Seguidores

domingo, 21 de maio de 2017

“O ESPÍRITO SANTO, O ESPÍRITO DE VERDADE, O CONSOLADOR E O MESSIAS”

Para os teólogos, o Espírito Santo só tem se manifestado em Pentecostes, aos apóstolos, aos autores do Novo Testamento e aos participantes de concílios ecumênicos, mas diz são Pedro: “…homens (santos) falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1: 21).
Falo muito que, quando lemos no Novo Testamento em português “o Espírito Santo”, no original em grego, é “um espírito santo”. “Ora, se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo (“um espírito santo”)  àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11: 13). Na Bíblia, ele não é a Terceira Pessoa Trinitária, mas o conjunto dos espíritos humanos, e pode ser também o Deus único, o Deus Pai, o Pai dos espíritos (Hebreus 12: 9), o Santo Espírito.
Observemos que no texto de Lucas, Deus Pai é o sujeito da frase (o que pratica a ação de enviar) e que o espírito enviado é o objeto direto que recebe a ação de ser enviado. Portanto, Deus é um, e o espírito santo enviado é outro. Ora, se de acordo com o dogma trinitário, o Espírito Santo é Deus, e segundo a Bíblia (Hebreus 12: 9), Deus é o Pai de todos nós espíritos, como Deus pode enviar o Espírito Santo, ou seja, a Ele próprio? Ele só pode enviar outro espírito e não a si próprio! O espírito enviado não é, pois, o Espírito Santo do Deus bíblico e nem o trinitário dogmático dos teólogos, mas um espírito santo, evoluído, que poderia ser até chamado de anjo na Bíblia. Mas não nos esqueçamos de que anjo bíblico é um espírito humano enviado superevoluído. Daí a forma humana com que se manifesta um anjo bíblico.
“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.” (Efésios 1: 17). Aqui, nesta passagem, está se pedindo a Deus que nos seja dado um espírito de sabedoria, que não é o Espírito Santo Trinitário dos teólogos nem o do próprio Deus Pai da Bíblia, mas um espírito santo evoluído, no dizer de são Jerônimo na Vulgata Latina: “um espírito bom” (“spiritum bonum”, acusativo em latim, e objeto direto em português). Ademais, se fosse o Espírito do próprio Deus, não seria necessária a afirmação de que fosse um espírito de sabedoria!
Entre os teólogos dogmáticos cristãos tradicionais, o Espírito Santo, o Consolador e o Espírito de Verdade são a Terceira Pessoa Trinitária.
Se o Consolador nos fará lembrar de tudo que Jesus ensinou, ele não é o Pentecostes, pois não se sabe sequer uma palavra do que foi dito em Pentecostes! Ademais, o Consolador não pode ser um espírito encarnado ou desencarnado. Ele é para os espíritas o próprio espiritismo, o qual contém e complementa realmente tudo que Jesus ensinou e pode estar conosco e poderá permanecer conosco para sempre! (João 14: 16 e 26).
E o Espírito de Verdade, que se manifestou com esse nome a Kardec, é o espírito que controlou e administrou a equipe de espíritos que se manifestaram a ele. E esse Espírito de Verdade é também o próprio Jesus.
É interessante que, no Velho Testamento, o Messias prometido é também o homem Jesus, nunca o próprio Deus, que é o “enviador” divino do Messias humano enviado!

Fonte- Portal do Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...