tudo parecia voltar ao normal, nossa Margarete, sumiu na saída da escola. Nenhuma notícia. Percorremos a cidade enlouquecidos. Pronto-socorro, hospitais, necrotérios, rodoviária, nada . . . Dias após, crianças encontraram o corpo de nossa filhinha Margarete em matagal. Despedaçado, em putrefação. A polícia instaurou inquérito. Quem poderia ser? De suspeita em suspeita chegou-se à antiga companheira de meu marido. Levada a interrogatório severo, confessou:
"Matei! Mataria outra vez, mil vezes, porque ela me desgraçou. Tomou de mim o homem a quem eu amava. Para vingar-me, raptei-a e matei-a, para ela nunca mais fazer isso com ninguém."
Enlouquecido e desesperado, meu marido queria ir ao cárcere decepar as mãos da criminosa e matar-se depois . . . Foi neste estado de ódio, que ouvimos falar de um homem bom como a água refrescante da fonte: Francisco Cândido Xavier. Fomos procurá-lo, e quando ele passou perto de nós gritei:
"Chico, mataram minha filha!"
Ele passou a mão na minha cabeça e disse:
"Meu bem, ninguém mata ninguém. Sua filhinha vive. Nossa Margarete está aqui. Foi trazida pela avozinha. Acalme-se. Você não confia em Deus?" 
Sentei-me. Na madrugada de sábado, chamaram pelo meu nome e pelo do meu marido. Era uma mensagem de nossa filha Margarete. Não sei até hoje o que senti. A mensagem dizia:
"Mãezinha, meu querido papai! Vim, para dizer-lhes que estou viva! Se alguém pensou em me magoar, não conseguiu, papai. Não sei explicar a vocês como tudo aconteceu. Eu me recordo que saía do Jardim de Infância, quando uma pessoa me chamou. Segurou-me, fez-me entrar no carro. Eu não sei o que me aconteceu, mas ninguém me magoou. Não fique triste, papai. Não senti nada. Só saudade. Eu dormi. Se cortaram o meu corpo, não vi. Soube depois. Se ficou todo quebradinho, também não vi. Dormi e quando acordei vovó Felicidade me acarinhava, pedindo que eu acordasse. Eu perguntei o que fazia ali, e perguntei por vocês. Ela me explicou que não poderia vê-los por enquanto, porque eu estava num hospital recebendo tratamento. Chorei muito com saudade de vocês (e citou o nome dos irmãos).
Naquele momento, entrou uma moça bonita, bem vestida, parecendo professora que se apresentou dizendo ser a tia Lídia, sua irmã mamãe, dizendo estar ali para substitui-la. Foi então que ela me contou que estava morta e eu também. Depois pediu que eu dormisse. Voltei a dormir. Quando acordei, titia e vovó me disseram que vocês estavam sofrendo muito. Eu pedi para vê-los, para abraçá-los e vi você com ódio, papai. Paizinho, você se lembra do que me dizia? - 'Se não puder perdoar, pelo menos desculpe'. Paizinho, desculpe! Ninguém nos fez nenhum mal. Eu tinha que voltar para cá e voltei. Mas nunca, nunca mais nos separaremos. Vovó está dizendo que devemos perdoar, e se não pudermos, temos o dever de desculpar. Voltarei outro dia, papai. Eu vim pedir-lhes que desculpem. Paizinho, até já! Mamãe querida, você que é mãe, me compreende melhor, portanto, perdoe! Beija-os a sempre sua, Margarete." O senhor pode imaginar o que sentimos . . . Demo-nos as mãos. Voltamos para casa. É ainda difícil perdoar, mas pelo menos, a gente está tentando desculpar 

Disse Jesus: " Se perdoardes aos homens as faltas que cometerem contra vós, também vosso Pai celestial vos perdoará os pecados; mas, se não perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial também não vos perdoará os pecados." (Mateus, VI - 14-15)

Fonte: GRUPO DE ESTUDO ALLAN KARDEC





sexta-feira, 23 de março de 2018

"PODEMOS SONHAR COM ENTES QUERIDOS DESENCARNADOS?"

Podemos estar com nossos entes queridos em sonho e, ao acordar, não lembrarmos de nada?
O desprendimento da alma pelo sono constitui uma situação muito oportuna para entrarmos em relação com nossos entes queridos. Afirmam-nos os Espíritos da Codificação que “é tão habitual o fato de irdes encontrar-vos, durante o sono, com amigos e parentes, com os que conheceis e que vos podem ser úteis, que quase todas as noites fazeis essas visitas” (questão 414 de 'O Livro dos Espíritos'). Por outro lado, o sonho “é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono”. No entanto, nem sempre recordamos nossas experiências após despertar. Dizem os Benfeitores Espirituais que isso se dá porque ainda não temas “a alma no pleno desenvolvimento de suas faculdades” (questão 402 de 'O Livro dos Espíritos').
Creditam ainda este esquecimento às características da matéria grosseira e pesada que compõe nosso corpo físico. “O corpo dificilmente conserva as impressões que o Espírito recebeu, porque a este não chegaram por intermédio dos órgãos corporais” (questão 403 de 'O Livro dos Espíritos'). É muito justa esta observação da Espiritualidade, pois em nossa condição de Espíritos encarnados, constituem-se memórias conscientes apenas aquelas reminiscências que irritam os centros nervosos correspondentes, localizados no Sistema Nervoso Central.
Em função disso, muitos questionam a utilidade destes encontros, alegando que as ideias e conselhos compartilhados durante o sono não possam ser aproveitados na vida de vigília. Neste ponto, esclarecem os Espíritos da Codificação que “pouco importa que comumente o Espírito as esqueça, quando unido ao corpo. Na ocasião oportuna, voltar-lhe-ão como inspiração de momento” (questão 410a de 'O Livro dos Espíritos'). Até porque a grande maioria destes diálogos diz respeito a temas que interessam mais à vida espiritual do que à corpórea.
Portanto, percebemos que a possibilidade de encontro com entes queridos durante o sono é real e frequente. Aliás, o sono é “a porta que Deus lhes abriu para que possam ir ter com seus amigos do céu” (questão 402 de 'O Livro dos Espíritos'). Mas, para que isso aconteça, mais do que o simples fato de querer, quando desperto, é preciso evitar que as paixões nos escravizem e nos conduzam, durante o sono, a campos menos felizes da experiência espiritual.
“Aquele que se acha compenetrado desta verdade eleve o seu pensamento, no momento em que sente aproximar-se o sono; solicite o conselho dos Bons Espíritos e daqueles cuja memória lhe seja cara, a fim de que venham assisti-lo, no breve intervalo que lhe é concedido. Se assim fizer, ao acordar se sentirá fortalecido contra o mal, com mais coragem para enfrentar as adversidades” (item 38 do Capítulo XXVIII de 'O Evangelho Segundo o Espiritismo').
Retirado do site OSGEFIC

"PODE UM ESPÍRITO REENCARNAR NUMA MESMA FAMÍLIA.?"


quinta-feira, 22 de março de 2018

“PLANEJAMENTO REENCARNATÓRIO”

O retorno a um novo corpo, através da reencarnação, se dá para o crescimento do espírito. É um processo educativo, e não punitivo. Encarado dessa forma, não há um número definido de encarnações para um espírito. Sobre a chamada “lei” de causa e efeito atua a lei de misericórdia, que é uma das variantes da lei de Amor. Os processos não se dão de forma linear, isto é, não se passa pelo que se causou a outrem na mesma proporção e na mesma intensidade. As circunstâncias a que um espírito está sujeito numa encarnação expiatória são sempre atenuadas pela Misericórdia Divina. Achamada “lei” de causa e efeito não é como a pena de Talião. Não é “olho por olho dente por dente”. Às vezes, no período de intermissão, o espírito atravessa sofrimentos, resultantes de suas atitudes quando no corpo físico. Ao reencarnar para aprender, os processos a que estará sujeito não poderão ser idênticos aos que proporcionou aos outros, em face do que aprendeu no período de intermissão, bem como em função da necessidade de educar-se a partir de estratégias amorosas das leis de Deus..
Em geral, as reencarnações são planejadas com antecipação, cujo tempo de preparo será proporcional às necessidades educativas do espírito. Quanto mais evoluído o espírito, maior seu tempo de intermissão, consequentemente mais tempo terá ele para seu planejamento. O planejamento exigirá o concurso de muitos espíritos, os quais participarão, direta ou indiretamente, das relações futuras do reencarnante. Tais preparativos vão desde a escolha dos pais ao tipo e detalhes do corpo que se utilizará o espírito. Escolhe-se o gênero de provas que se atravessará, o tipo de morte que se terá, as principais experiências que deverão ocorrer após o nascimento, que reencontros se darão, que doenças se terá, qual a época mais propícia para se reencarnar, etc.
Tais experiências planejadas se dão no nível de probabilidades, podendo haver alterações, a depender das necessidades do espírito, bem como de seu livre arbítrio e de terceiros. Fundamental é perceber que, embora planejado o destino e a existência da pressão interna das experiências pregressas, o livre arbítrio é soberano, podendo alterar quaisquer daqueles fatores. As escolhas havidas que sejam diferentes do planejado, levarão a consequências - positivas ou negativas - para o espírito. O espírito, após a reencarnação , poderá alterar seu planejamento. Poderá ele, adquirir novos compromissos, como fugir de outros. Poderá ampliar suas realizações previstas, tanto quanto diminuí-las.
A vida na Terra deixa de ser um acaso para ter um objetivo. Cada ação humana tem implicações, pois nada ocorre por acaso. Não se volta à Terra como a uma colônia de férias. A Terra não é uma instância de lazer. Viver é construir para o espírito. Estar no corpo físico é conscientizar-se da responsabilidade por vários processos de aprendizagem que o Universo faculta.
Aqui se está para algo aprender. Não se deve desprezar o mundo social ou o corpo, pois, mesmo sendo a realidade espiritual matriz geradora, não é exclusiva e nem deve contribuir para alienação ao mundo dos ditos vivos. Há uma complementaridade entre a vida material e a espiritual. Viver fora do mundo físico é saber viver nele.
Viver bem na Terra, aspirando a uma vida melhor após a morte, é legítimo, porém não deve ser um fim em si. O espírito não pode esquecer que, além de almejar seu progresso, deve tornar o mundo material um local bom de se viver. O reino dos céus, pregado nos meios cristãos, é tão “além” quanto aqui, isto é, na Terra deve-se implantá-lo, pois ela faz parte do “reino”. A localização desse reino é uma questão de consciência e responsabilidade.
É claro que as escolhas feitas nem sempre obedecem aos compromissos havidos em encarnações anteriores. Tais escolhas podem levar à compulsoriedade, que impõe, ao espírito, determinado processo educativo, independente de seu arbítrio. Há encarnações compulsórias para muitos espíritos que acumulam compromissos, principalmente quando envolvem terceiros. O seu passado espiritual tem influência decisiva nesse processo de escolha. As ligações com desafetos são geradoras de reencontros para que se desfaçam os laços de inimizade e ódio. Os desafetos geralmente nascem juntos para transformarem seus sentimentos aversivos em amor, aprendendo, dessa forma, o real significado do viver. As provas e expiações a que estão submetidos os espíritos, decorrem desses compromissos pregressos. Tais compromissos são vulgarmente chamados de dívidas, cujos correspondentes processos de resgates, chamo de educativos.
O processo de escolha que o espírito faz, guarda relação direta com seu livre arbítrio. O planejamento é um balizador para o espírito. Existe apenas um único determinismo imposto ao espírito. Tal determinismo inexorável é a evolução. Evoluir sempre. O ser humano pode se desenvolver muito nos diversos campos do saber, porém jamais poderá alterar as leis de Deus, e uma delas é a lei de Progresso. Progredir sempre, na direção do Bem, do
Belo e do Amor, para que alcance a felicidade, essa é a lei. Nos processos de escolha não se deve prescindir do bem coletivo.
Cada escolha do espírito tem implicações com o direito dos outros.
Nas mudanças de planejamento que visem auxiliar maior número de pessoas, os resultados serão sempre benéficos para o espírito. Essas mudanças ocorrem, geralmente a pedido do espírito que, desejando continuar encarnado para completar alguma tarefa relevante, conta com auxílio espiritual para a alteração de seu planejamento anterior.
Os conflitos e problemas atuais, antes de serem creditados às existências passadas, devem ser analisados, como faz a Psicologia, a partir da vida atual. Será que a origem de tais conflitos não está na infância problemática? Será que a relação materna e paterna não provoca traumas que eclodem adiante? Certamente que tais fatores influenciam. O retorno de um espírito a uma nova família é sempre uma novidade cheia de receios e carregada de expectativas.
A sociedade muda. Os costumes e regras sociais não são os mesmos para o espírito que esteve ausente da sociedade dos encarnados durante muito tempo. Ele tem que reaprender muito.
Há métodos educativos coletivos, os quais visam alcançar grupos de espíritos necessitados de um mesmo aprendizado. A humanidade, por vezes, atravessa processos educativos coletivos, cujo planejamento pertence a instâncias superiores e visam dar novo ritmo ao planeta. São planejados num nível superior às encarnações individuais. Pela sua interferência nos destinos de uma coletividade, suas particularidades merecem a atenção de espíritos mais elevados.
O suicídio é um exemplo do algo não planejado antes da encarnação e que é uma forma (in)voluntária de alterar o planejamento.
A negligência de alguém que, como consequência leve à sua desencarnação, promove alteração no planejamento reencarnatório. Alguns acidentes se encaixam nessa situação, por ocorrerem fora dos processos educativos do espírito e por vontade (negligente) de seu autor. Como exemplo, cito os casos de adolescentes que correm em ruas das grandes cidades, de forma alucinada, sem a mínima segurança, em brincadeiras conhecidas pelo nome de “pegas”.
Há filhos não planejados antes da reencarnação, que conseguem realizá-la por intercessão de espíritos que obtêm a concordância do casal.
Trechos do livro: Reencarnação: Processo Educativo
Adenáuer Novaes

