Seguidores

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

“MUNDO MATERIAL E MUNDO ESPIRITUAL ”

Questionados os Espíritos da Codificação se existiriam dois elementos gerais no Universo, a matéria e o espírito. Os Espíritos respondem que sim e acima de tudo Deus, o Criador, o Pai de todas as coisas. Esses três elementos constituem a trindade universal.
4. Vivemos no Universo em que se apresenta em duas formas: uma material, no qual vivem os encarnados, e outra espiritual, na qual habitam os seres ditos “mortos”, melhor dizendo, desencarnados, ou seja, aqueles que já se despojaram do corpo físico.
5. Mundo Espiritual
6. Mundo Material
7. FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL Segundo “A Gênese”: “O fluido cósmico universal ... é a matéria elementar primitiva, da qual as modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da natureza. Como princípio elementar universal, oferece dois estados distintos: o de eterização ou de imponderabilidade, que se pode considerar como estado primitivo, e o de materialização ou ponderabilidade que é, de certa maneira, consecutivo àquele.
8. O ponto intermediário é o da transformação do fluido em matéria tangível, porém, ainda neste assunto, não há transição brusca, pois se pode considerar nossos fluidos imponderáveis como um termo médio entre os dois estados.” (Imponderabilidade: qualidade do que não pode ser pesado)
9. Só para lembrar... MATÉRIA Não cabe neste estudo um aprofundamento a respeito da matéria e do mundo material, pois é objeto da Ciência terrena. A matéria por nós conhecida e sobre a qual a Física se debruça é formada por moléculas que, por sua vez, são agrupamentos de átomos.
10. Só para lembrar... MOLÉCULA é a menor parte de uma substância que mantém as características dessa substância. Por exemplo: a molécula da água formada por 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio é H2 O. A água pode se apresentar nos estados sólido (gelo), líquido (água) e gasoso (vapor). Em qualquer um desses, a molécula da água será sempre H2 O.
11. Só para lembrar... Nos estudos da Física e da Química existem hoje os estados sólido, líquido, gasoso e o irradiante ou plasma. Modernamente, chega-se até os quarks (partículas formadas pela decomposição dos nêutrons, prótons e elétrons). Aglutinações de quarks formam todas as partículas subatômicas conhecidas; no entanto, os quarks não são partículas elementares, pois não são indiferenciadas e, ao que nós sabemos (1992) a Ciência para aqui, por enquanto.
12. O MUNDO ESPIRITUAL – FLUIDOS ESPIRITUAIS F.C.U. é o princípio material que permeia todo o Universo e como princípio elementar do Universo ele assume dois estados distintos: de eterização ou de imponderabilidade, de materialização ou de ponderabilidade.
13. Esses estados dão origem a fenômenos especiais: • Materialização: pertence os fenômenos do mundo visível – são os fenômenos materiais que são estudados pela nossa ciência (Física e Química).• Eterização: pertence os fenômenos do mundo invisível, chamados de fenômenos espirituais ou psíquicos. Estes se ligam especialmente à existência dos Espíritos e estão na atribuição do Espiritismo.
14. VIDA ESPIRITUAL e VIDA CORPORAL em contato permanente... Espíritos desencarnados no plano espiritual e no material
15. Espíritos encarnados vivem no plano material ...e vão ao plano espiritual
16. DANDO-LHES FORMA:• Temporárias – Espíritos que se apresentam decapitados, coxos, enfermos, com cicatrizes, membros amputados etc.• Permanentes – cidades no mundo espiritual - elaboração de Espíritos Superiores.
17. Mundo Espiritual
18. DANDO-LHES DIREÇÃO: Os Espíritos, pelo pensamento podem dar uma direção aos fluidos, ou seja, podem aglomerar, combinar ou dispersar. Essa direção também pode ser dada pelos encarnados, através do pensamento e ampliada pelas preces. É o que ocorre quando estamos irradiando para determinada pessoa.
19. MUDANDO-LHES AS PROPRIEDADES Os Espíritos, pela ação do pensamento mudam as propriedades dos fluidos, como um químico, utilizando os seus meios, para alterar as características dos gases ou demais matérias.
20. No MUNDO ESPIRITUAL como NO MUNDO MATERIAL, a ação vai depender da competência e do saber. Espírito ignorante: pouco conhece dessas possibilidades Se consegue provocar mudanças, o faz de maneira automática...
21. QUALIDADE DOS FLUIDOS: MORAL E FÍSICA HÁLITO MENTAL• Os fluidos não têm qualidades sui-generis .• São basicamente neutros.• São modificados pelos pensamentos dos Espíritos.• Os fluidos estarão impregnados das qualidades boas ou más dos pensamentos... são modificados pela pureza ou impureza de sentimentos.
22. MAUS PENSAMENTOS corrompem os fluidos espirituais, como os miasmas deletérios corrompem o ar respirável. Espíritos imperfeitos, aqueles que ainda pensam no mal e o praticam estão rodeados e projetam fluidos viciados.
23. BONS PENSAMENTOS saneiam os fluidos espirituais, como uma corrente de ar puro. Bons Espíritos, de acordo com sua elevação moral, são rodeados e projetam fluidos tão puros quanto o permitam a sua perfeição moral.
24. BONS PENSAMENTOS saneiam os fluidos espirituais, como uma corrente de ar puro. Bons Espíritos, de acordo com sua elevação moral, são rodeados e projetam fluidos tão puros quanto o permitam a sua perfeição moral.
25. SOB O PONTO DE VISTA MORAL os fluidos trazem a impressão dos sentimentos de ódio, inveja, ciúme, orgulho, egoísmo violência, hipocrisia, bondade, benevolência, amor, caridade, compaixão etc. SOB O PONTO DE VISTA FÍSICO São calmantes, penetrantes, adstringentes, irritantes, dulcificantes, soporíficos, narcóticos, tóxicos, reparadores, expulsivos...
26. LEMBRAR QUE: nossos pensamentos, como encarnados, também agem sobre os fluidos... e conforme sejam bons ou maus, saneiam ou viciam os fluidos circundantes.
27. Se o Espírito modifica os fluidos ambientes, pelo pensamento modifica ainda mais o seu envoltório, o perispírito, que é parte constitutiva do seu ser e originário do FCU. . . . . . . . .O nosso perispírito será sempre aquilo que somos enquanto não nos modificarmos como Espírito. Temos, assim, as qualidades que fazemos por merecer.
28. Resulta daí, a importância de sempre estar em sintonia com o bem, a prática do amor e da caridade como nos ensinou o Mestre Jesus.

Fonte. O Livro dos espíritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗢𝗦 𝗥𝗘𝗟𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗙𝗜𝗖𝗔𝗠 𝗔𝗧𝗥𝗘𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦 𝗡𝗔𝗦 𝗥𝗘𝗘𝗡𝗖𝗔𝗥𝗡𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦.

Os ajustes dos relacionamentos problemáticos de outras existências. Pelas reencarnações os espíritos têm a oportunidade de reestabelecer os ...