Seguidores

domingo, 28 de maio de 2017

“AFEIÇÃO ESPIRITUAL. ”

As vezes nos completamos com alguém de uma forma tão maravilhosa e tão intensa que chega a fugir do nosso controle, e por vezes é um relacionamento que naquele momento não pode se concretizar, por diversas situações, o que nos causa um profundo momento de infelicidade, mas fica sempre em nossos sentidos guardado como se fosse uma joia de muito valor, aguardando o tempo certo de ser usada, segue uma matéria que para mim fez bastante sentido se aproxima desse assunto.
Afeição, amor: "a atração fluídica atraindo um ser para outro, unindo-os no mesmo sentimento. Esta atração pode ser de duas naturezas diversas, pois os fluidos são de duas naturezas: material e espiritual".
A afeição que tem por base a atração de fluidos materiais, sem estabelecer ou criar laços espirituais, permanece enquanto houver satisfação dos motivos que a criaram. Mas, desde que haja uma alteração no relacionamento ou nas condições materiais, ela termina. Então se diz: —"O amor acabou".
Sim, esse amor personalizado e materializado termina com a morte ou antes dela, porque ama-se por amor a si próprio, por interesse ou por comodidade, não pela pessoa amada. Ama-se pelo que a pessoa possa proporcionar para quem ama. Houve uma atração fluídica entre fluidos materializados. Não houve formação de laços espirituais.
Nesse sentimento personalizado, que se ama pelo que o outro proporciona ou possa proporcionar, seja prazer sexual, prazer de possuir, prazer financeiro, ou outros, cuja meta é ser servido, beneficiar-se, usufruir, existe sempre o componente materializado, que não alcança o campo espiritual. Trata-se de uma afeição terrena, baseada em prazeres e valores materiais, através da qual o homem procura ser amado, mas não amar.
Enquanto o homem deixar-se dominar pela matéria, pelos prazeres que ela proporciona, pelos seus valores, as afeições serão sempre frágeis, rompendo-se com facilidade.
Daí a necessidade do desenvolvimento da sensibilidade espiritual, que descobre novos valores, novos prazeres, sobrepondo-se aos materiais.
Para que se estabeleça a afeição espiritual, necessário que haja afinidade de fluidos espirituais, determinando a simpatia. É a alma que ama a alma e esta afeição se desenvolve pela manifestação dos sentimentos da alma.
É o prazer de estar juntos, independente do que se tem, do que se é, do lugar em que se está. Esse amor não acaba nunca, é eterno, mesmo estando separados e até não lembrados, como por exemplo, um encarnado no Brasil e outro encarnado na China. Quando se reencontram é aquela felicidade!
É claro que na afeição espiritual, quando encarnados, existe a atração de fluidos materializados, como consequência do amor de alma para alma; existe a atração sexual, prazer do contato físico, muito importante na manutenção do relacionamento de um casal, mas como efeito, resultado, e não como determinante do sentimento.
Quando existe a afeição espiritual, realmente, pode-se amar o outro como pai, como mãe, como filho, irmão, esposo, amigo, porque esse é o sentimento eterno, constituído por laços espirituais, que nada pode romper.
A cada situação nova, em nova reencarnação, este amor cresce em intensidade e sensibilidade.
É este sentimento que inspira e produz abnegação, devotamento, sem qualquer interesse pessoal, egoístico, em relação aos seres amados, proporcionando prazeres que o homem em geral, ainda muito materializado, não consegue imaginar.
É este amor eterno que estamos todos desenvolvendo no decorrer dos milênios, através de reencarnações na Terra, porque é ele desenvolvido dentro de nós, o que nos tornará perfeitos, conforme a determinação de Jesus: "Sede perfeitos…"
Joanna de Ângelis, no seu livro Convites da Vida, lição 2, escreve: "O amor é o estágio mais elevado do sentimento. O homem apenas atinge a plenitude quando ama. Enquanto anseia e busca ser amado, foge à responsabilidade de amar e padece infância emocional"
Fonte:  Fórum Espirita.
Bibliografia:
Revista Espírita, de Allan Kardec, fevereiro de l864: Estudos sobre a reencarnação item IV



Nenhum comentário:

Postar um comentário

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...