quarta-feira, 21 de março de 2018

"DIVALDO FRANCO FALA SOBRE MAL OLHADO E FEITIÇARIA."


“A MORTE É APENAS UMA ILUSÃO”

Um renomado Cientista, MD, teórico e autor de um livro de sucesso, faz uma revelação fantástica: ''A morte é apenas uma ilusão: nós continuamos a viver em um universo paralelo''.
O autor dessas revelações é Robert Lanza, cientista que ficou famoso por suas pesquisas com células-tronco e clonagem de seres vivos, em especial como meio de preservação em favor de espécies ameaçadas de extinção.
O médico afirma que, como a própria vida e a nossa consciência são as chaves para entender a verdadeira natureza do Universo, há muitas razões pelas quais não vamos morrer.
Para ele, a morte não é o fim, como muitos de nós pensamos. Acreditamos que vamos morrer, porque é o que nos foi ensinado, mas, segundo ele, continuaremos a viver em um universo paralelo.
Todas essas descobertas se encontram em um livro chamado Biocentrismo e, nele, o autor afirma que ”a vida e, mais ainda, a consciência – que se expressa por meio da vida –tem a primazia evolutiva e, com esta, estimula o desenvolvimento das manifestações físicas do Universo.
William Crookes físico e químico descobridor do elemento químico Tálio e da matéria radiante, fez pesquisas pioneiras sobre o assunto. Assim como as médiuns na Inglaterra vitoriana e que abriram caminho à Society for Psychical Resarch, fundada em 1882, o pesquisador deixou muitos legados. No ano de 1870, Crookes decidiu que a ciência tinha a obrigação de estudar os fenômenos associados com o espiritualismo e assim o fez até sua morte.
Que bom que Doutrina Espírita e ciência se completam. Para nós espíritas, a morte significa a libertação da alma, que, após cumprir compromissos assumidos na espiritualidade, volta para casa. Aprendemos através da palavra educativa do mundo espiritual, que quando nosso corpo físico que nos foi emprestado pela misericórdia Divina não oferece mais condições de evoluir e de adquirir nenhum aprendizado que venha a contribuir para o nosso crescimento espiritual e moral, precisamos retornar à nossa verdadeira vida, a fim de continuarmos a nossa educação e nos prepararmos para uma nova etapa, a ser vivenciada através de uma nova encarnação.
Segundo nos ensinam os espíritos, são as nossas ações aqui na terra que norteiam a nossa estada no plano espiritual e se essa estada se torna sofrida, trata-se de um sofrimento moral. É a alma que sofre, não o corpo, pois este transforma em matéria morta, entra em processo de decomposição e volta à terra, de onde surgiu, a fim de contribuir com o equilíbrio de toda uma existência.
Situação bem diversa acontece com o espírito que durante uma vida enveredou por caminhos serenos, que viveu com amplitude, mas sem ambições exageradas; que praticou a caridade, que cumpriu os seus deveres familiares, profissionais e sociais, que procurou desenvolver virtudes, combatendo imperfeições, através da “reforma íntima”.
Em nossa vida não existem “acasos! Nos ensinam os espíritos que tudo acontece através da Lei de Ação e reação; é a Lei circular, como diria o Mestre Léon Denis em seus escritos. Não existem injustiças, nem injustiçados. Não existem situações favoráveis ou desfavoráveis. Tudo se move e se completa a fim de permitir a todos nós realizar o melhor, até chegar o momento de voltar para casa.
Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho, afirmou Santo Agostinho.
Para nós espíritas, a morte não existe e amigos e afeiçoados nos esperam no “mundo dos espíritos” para nos abraçar ou encorajar em uma nova etapa.
Jovem, façamos o bem, vivenciemos o bem enquanto o nosso espírito se prepara para a verdadeira vida, em um universo paralelo de novas descobertas!
Fátima Moura-
Fonte: CORREIO ESPÍRITA



