Batismo - do grego bapto e baptismos
significa ablução, imersão, banho. É o nome que designa os ritos de iniciação
em diferentes religiões e crenças. O ritual do batismo era uma prática muito
difundida na Palestina. Provinha dos antigos mistérios da Grécia, do Egito, dos
Essênios etc.
João Batista nada mais fazia do que
usar esta prática para ajudar as pessoas a se modificarem. Usava a água em
adultos, certo de que estes teriam compreensão para o arrependimento. Esse ato
folclórico, simples e puro, foi transformado no culto cristão num processo
mágico de purificação da alma, destinado a lavar a mancha do pecado original de
Adão e Eva impregnada nas almas das crianças recém-nascidas.
Esse rito de imersão praticado por
João Batista é um símbolo de purificação e de renovação. Era conhecido nos
meios essênios, mas também em outras religiões (que o associam aos ritos de
passagem, especialmente aos de nascimento e morte) além do judaísmo e suas
seitas.
2. O TEXTO EVANGÉLICO
João Batista dá testemunho de Cristo.
Ele diz: "Eu vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que
vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de
levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo". (Mateus, 3, 11.)
3. O BATISMO DE FOGO E DO ESPÍRITO
SANTO
O batismo de fogo, pelo qual Jesus se
mostrava ansioso, não era outra coisa senão a luta que os belos e nobres ideais
do cristianismo precisou enfrentar, e continua enfrentando, para que os
privilégios, a tirania e o fanatismo venham a desaparecer da face da Terra,
cedendo lugar a uma ordem social fundada na justiça, na liberdade e na
concórdia.
O batismo do Espírito Santo é a
assistência, a inspiração dos Espíritos purificados, concedidos pelo Cristo, em
nome do Senhor, aos homens, que então as recebem mediunicamente e mesmo se
comunicam com aqueles Espíritos nas condições e na proporção dos tipos de
mediunidade que lhe são outorgados.
Os discípulos receberam o batismo do
Espírito Santo no dia de Pentecostes, no Cenáculo de Jerusalém, onde, segundo
os Atos dos Apóstolos, pela primeira vez, se registrou esse grandioso fato da
história do Cristianismo, em que houve derrame do Espírito na forma de línguas de fogo sobre os
Apóstolos.
4. CONSIDERAÇÕES DO ESPÍRITO EMMANUEL
Pergunta 298 do livro O Consolador -
Considerando que as religiões invocam o Evangelho de Mateus para justificar a
necessidade do batismo em seus característicos cerimoniais, como deverá
proceder o espiritista em face desse assunto?
"Os espiritistas sinceros, na
sagrada missão de paternidade, devem compreender que ao batismo, aludido no
Evangelho, é o da invocação das bênçãos divinas para quantos a eles se reúnem
no instituto santificado da família.
Longe de quaisquer cerimônias de
natureza religiosa, que possam significar uma continuação dos fetichismos da
Igreja Romana, que se aproveitou do símbolo evangélico para a chamada venda dos
sacramentos, o espiritista deve entender o batismo como o apelo do seu coração
ao Pai de Misericórdia, para que os seus esforços sejam santificados no
instituto familiar, compreendendo, além do mais, que esse ato de amor e de
compromisso divino deve ser continuado por toda a vida, na renúncia e no
sacrifício, em favor da perfeita cristianização dos filhos, no apostolado do
trabalho e da dedicação".
Fonte: ESPIRITISMO E RAZÃO- Por:-RENATO MAYRINK
espiritismoerazao.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário