As manifestações espontâneas verificadas em
todos os tempos, e a insistência de alguns Espíritos em mostrarem a sua
presença em certos lugares, constituem a origem da crença nos locais
mal-assombrados. As respostas seguintes foram dadas a perguntas feitas a esse
respeito.
1. Os Espíritos se apegam somente a pessoas ou
também a coisas?
— Isso depende da sua elevação. Certos
Espíritos podem apegar-se às coisas terrenas. Os avarentos, por exemplo, que
viveram escondendo as suas riquezas e não estão suficientemente
desmaterializados, podem ainda espreitá-los e guardá-los.
2. Os Espíritos errantes têm predileção por
alguns lugares?
— Trata-se ainda do mesmo princípio. Os
Espíritos já desapegados das coisas terrenas preferem os lugares onde são
amados. São mais atraídos pelas pessoas do que pelos objetos materiais. Não
obstante, há os que podem momentaneamente ter preferência por certos lugares,
mas são sempre Espíritos inferiores.
3. Desde que o apego dos Espíritos por um local é sinal de inferioridade, será também de que são maus espíritos?
3. Desde que o apego dos Espíritos por um local é sinal de inferioridade, será também de que são maus espíritos?
— Claro que não. Um Espírito pode ser pouco
adiantado sem que por isso seja mau. Não acontece o mesmo entre os homens?
4. A crença de que os Espíritos freqüentam, de
preferência, as ruínas, têm algum fundamento?
— Não. Os Espíritos vão a esses lugares como a
toda parte. Mas a imaginação é tocada pelo aspecto lúgubre de alguns lugares e
atribui aos Espíritos efeitos na maioria das vezes muito naturais. Quantas
vezes o medo não fez tornar a sombra de uma árvore por um fantasma, o grunhido
de um animal ou o sopro do vento por um gemido? Os Espíritos gostam da presença
humana e por isso preferem os lugares habitados aos abandonados.
4.a. Entretanto, pelo que sabemos da
diversidade de temperamento dos Espíritos, deve haver misantropos entre eles,
que podem preferir a solidão.
— Por isso não respondi à pergunta de maneira
absoluta. Disse que eles podem ir aos lugares abandonados como a toda parte. É
evidente que os que se mantêm afastados é porque isso lhes apraz. Mas isso não
quer dizer que as ruínas sejam forçosamente preferidas pelos Espíritos, pois o
certo é que eles se acham muito mais nas cidades e nos palácios do que no fundo
dos bosques.
5. As crenças populares, em geral, têm um
fundo de verdade. Qual a origem da crença em lugares assombrados?
— O fundo de verdade, nesse caso, é a
manifestação dos Espíritos em que o homem acreditou, por instinto, desde todos
os tempos. Mas, como já disse, o aspecto dos lugares lúgubres toca-lhe a
imaginação e ele os povoa naturalmente como os seres que consideram
sobrenaturais. Essa crença supersticiosa é entretida pelas obras dos poetas e
pelos contos fantásticos com que lhe embalaram a infância. (1)
6. Os Espíritos que se reúnem escolhem para
isso dias e horas de sua predileção?
— Não. Os dias e as horas são usados pelo
homem para controle do tempo, mas os Espíritos não precisam disso e não se
inquietam a respeito. (2)
7. Qual a origem da idéia de que os Espíritos
aparecem de preferência à noite?
— A impressão produzida na imaginação pelo
escuro e o silêncio. Toda essas crenças são superstições que o conhecimento
racional do Espiritismo deve destruir. O mesmo se dá com a crença em dias e
horas propícias. Acreditai que a influência da meia-noite jamais existiu, a não
ser nos contos.
7.a. Se for assim, porque certos Espíritos
anunciam a sua chegada e a sua manifestação para àquela hora e em dias
determinados, como a sexta-feira, por exemplo?
— São Espíritos que se aproveitam da
credulidade humana para se divertirem. É pela mesma razão que uns se dizem o
Diabo ou se dão nomes infernais. Mostrai-lhes que não sois tolos e eles não
voltarão.
8. Os Espíritos visitam de preferência os
túmulos em que repousam os seus corpos?
— O corpo não era mais que uma veste. Eles não
ligam mais para o envoltório que os fez sofrer do que o prisioneiro para as
algemas. A lembrança das pessoas que lhes são caras é a única coisa a que dão
valor. (3)
8. a. As preces que se fazem sobre os seus túmulos
são mais agradáveis para eles, e os atraem mais do que as feitas em outros
lugares?
— A prece é uma evocação que atrai os
Espíritos, como o sabeis. A prece tem tanto maior ação, quanto mais fervorosa e
mais sincera. Ora, diante de um túmulo venerado as pessoas se concentram mais e
a conservação de relíquias piedosas é um testemunho de afeição que se dá ao
Espírito, ao qual ele é sempre sensível. É sempre o pensamento que age sobre o
Espírito e não os objetos materiais. Esses objetos influem mais sobre aquele
que ora, fixando-lhe a atenção, do que sobre o Espírito.