terça-feira, 20 de março de 2018

“POR QUE DEUS NOS AFASTA DAS PESSOAS QUE AMAMOS? ”

Essa é uma dúvida muito comum. Quase todas as pessoas que acreditam em Deus podem se perguntar: Mas por que Deus, que é soberanamente justo, bom e misericordioso, nos coloca diante da prova do afastamento das pessoas que amamos, principalmente com a morte?
Algumas pessoas podem responder que Deus não nos afasta de ninguém, mas sim as circunstâncias da vida ou o livre arbítrio humano é que criam essas situações. Quem duvida que Deus seja o autor desse afastamento, pode se reportar ao texto “Deus e Perfeição”, no blog de Hugo Lapa, onde essa ideia é explicada em detalhes.
Mas então qual seria o propósito desse afastamento? Alguns dirão que Deus nos afasta do outro para que possamos começar a valorizar mais a outra pessoa. Essa valorização ocorre de fato, pois o ser humano sempre dá mais valor aquilo que perde ou aquilo que não pode ter. Mas esse ainda não é o propósito maior do afastamento. Outros dirão que o propósito é nossa evolução e aprendizado. Sim, isso está correto, mas não explica as nuances do tema, pois todas as provas da vida humana tem como finalidade última o progresso incessante do nosso espírito. Assim, pode-se perguntar: evolução visando o que? Quando um espírito evolui, ela passa de um estado inferior a um estado superior. Qual seria, nesse caso, o estado ou o propósito mais elevado criado pelo afastamento daqueles que amamos?
Para responder essa pergunta, vamos analisar quais são os dois maiores mandamentos de Deus segundo Jesus. Encontramos essa resposta no Evangelho de Marcos, capítulo 12:
Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12:28-31)
Jesus deixa claro que o maior mandamento da lei é “Amar a Deus sobre todas as coisas” e o segundo mandamento é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Esse é, segundo Jesus, o maior mandamento e também, obviamente, o objetivo máximo do ser humano na Terra, ou da alma encarnada neste mundo. Observe que Jesus não disse: “Ama tua mãe”; “Ama teu pai”; “Ama teu filho”; “Ama teu irmão de sangue”; “Ama este ou aquele”. Não, Jesus não faz referência a isso. Jesus apenas diz para amarmos a Deus acima de tudo e amarmos o nosso próximo como amamos a nós mesmos.
Em outra passagem, quando alguém avisou a Jesus que sua mãe e seus irmãos estavam o esperando do lado de fora, ele disse: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” Jesus olhou a sua volta e disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe” (Marcos 3:34,35). Nessa passagem Jesus deixa clara uma nova ideia de fraternidade. Jesus compreendia sua verdadeira família não como aquela constituída pelos laços consanguíneos, mas sim como uma irmandade universal, que todos poderiam fazer parte, e que o sentido dessa família maior seria a realização da vontade divina. Assim, Jesus expande nosso conceito de família para além dos laços biológicos e afetivos. Jesus não disse para amarmos uma ou outra pessoa. Ele deixou claro que devemos amar a todas as pessoas, de forma plena e incondicional. Isso está muito claro nos ensinamentos cristãos, assim como na doutrina de outras religiões. A fraternidade entre os seres não deve se limitar, não deve ser circunscrita; ser enquadrada apenas em nossos afetos biológicos ou nos relacionamentos amorosos. A família autêntica, verdadeira, natural e real deve abranger a todos; deve ser universal, romper fronteiras e englobar todos os seres viventes.
Dessa forma, qual o sentido do afastamento das pessoas que nos são caras? Como já dissemos em outra ocasião, o significado é simples: Deus nos afasta daqueles que amamos para que possamos amar todas as pessoas. Deus não quer que amemos apenas uma pessoa, duas pessoas, três pessoas, dez pessoas. Ele quer que amemos todas as pessoas, todos os seres humanos, e que sejamos uma grande irmandade, uma fraternidade universal e espiritual, que não conhece barreiras, nem condições, nem qualquer tipo de restrição, forma ou requisito. O ser humano quase sempre ama de forma egoísta, limitada, cheio de posse e com várias condicionalidades. Eu amo ele, mas não amo você. Eu amo minha mãe, mas não amo a mãe dele. Eu quero que meu filho seja doutor, o filho do outro pode ser lixeiro que não tem importância. Eu amo meu namorado e o protejo antes do namorado da outra.
Esse típico comportamento humano não é aceitável nos planos mais elevados do espírito. Para a alma, não há pais, filhos, irmãos, marido, esposa etc. Há apenas almas que foram criadas por Deus e que perseguem juntas o mesmo desígnio: o progresso espiritual e sua aproximação com Deus. Todos devem amar a todos, respeitar uns aos outros, um proteger a todos e todos protegerem um. As pessoas precisam compreender uma coisa muito importante: o amor limitado sempre nos conduzirá ao sofrimento, posto que, se eu amo uma pessoa e a perco, eu sofro. No entanto, se eu amar todas as pessoas, ou todos os seres da criação, como eu poderia perder algo? Quem ama apenas um, dois ou três, sofre… pois há sempre a possibilidade da perda, a saudade, a decepção, a traição, o ciúme etc. Mas quem ama o todo, não pode jamais sofrer, pois quem pode perder o todo, o cosmos, ou a fraternidade universal dos seres? Quando amamos a todos, não há perda… mas quando nosso amor é egoísta e abrange apenas um ou outro, sempre… sempre haverá sofrimento, seja pela distância, seja pela morte, seja pela traição, seja pela decepção, ou por qualquer outro motivo.
Dessa forma, para Deus não faz sentido eu amar um e não
amar o outro; não faz sentido proteger um e não proteger o outro; não faz sentido eu desejar o bem de um e estar indiferente ao bem do outro; não faz sentido eu tentar soerguer um e passar direto diante do outro que está quedado no chão. Vamos lembrar que Deus não conhece limites, fronteiras, condições, categorias, esferas, classes, posições etc. É certo que o plano divino não conhece limites, pois tudo no cosmos é infinito e eterno. Da mesma forma, o amor divino tampouco contém qualquer tipo de controle, redução, ressalva, condição etc. O amor de Deus abrange a todos, sem exceção. E para que possamos nos aproximar do amor divino, é preciso que nosso amor seja cada vez mais universal, impessoal, incondicional e ilimitado. Todos devem trabalhar pelo bem de todos… mas o ser humano ocupa-se apenas com o bem dos que lhe são caros, daqueles que ele tem algum afeto. Jamais haverá evolução enquanto uma pessoa cuidar apenas de quem gosta e deixar de lado todas as outras pessoas. O amor não conhece limites… o amor é universal, caso contrário, é apenas egoísmo, apego ou limites passionais e emocionais que continuarão mantendo o espírito preso e infeliz na noite sombria do sofrimento.
(Hugo Lapa)
Fonte: Portal do Espritualismo

