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terça-feira, 5 de setembro de 2017

“OS SEGREDOS OCULTOS DO ESPIRITISMO”

 1 - Porque é que os espíritas discordam quando não-espíritas afirmam que o espiritismo é uma religião? Pois se fala de Deus, portanto é uma religião, não é?
        Porque o espiritismo não nasceu sob uma premissa religiosa. Essa é uma questão importante. Allan Kardec, quando iniciou seu trabalho de pesquisar as manifestações mediúnicas (que na época não tinham sequer essa terminologia), ele o fez sob um direcionamento puramente cientifico, seguindo os mesmos métodos de toda pesquisa científica comumente feitas no âmbito da matéria. Por assim dizer: O efeito estava lá. Ele apenas procurou estudar as causas, e dar-lhes explicação. Fatalmente, pela própria comprovação da existência do mundo dos espíritos e da possível comunicação com eles, chegar até um Deus criador seria uma consequência natural.
Por isso é que o espiritismo é por ele mesmo definido como uma doutrina filosófica com consequências religiosas, e não simplesmente uma religião.
     2 - As religiões de origem africana como a umbanda e o candomblé são comumente classificadas de espiritismo. Alguns espíritas negam isso veementemente, outros negam sem tanta veemência, e outros sequer negam... Porque isso acontece?
         Porque o espiritismo, apesar de ser do ponto de vista objetivo, algo diferente das religiões africanas, dá crédito para os fenômenos mediúnicos nelas observados. É importante ressaltar que dar crédito é uma coisa, concordar com o uso que se faça é outra.
        As religiões africanas nasceram à partir do uso prático (sem fazer aqui juízo de valor moral) das comunicações, atendendo aos mais diversos interesses das pessoas que participavam, e por isso mesmo com objetivos que nem sempre condizem com o que prega o espiritismo.
        Chamar um espírita de "macumbeiro", "feiticeiro" e outras coisas é, além do preconceito e da falta de respeito em si, uma inverdade.      
     3 - Um espírita diz que não faz proselitismo, ou ao menos afirma que a doutrina não incentiva isso. Posso concluir, então, que a fé do espírita é mais fraca do que a fé dos demais religiosos?
         Não. O espírita não faz proselitismo porque não crê na existência do inferno de penas eternas, nem do diabo, embora acredite na existência do mal. Para o espírita, um evangélico, um católico, um muçulmano, um umbandista podem ser "salvos", desde que siga na prática as lições de Jesus. Ser salvo, para o espírita, está ligado à melhoria espiritual que cada pessoa atinge progressivamente, através de suas encarnações, e não a "livrar-se do inferno eterno e ir direto para o céu gozar de uma felicidade também eterna". Para o espírita, o alcance da felicidade acontece de forma progressiva, onde cada pessoa colhe aquilo que planta de bom e de ruim, na mesma medida.
     4 - Muitas pessoas que eu vejo falarem sobre sua vida passada, falam que foram reis, rainhas, personalidades famosas... Isso não é um convite para que não se leve a reencarnação a sério?
          É, quando muito, um convite para que não se leve a sério a pessoa que está afirmando ter sido esse alguém importante, e só.
Uma mistificação sobre determinado tema não deve ser enxergada como um motivo para tirar crédito do tema em si.
     5 - Tem como eu saber quem eu fui na minha vida passada?
          No espiritismo, não há espaço para nada que não tenha uma utilidade real. Saber detalhes de uma vida passada não é útil para ninguém, somente satisfaz a curiosidade. É mais importante sabermos como fomos, e não quem fomos. E para isso, basta olharmos para quem somos hoje: Os nossos defeitos e fraquezas nos revelam, e é contra esses defeitos que cada pessoa tem que lutar.   É a chamada    reforma íntima.
         Bom, pra finalizar espero que este artigo tenha sido útil para os que leram. Que assim seja!
Fontes: REDE AMIGO ESPÍRITA
Romeu Leonilo Wagner, Belém, Pará.

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