9. Diante disso, a crença em locais
assombrados não pareceria absolutamente falsa?
— Dissemos que certos Espíritos podem ser
atraídos por coisas materiais: podem sê-lo por certos lugares, que parecem
escolher como domicílio até que cessem as razões que os levaram a isso.
9. a . Quais as razões que podem levá-los a
isso?
— Sua simpatia por algumas das pessoas que
freqüentam os lugares ou o desejo de se comunicarem com elas. Entretanto, suas
intenções nem sempre são tão louváveis. Quando se trata de maus Espíritos,
podem querer vingar-se de certas pessoas das quais tem queixas. A permanência
em determinado lugar pode ser também, para alguns, uma punição que lhe foi
imposta, sobretudo se ali cometeram, para que tenham constantemente esse crime
diante dos olhos. (4)
10. Os locais assombrados sempre o são por
seus antigos moradores?
— Algumas vezes, mas não sempre, pois se o
antigo morador for um Espírito elevado não ligará mais à sua antiga habitação
do que ao seu corpo. Os Espíritos que assombram certos locais quase sempre o
fazem só por capricho, a menos que sejam atraídos pela simpatia por alguma
pessoas.
10. a . Podem eles fixar-se no local para
proteger uma pessoa ou sua família?
— Seguramente, se são Espíritos bons. Mas
nesse caso jamais se manifestam de maneira desagradável.
11. Há alguma coisa de real na estória da Dama
Branca?
— É um conto extraído de mil fatos que
realmente se verificaram. (5)
12. É racional temer os lugares assombrados
por Espíritos?
— Não. Os Espíritos que assombram certos
lugares e os põem em polvorosa procuram antes divertir-se à custa da
credulidade e da covardia das criaturas, do que fazer mal. Lembrai-vos de que
há Espíritos por toda parte e de que onde estiverdes tereis Espíritos ao vosso
lado, mesmo nas mais agradáveis casas. Eles só parecem assombrar certas
habitações porque encontram nelas a oportunidade de manifestar a sua presença.
(6)
13. Há um meio de os expulsar?
— Sim, mas quase sempre o que se faz para
afastá-los serve mais para atraí-los. O melhor meio de expulsar os maus
Espíritos é atrair os bons. Portanto, atrai os bons Espíritos, fazendo o maior
bem possível, que os maus fugirão, pois o bem e o mal são incompatíveis. Sede
sempre bons e só tereis bons Espíritos ao vosso lado.
13. a. Mas há pessoas muito boas que vivem às
voltas com as tropelias dos maus Espíritos.
— Se essas pessoas forem realmente boas, isso
pode ser uma prova para exercitar-lhes à paciência e incitá-las a serem ainda
melhores. Mas não acrediteis que os que mais falam da virtude é que a possuem.
Os que possuem qualidades reais quase sempre o ignoram ou nada falam a
respeito.
14. Que pensar da eficácia do exorcismo para
expulsar os maus Espíritos dos locais assombrados?
— Vistes muitas vezes esse meio dar
resultados? Não vistes, pelo contrário, redobrar-se a tropelia após as
cerimônias de exorcismo? É que eles se divertem ao serem tomados pelo Diabo. Os
Espíritos que não tem más intenções podem também manifestar a sua presença por
meio de ruídos ou mesmo tornarem-se visíveis, mas não fazem jamais tropelias
incômodas. São quase sempre Espíritos sofredores, que podeis aliviar fazendo
preces por eles. De outras vezes são mesmo Espíritos benevolentes que desejam
provar a sua presença junto a vós, ou, por fim, Espíritos levianos que se
divertem. Como os que perturbam o repouso com barulhos são quase sempre
Espíritos brincalhões, o que melhor se tem a fazer é rir do que fazem. Eles se
afastam ao verem que não conseguem amedrontar ou impacientar. (7)
Resulta das explicações acima que há Espíritos
que se apegam a certos locais, preferindo permanecer neles, se que, entretanto,
tenham necessidade de manifestar a sua presença por meio de efeitos sensíveis.
Qualquer local pode ser a morada obrigatória ou da preferência de um Espírito,
mesmo que seja mau, sem que jamais haja produzido qualquer manifestação.
Os Espíritos que se ligam a locais ou coisas
materiais nunca são superiores. Contudo, mesmo que não sejam superiores, não
têm de ser necessariamente maus, ou alimentar más intenções. Não raro, são,
algumas vezes, companheiros mais úteis do que prejudiciais, pois, caso se
interessem pelas pessoas, podem protegê-las.
Texto retirado do “Livro dos Médiuns”
(Capítulo 9 )– Allan Kardec
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