segunda-feira, 19 de março de 2018

“AS DIFICULDADES DE UM MORTO QUE NÃO SE PREPAROU”



Frederico Figner, que no livro Voltei adotou o pseudônimo de “irmão Jacob”, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, foi diretor da Federação Espírita Brasileira e espírita atuante, prometeu escrever do além tão logo lá chegasse.
Quando encarnado, acreditava que a morte era uma mera libertação do espírito e que seguiria para as esferas de julgamento de onde voltaria a reencarnar, caso não se transferisse aos Mundos Felizes. Mas, conforme seu depoimento, o que aconteceu após a sua desencarnação não foi bem assim.
Deixou-nos um alerta. “Não se acreditem quitados com a Lei, atendendo pequeninos deveres de solidariedade humana.”
Irmão Andrade, seu guia espiritual, ajudou na sua desencarnação. Ele sentiu dois corações batendo. A visão alterava-se. Sentia-se dentro de um nevoeiro enquanto recebia passes.
Sua consciência examinava acertos e desacertos da vida, buscando justificativas para atenuar as faltas cometidas.
De repente, viu-se à frente de tudo que idealizou e realizou na vida. As ideias mais insignificantes e os mínimos atos desfilavam em uma velocidade vertiginosa.
Tentou orar, mas não teve coordenação mental. Chorou quando viu o vulto da filha Marta aconselhando-o a descansar.
PRECISARIA DE MAIS TEMPO PARA O DESLIGAMENTO TOTAL
Durante o transe, amparado por sua filha Marta, tentou falar e se mexer, mas os músculos não obedeceram. Viu-se em duplicata, com fio prateado ligando-o ao corpo físico. Precisaria de mais tempo para o desligamento total.
Foi levado para perto do mar para renovar as forças. As dores desapareceram. Descansou. Teve a sensação de haver rejuvenescido e notou que estava com trajes impróprios, na ilusão de encontrar alguém encarnado.
Na volta para casa, vestiu um terno cinza.
No velório, projeções mentais dos presentes provocam-lhe mal-estar e angústia.
Os comentários divergentes a seu respeito provocaram-lhe perturbações passageiras. Continuava ligado ao corpo.
Bezerra de Menezes esclareceu que não é possível libertar os encarnados rapidamente, depende da vida mental e dos ideais ligados à vida terrestre.
Jacob melhorou e se aproximou de amigos encarnados, mas não do corpo, conforme orientação recebida. Percebeu entidades menos simpáticas e foi impedido de responder.
Decepcionou-se com comentários de amigos encarnados sobre as despesas do enterro. Não conseguiu suportar estes dardos mentais.
ENTERROS MUITO CONCORRIDOS
Viu círculos de luz num dos carros, e percebeu orações a seu favor, e alegrou-se.
Assistiu de longe, pois Bezerra informou que enterros muito concorridos impõem grande perturbações à alma.
Finalmente liberto do corpo, Jacob visitou seu lar e seu núcleo de trabalho. Abraçou amigos e seguiu em direção à praia para se reunir com outros espíritos recém-desencarnados. Durante o trajeto, ficou preocupado por não lembrar de vidas passadas e por não saber onde iria morar. Sua filha garantiu que tudo seria solucionado pouco a pouco.
OS ESPÍRITOS NÃO FICAM NAS SEPULTURAS
Como se sabe, a visita às sepulturas apenas expressa que lembramos do amado ausente. Mas não é o lugar, objetos, flores e velas que realmente importam. O que importa é a intenção, a lembrança sincera, o amor e a oração. Túmulos suntuosos não importam e não fazem diferença para quem parte.
Podemos orar pelos espíritos de onde estivermos. O lugar não importa, desde que a prece seja sincera.
Quando oramos, a força do pensamento emite um fio luminoso impulsionado pelo sentimento de amor, indo ao encontro do espírito para o qual rogamos as bênçãos de Deus.
Porém, o que importa é orarmos com sinceridade em benefício deles; afinal, se os nossos parentes e amigos já são felizes, as nossas preces aumentarão ainda mais essa felicidade. Por sua vez, caso estejam sofrendo, como os espíritos dos suicidas, as nossas orações têm o poder de aliviar os seus grandes sofrimentos.
FALAR COM OS DESENCARNADOS PELA ORAÇÃO
Quando sentimos saudade dos parentes ou dos amigos que estão vivendo muito distantes de nós, simplesmente telefonamos para eles, matando a saudade.
Assim acontece, também, quando sentimos falta dos entes queridos que partiram para o mundo espiritual, e falamos com eles através da oração.
Pelo “celular” do nosso pensamento, podemos ligar para eles de qualquer lugar onde estejamos.

FRED FIGNER – IRMÃO JACOB DO LIVRO VOLTEI – PSICOGRAFADO POR CHICO XAVIER
Fernando Rossit –Kardec Rio Preto
FONTE: http://www.correioespirita.org.br/

domingo, 18 de março de 2018

“EXSTEM CASAMENTO OCASIONAL? POR ACASO? OU O CASAMENTO É PLANEJADO ANTES DO NASCIMENTO, PELA ESPIRITUALIDADE? ”

A família é uma organização prevista por Deus para bem dar continuidade à espécie, proporcionando ainda uma estrutura capaz de promover a evolução de seus integrantes. Em pequenas unidades familiares, os componentes do grupo têm oportunidade de fortalecer e construir cada vez mais suas virtudes, bem como avançar na área da inteligência.
Sendo esta uma importantíssima representação da Lei Divina, esperar-se-ia haver famílias organizadas ao acaso, nos tempos modernos?
Nos primórdios de nossa evolução, encarnados na Terra, quando ainda não possuíamos em princípio nenhum vínculo, seja com quem fosse, pois estávamos iniciando o nosso longo processo de crescimento moral e intelectual, as famílias, ou melhor, os grupamentos, pois nos organizávamos em bandos, foram estruturados sem significativos critérios, em razão de todos estarem no início de suas jornadas.
À medida que aconteceram as primeiras interações entre nós, Espíritos, também se iniciaram os primeiros vínculos emocionais ou sentimentais, ainda bem rudimentares, porém começou a se criar gradativamente um ambiente onde os Espíritos começaram a preferir certos Espíritos, passando também, por outro lado, a não desejar conviver com outros Espíritos. Tudo indica que assim deve ter ocorrido.
A Humanidade, avançando cada vez mais, deixou de se agrupar em grandes comunidades e dividiu-se em pequenas famílias, proporcionando um estreitamento dos laços afetivos entre alguns e recrudescimento de animosidades entre outros. Estes primeiros laços sentimentais podem existir até hoje, porquanto foram fortalecidos e multiplicados ao integrarmos diversas famílias, visto que não tínhamos determinantes preferências e ainda nem se justificavam ajustes por parte dos Espíritos mais evoluídos na organização destas unidades familiares.
Partindo do conhecimento de outra Lei de Deus, de que o acaso não existe, ou seja, tudo obedece a uma ordem maior em função das inúmeras leis e princípios a nos reger, todos criados por Deus, conceito totalmente diferente do tudo está escrito, como entender uma família, o elemento fundamental de promoção da evolução da espécie humana, constituída de integrantes reunidos ao acaso ou acidentalmente?
Veja-se algumas citações de Allan Kardec, sobre o acaso:
Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso?
“Outro absurdo! Que homem de bom-senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada.”(1) (Grifo nosso.)
Se o acaso não é nada, como pode ser o responsável pela união de Espíritos em uma particular família? Avalie-se esta outra questão, em O que é o Espiritismo:
Se as almas são independentes umas das outras, donde vem o amor dos pais pelos filhos e o destes por aqueles?
Os Espíritos se ligam pela simpatia, e o nascimento em tal ou tal família não é um efeito do acaso, mas depende muitas vezes da escolha feita pelo Espírito, que vem juntar-se àqueles a quem amou no Mundo Espiritual ou em suas precedentes existências. […] (2) (Grifo nosso.)
Nesta questão de O que é o Espiritismo, temos a afirmação de que acertos na erraticidade explicam grande parte das uniões, pois sabemos que tanto quanto os filhos, muitos pais também se escolhem frequentemente antes de voltarem. Mas isto não é tudo, ainda temos outras informações:
Os encontros, que costumam dar-se, de algumas pessoas e que comumente se atribuem ao acaso, não serão efeito de uma certa relação de simpatia?
“Entre os seres pensantes há ligação que ainda não conheceis. O magnetismo é o piloto desta ciência, que mais tarde compreendereis melhor.”(3) (Grifo nosso)
Esta pergunta fornece a chave para a compreensão da questão: o magnetismo, anteriormente chamado de simpatia. É esta ainda uma ciência que dá suporte à afirmação de não haver casamento acidental, ou seja, todas as uniões obedecem a uma lei que nos aproxima sem que sequer o saibamos.
Entretanto, há mais subsídios:
Exercem os Espíritos alguma influência nos acontecimentos da vida?
“Certamente, pois que vos aconselham.”
a) — Exercem essa influência por outra forma que não apenas pelos pensamentos que sugerem, isto é, têm ação direta sobre o cumprimento das coisas?
“Sim, mas nunca atuam fora das leis da Natureza.” (4)
Comentário de Allan Kardec à pergunta acima: Imaginamos erradamente que aos Espíritos só caiba manifestar sua ação por fenômenos extraordinários. […] Assim é que, provocando, por exemplo, o encontro de duas pessoas, que suporão encontrar-se por acaso; inspirando a alguém a ideia de passar por determinado lugar; chamando-lhe a atenção para certo ponto, se disso resulta o que tenham em vista, eles obram de tal maneira que o homem, crente de que obedece a um impulso próprio, conserva sempre o seu livre-arbítrio.(5) (Grifo nosso)
Esta nota do mestre lionês, reforça ainda mais a tese, pois os Espíritos podem promover encontros, e assim o fazem, visando o bem dos envolvidos, quando estamos encarnados, sem nosso conhecimento, sem que sequer saibamos.
Um pouco mais à frente, agora na Revista Espírita, O Codificador ratifica o seu comentário:
“Os Espíritos encarnados agem por si mesmos, conforme sejam bons ou maus. Podem agir também sob o estímulo de Espíritos desencarnados, de que se fazem instrumento para o bem ou para o mal, ou para a realização de certos fatos. […] Dessa forma, encontramos alguém que nos leva a fazer ou deixar de fazer alguma coisa; pensamos que é o acaso que no-lo envia, quando, na maioria das vezes são os Espíritos que nos impelem uns para os outros, porque esse encontro deve conduzir a um resultado determinado.” (6) (Grifo nosso.)
É preciso entender que se houvesse acaso, Deus não teria controle sobre a sua própria criação, bem como sobre suas criaturas, entendimento inadmissível, considerando os atributos da onisciência e onipotência caracterizando a Divindade. Além disso, nossa responsabilidade pela evolução da família, de que fazemos parte, seria questionável.
Sendo assim, não imaginemos estarmos casados formalmente ou em regime de parceria, ao acaso, e que, por conta deste alegado “acidente de percurso”, podemos quebrar a união por motivos banais, frívolos e injustos. Longe de entender ser o casamento indissolúvel, pois o conceito de indissolubilidade do casamento é uma lei humana muito contrária à Lei da Natureza, a união, nada obstante, de modo algum aconteceu por acaso.
Autor: Rogério Miguez- Fonte: Agenda Espirita

1 - Os Espíritos que reencarnam planejam seu casamento na Terra?
Sim, quando esclarecidos e conscientes de suas necessidades, o que não ocorre com multidões que retornam à carne atendendo ao automatismo reencarnatório.
2 - Não há da parte dos mentores espirituais o cuidado de planejar algo a respeito?
Há sempre um acompanhamento e um empenho de orientação, mas é preciso considerar que planejamento implica em consciência de responsabilidade, que não é o forte dos Espíritos imaturos que habitam nosso planeta de expiação e provas.
3 - Podemos dizer que os casamentos que dão certo são aqueles que foram planejados?
Estes têm melhores chances, mas também podem fracassar. Nossa visão na Espiritualidade é bem mais objetiva. Identificamos com clareza nossas necessidades e o que nos cumpre fazer. Na Terra é frequente prevalecerem nossas paixões, pondo a perder, não raro, planos cuidadosamente elaborados.
4 - Quando o casamento não dá certo, ainda que planejado, é lícito partir para nova experiência afetiva?
O livre-arbítrio outorga-nos a possibilidade de recompor nossa vida nos domínios da afetividade e os próprios mentores espirituais podem nos auxiliar nesse mister. Tudo o que desejam é que tenhamos aprendido algumas lições e não incorramos nos mesmos enganos que determinaram o fracasso anterior.
5 - Como fica nosso compromisso com o cônjuge do qual nos separamos?
Normalmente o casamento objetivo harmonização de Espíritos que se reúnem no lar, consolidando laços de afetividade ou desfazendo nós de animosidade. Se isso não ocorre, fatalmente nos reencontraremos para novas experiências em comum.
6 - Voltaremos à condição de cônjuges?
A misericórdia divina poderá facultar uma mudança de posições nesse relacionamento, ligando-nos por laços de consanguinidade — pai e filha, mãe e filho ou como irmãos — que exercem poderosa influência nessa harmonização.
7 - Há registro de pessoas que colecionam casamentos, em uniões efêmeras. Ao desencarnar, com quem ficarão?
Com a solidão, em estágios depuradores nas regiões umbralinas. Ali terão a oportunidade de refletir sobre tendências inferiores não combatidas que inviabilizaram uma convivência estável e proveitosa.
8 - Como ser feliz no casamento?
Sendo feliz antes dele. A felicidade é uma realização pessoal que pede esforço por entender os objetivos da existência humana e empenho por cumprir os desígnios divinos. Pessoas felizes, que cumprem a vontade de Deus, fazem casamentos felizes.
RICHARD SIMONETTI- Fonte: Espiritbook

sábado, 17 de março de 2018

“O ARREPENDIMENTO SE DÁ EM VIDA OU DEPOIS DA MORTE? ”


O arrependimento se dá no estado corporal ou no estado espiritual?
Vejamos a Questão 990 de O Livro dos Espíritos:
-“No estado espiritual; mas, também pode ocorrer no estado corporal quando bem compreendeis a diferença entre o bem e o mal”.
Definição: Podemos definir o arrependimento como a consciência de que fizemos algo errado, de que prejudicamos alguém ou a nós mesmos. É admitir, aceitar que errou.
Consequência (dor moral): culpa, angústia, depressão, tristeza, remorso, ansiedade indefinível e até desespero.
Implica em dor moral, quer dizer, quem se arrepende passa a sofrer.
A dor é tanto maior quanto:
a) a gravidade de nossas faltas (diferença entre ser mal educado no trânsito e tirar a vida do nosso semelhante);
b) grau de maturidade do espírito.
Quanto mais evoluído o espírito, mais ele sofre:
1- porque tem condições de avaliar a extensão dos prejuízos que causou a si mesmo e ao seu semelhante;
2- e mais: tem consciência de que poderia evitar. Então, maior a responsabilidade, maior a dor moral do arrependimento.
Consequência do arrependimento no estado espiritual:
É desejar o arrependido uma nova reencarnação para se purificar. O espírito compreende as imperfeições que o privam de ser feliz e por isso aspira a uma nova existência que possa expiar suas faltas.
“Muito antes da encarnação, o espírito faz uma análise de suas possibilidades, estuda o caminho que melhor lhe garante o progresso, e de acordo com suas aptidões e segundo o grau de evolução já alcançado, escolhe, em plena posse de sua consciência, a estrada repleta de dores, mas fecunda de progressos espirituais.
Qual a visão espírita da ansiedade?
Reconhece o espírito, na posse de suas faculdades integrais, que somente a luta lhe oferece inúmeras possibilidades de evolução. Daí a preferência pelos ambientes de dor e privação, abençoados corretivos que Deus lhe oferece para a reparação do passado e desenvolvimento do seu espírito”. (Emmanuel – no livro Emmanuel).
Consequência do arrependimento no estado corporal é fazer que, já na vida atual, o espírito progrida, se tiver tempo de reparar suas faltas (OLE). 
O arrependimento pode acontecer na Terra pelo exercício da razão.
Exemplo típico: o indivíduo que parte para a violência em razão de alguma contrariedade sofrida:
O marido traído, que mata a esposa;
A mãe que fere, machuca a criança ao castigá-la.
Depois o lamento, o arrependimento:
-Ah! Meu Deus! Por que eu fiz isso, por que não me controlei?
NÃO BASTA O ARREPENDIMENTO:
O arrependimento não redime, não corrige o que fizemos de errado, é apenas um primeiro passo na árdua jornada da reabilitação. É fundamental que o mal seja reparado.
Quando o arrependimento é sincero, a vida pode ser marcada por profundas transformações, a caminho de grandiosas realizações.
Como nos libertamos das expectativas?
Nesse caso a dor moral é grande e a reabilitação é o único caminho a seguir NA BUSCA DO ALÍVIO.
Casos de não arrependimento (pessoas que não aceitam, que não admitem o erro)
Na maioria das vezes, seres comuns que somos, fugimos de nossas responsabilidades, pois estamos sempre prontos a justificar nossos erros com intermináveis desculpas.
Por exemplo:
1-roubei, sim, e até matei, porque tinha fome – alega o criminoso, esquecido que poderia trabalhar para conseguir sobreviver;
2-enriqueci, sim, mas com meu esforço, com o trabalho digno, sem prejudicar ninguém – afirma o industrial que explorou seus empregados e sonegou impostos;
3-bebo sim, mas para enfrentar os problemas da vida – explica o alcoólatra, sem atinar para o fato que se transformou, ele mesmo, num grande problema;
Por que o arrependimento se dá, as mais das vezes, no estado espiritual:
Principalmente por causa do orgulho: não queremos admitir que fracassamos, que fomos incapazes de fazer alguma coisa conforme recomendam a ética e a moral, que não conseguimos ficar calmos no momento da ação, que reagimos com infantilidade, que fomos imprudentes, impacientes, levianos, desonestos, egoístas….
Como os Mentores Espirituais podem ajudar na Reforma Íntima?
Via de regra, transitamos pela vida de consciência anestesiada, adormecida pela indiferença em relação aos valores morais, para somente despertarmos no Plano Espiritual, quando nos habilitamos a longas e penosas jornadas de reabilitação.
Mostrando-nos por antecipação as realidades espirituais, a Doutrina Espírita representa o mais vigoroso apelo da espiritualidade em favor da criatura humana.
Qual o caminho a seguir? Nos arrependermos e seguir em frente, sem desculpas, assumindo os erros e nos esforçando para não cair mais. Para isso, precisamos voltar nossa atenção para nós mesmos, corrigindo-nos, melhorando-nos.
20 dicas de Chico Xavier para a sua reforma íntima
O espírita não é necessariamente um ser virtuoso, mas simplesmente alguém que tem o compromisso com a virtude. Alguém que mantém sempre acesa a chama de querer melhorar-se sempre.
Chico de minas Xavier- Fonte: ESPIRIT BOOK

"TODO SOFRIMENTO TEM HORA CERTA PARA ACABAR"


𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...